Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROZA FILHO, M. X.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: FERREIRA FILHO, J. B. de S., PENA JÚNIOR, M. A. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131022
Resumo: Apesar de ser um setor emergente do agronegócio brasileiro, a aquicultura ainda carece de estudos sobre seus indicadores socioeconômicos, como: valor agregado, PIB e empregos. Neste sentido, o presente artigo analisa os impactos socioeconômicos da aquicultura brasileira, a partir de multiplicadores derivados de uma Matriz de Contabilidade Social, que traz setores da aquicultura representados de forma desagregada. Os multiplicadores de produção das três atividades da aquicultura variaram de 2,67 a 2,89, sendo maiores do que os dos setores de aves, suínos e bovinos. No entanto, os multiplicadores de PIB (0,83 a 0,89), renda (0,50 a 0,55) e emprego (24) apresentaram resultados inferiores, comparados as estas mesmas atividades pecuárias. Essa baixa capacidade de geração de valor está relacionada à elevada participação do consumo intermediário na estrutura de custos da aquicultura, com destaque para ração. Além disso, uma significativa parcela da produção é enviada diretamente ao consumo das famílias, sem passar pela indústria processadora, variando de 76 a 79% do total produzido. Existe uma evidente necessidade de políticas públicas que apoiem a industrialização da aquicultura, permitindo que esse setor alcance uma geração de valor adicionado e emprego semelhante ao de outras cadeias de proteína animal.
id EMBR_213a88c3c811d8c3fb0f15838bbaf325
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1131022
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.Impacto EconômicoAquiculturaAgronegócioSocioeconomicsAquacultureAgribusiness and business economicsApesar de ser um setor emergente do agronegócio brasileiro, a aquicultura ainda carece de estudos sobre seus indicadores socioeconômicos, como: valor agregado, PIB e empregos. Neste sentido, o presente artigo analisa os impactos socioeconômicos da aquicultura brasileira, a partir de multiplicadores derivados de uma Matriz de Contabilidade Social, que traz setores da aquicultura representados de forma desagregada. Os multiplicadores de produção das três atividades da aquicultura variaram de 2,67 a 2,89, sendo maiores do que os dos setores de aves, suínos e bovinos. No entanto, os multiplicadores de PIB (0,83 a 0,89), renda (0,50 a 0,55) e emprego (24) apresentaram resultados inferiores, comparados as estas mesmas atividades pecuárias. Essa baixa capacidade de geração de valor está relacionada à elevada participação do consumo intermediário na estrutura de custos da aquicultura, com destaque para ração. Além disso, uma significativa parcela da produção é enviada diretamente ao consumo das famílias, sem passar pela indústria processadora, variando de 76 a 79% do total produzido. Existe uma evidente necessidade de políticas públicas que apoiem a industrialização da aquicultura, permitindo que esse setor alcance uma geração de valor adicionado e emprego semelhante ao de outras cadeias de proteína animal.MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASAJOAQUIM BENTO DE SOUZA FERREIRA FILHO, ESALQMARCOS ANTONIO GOMES PENA JUNIOR, SIRE.PEDROZA FILHO, M. X.FERREIRA FILHO, J. B. de S.PENA JÚNIOR, M. A. G.2021-04-01T17:34:28Z2021-04-01T17:34:28Z2021-04-012020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Econômica do Nordeste, v. 51, n. 4, p. 159-176, out./dez. 2020.0100-4956http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-04-01T17:34:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1131022Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-04-01T17:34:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-04-01T17:34:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
title Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
spellingShingle Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
PEDROZA FILHO, M. X.
Impacto Econômico
Aquicultura
Agronegócio
Socioeconomics
Aquaculture
Agribusiness and business economics
title_short Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
title_full Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
title_fullStr Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
title_full_unstemmed Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
title_sort Impactos socioeconômicos da aquicultura no Brasil: análise a partir da matriz de contabilidade social.
author PEDROZA FILHO, M. X.
author_facet PEDROZA FILHO, M. X.
FERREIRA FILHO, J. B. de S.
PENA JÚNIOR, M. A. G.
author_role author
author2 FERREIRA FILHO, J. B. de S.
PENA JÚNIOR, M. A. G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA
JOAQUIM BENTO DE SOUZA FERREIRA FILHO, ESALQ
MARCOS ANTONIO GOMES PENA JUNIOR, SIRE.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDROZA FILHO, M. X.
FERREIRA FILHO, J. B. de S.
PENA JÚNIOR, M. A. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Impacto Econômico
Aquicultura
Agronegócio
Socioeconomics
Aquaculture
Agribusiness and business economics
topic Impacto Econômico
Aquicultura
Agronegócio
Socioeconomics
Aquaculture
Agribusiness and business economics
description Apesar de ser um setor emergente do agronegócio brasileiro, a aquicultura ainda carece de estudos sobre seus indicadores socioeconômicos, como: valor agregado, PIB e empregos. Neste sentido, o presente artigo analisa os impactos socioeconômicos da aquicultura brasileira, a partir de multiplicadores derivados de uma Matriz de Contabilidade Social, que traz setores da aquicultura representados de forma desagregada. Os multiplicadores de produção das três atividades da aquicultura variaram de 2,67 a 2,89, sendo maiores do que os dos setores de aves, suínos e bovinos. No entanto, os multiplicadores de PIB (0,83 a 0,89), renda (0,50 a 0,55) e emprego (24) apresentaram resultados inferiores, comparados as estas mesmas atividades pecuárias. Essa baixa capacidade de geração de valor está relacionada à elevada participação do consumo intermediário na estrutura de custos da aquicultura, com destaque para ração. Além disso, uma significativa parcela da produção é enviada diretamente ao consumo das famílias, sem passar pela indústria processadora, variando de 76 a 79% do total produzido. Existe uma evidente necessidade de políticas públicas que apoiem a industrialização da aquicultura, permitindo que esse setor alcance uma geração de valor adicionado e emprego semelhante ao de outras cadeias de proteína animal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-01T17:34:28Z
2021-04-01T17:34:28Z
2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Econômica do Nordeste, v. 51, n. 4, p. 159-176, out./dez. 2020.
0100-4956
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131022
identifier_str_mv Revista Econômica do Nordeste, v. 51, n. 4, p. 159-176, out./dez. 2020.
0100-4956
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503503930982400