Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, J. dos S. V. da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: SANTOS, R. F. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113810
Resumo: Vários autores reconhecem que o planejamento ambiental deve ser feito segundo uma visão integradora do meio, e que o zoneamento é sua linha mestra. Apesar disso, ele é geralmente concebido a partir de modelos estruturados de forma subjetiva. O zoneamento utiliza muito pouco as abordagens quantitativas e raramente parte de uma análise metodológica multivariada. Alguns autores têm enfatizado a necessidade de desenvolver estratégias metodológicas que efetivem resultados quantitativos e mais bem relacionados ao meio, os quais, ao mesmo tempo, simplifiquem a expressão das respostas obtidas. No entanto, esse caminho ainda é, muitas vezes, impreciso e ambíguo, necessitando, por isso, de aprimoramento, com o desenvolvimento de uma base conceitual clara e integradora. Este trabalho objetiva apresentar as atuais perspectivas trazidas nesta matéria, bem como as vantagens e as restrições da aplicação dos principais métodos relatados em literatura. Entre os principais tipos de abordagem para zoneamento - álgebra booleana e análise multivariada -, o segundo mostra-se mais promissor para a integração de dados, podendo as zonas ser mais bem qualificadas e quantificadas pelas técnicas de agrupamento e análise de correspondência.
id EMBR_21df6c954351f679269e57ca04f21e1a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/113810
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.sistema de informações geográficasanálise multivariadainterdisciplinaridadegeographic information systeminterdisciplinaritymultivariate analysisVários autores reconhecem que o planejamento ambiental deve ser feito segundo uma visão integradora do meio, e que o zoneamento é sua linha mestra. Apesar disso, ele é geralmente concebido a partir de modelos estruturados de forma subjetiva. O zoneamento utiliza muito pouco as abordagens quantitativas e raramente parte de uma análise metodológica multivariada. Alguns autores têm enfatizado a necessidade de desenvolver estratégias metodológicas que efetivem resultados quantitativos e mais bem relacionados ao meio, os quais, ao mesmo tempo, simplifiquem a expressão das respostas obtidas. No entanto, esse caminho ainda é, muitas vezes, impreciso e ambíguo, necessitando, por isso, de aprimoramento, com o desenvolvimento de uma base conceitual clara e integradora. Este trabalho objetiva apresentar as atuais perspectivas trazidas nesta matéria, bem como as vantagens e as restrições da aplicação dos principais métodos relatados em literatura. Entre os principais tipos de abordagem para zoneamento - álgebra booleana e análise multivariada -, o segundo mostra-se mais promissor para a integração de dados, podendo as zonas ser mais bem qualificadas e quantificadas pelas técnicas de agrupamento e análise de correspondência.Embrapa Informática Agropecuária.SILVA, J. dos S. V. daSANTOS, R. F. dos2011-04-09T12:33:02Z2011-04-09T12:33:02Z2005-05-0220042011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.21, n. 2, p.221-263, maio/ago. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:19:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/113810Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:19:58falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:19:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
title Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
spellingShingle Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
SILVA, J. dos S. V. da
sistema de informações geográficas
análise multivariada
interdisciplinaridade
geographic information system
interdisciplinarity
multivariate analysis
title_short Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
title_full Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
title_fullStr Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
title_full_unstemmed Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
title_sort Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas.
author SILVA, J. dos S. V. da
author_facet SILVA, J. dos S. V. da
SANTOS, R. F. dos
author_role author
author2 SANTOS, R. F. dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Informática Agropecuária.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, J. dos S. V. da
SANTOS, R. F. dos
dc.subject.por.fl_str_mv sistema de informações geográficas
análise multivariada
interdisciplinaridade
geographic information system
interdisciplinarity
multivariate analysis
topic sistema de informações geográficas
análise multivariada
interdisciplinaridade
geographic information system
interdisciplinarity
multivariate analysis
description Vários autores reconhecem que o planejamento ambiental deve ser feito segundo uma visão integradora do meio, e que o zoneamento é sua linha mestra. Apesar disso, ele é geralmente concebido a partir de modelos estruturados de forma subjetiva. O zoneamento utiliza muito pouco as abordagens quantitativas e raramente parte de uma análise metodológica multivariada. Alguns autores têm enfatizado a necessidade de desenvolver estratégias metodológicas que efetivem resultados quantitativos e mais bem relacionados ao meio, os quais, ao mesmo tempo, simplifiquem a expressão das respostas obtidas. No entanto, esse caminho ainda é, muitas vezes, impreciso e ambíguo, necessitando, por isso, de aprimoramento, com o desenvolvimento de uma base conceitual clara e integradora. Este trabalho objetiva apresentar as atuais perspectivas trazidas nesta matéria, bem como as vantagens e as restrições da aplicação dos principais métodos relatados em literatura. Entre os principais tipos de abordagem para zoneamento - álgebra booleana e análise multivariada -, o segundo mostra-se mais promissor para a integração de dados, podendo as zonas ser mais bem qualificadas e quantificadas pelas técnicas de agrupamento e análise de correspondência.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2005-05-02
2011-04-09T12:33:02Z
2011-04-09T12:33:02Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.21, n. 2, p.221-263, maio/ago. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113810
identifier_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.21, n. 2, p.221-263, maio/ago. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503317787770880