Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALDINO, J. J.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MORAES, A. T. de, SILVA, C. A. G. da, SILVA, E. J. da, SILVA, E. A. R., MENDES, A. M. S., SILVA, D. J.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160498
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da calagem na liberação de potássio por rochas silicáticas, na presença de matéria orgânica, em função do tempo de incubação. Avaliou-se a liberação de K pelas rochas silicáticas: biotita-xisto (BX), brecha piroclástica (BP), ultramáfica alcalina (UA) e flogopitito (FP). Foram aplicadas as doses de 50, 100 e 200 mg dm-3 de K, incubando-se por 90 dias, coletando-se amostras de solo aos 0, 15, 30, 45, 60 e 90 dias de incubação para obtenção da curva de liberação de K. Foram realizados dois ensaios: um na ausência e outro na presença de calagem, ambos submetidos à aplicação de 2,5 cm3 de esterco (bovino+caprino) por dm3 de solo. Cada ensaio constituiu um fatorial 4 x 3 x 6, sendo quatro rochas silicáticas, três doses de K e seis tempos de coleta, dispostos no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. A unidade experimental foi constituída por vasos plásticos contendo 350 cm3 de solo. Conclui-se que a matéria orgânica aumentou consideravelmente as concentrações de K disponível no solo estudado e que aos 60 dias de incubação ocorreu uma redução da liberação de K pelas rochas tanto na presença quanto na ausência de calagem.
id EMBR_2202dc6ff5332977912564a98c37bf78
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160498
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.Curva de incubaçãoRochas silicáticasEstercoMatéria OrgânicaPotássioSoloSoilEste trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da calagem na liberação de potássio por rochas silicáticas, na presença de matéria orgânica, em função do tempo de incubação. Avaliou-se a liberação de K pelas rochas silicáticas: biotita-xisto (BX), brecha piroclástica (BP), ultramáfica alcalina (UA) e flogopitito (FP). Foram aplicadas as doses de 50, 100 e 200 mg dm-3 de K, incubando-se por 90 dias, coletando-se amostras de solo aos 0, 15, 30, 45, 60 e 90 dias de incubação para obtenção da curva de liberação de K. Foram realizados dois ensaios: um na ausência e outro na presença de calagem, ambos submetidos à aplicação de 2,5 cm3 de esterco (bovino+caprino) por dm3 de solo. Cada ensaio constituiu um fatorial 4 x 3 x 6, sendo quatro rochas silicáticas, três doses de K e seis tempos de coleta, dispostos no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. A unidade experimental foi constituída por vasos plásticos contendo 350 cm3 de solo. Conclui-se que a matéria orgânica aumentou consideravelmente as concentrações de K disponível no solo estudado e que aos 60 dias de incubação ocorreu uma redução da liberação de K pelas rochas tanto na presença quanto na ausência de calagem.JOSÉ JOELSON GALDINOABÍLIO TEIXEIRA DE MORAESCARLOS ANAILTON GOMES DA SILVA, CNPqEDIVAM JOSÉ DA SILVAERNANE AUGUSTO REGES SILVA, CNPqALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSADAVI JOSE SILVA, CPATSA.GALDINO, J. J.MORAES, A. T. deSILVA, C. A. G. daSILVA, E. J. daSILVA, E. A. R.MENDES, A. M. S.SILVA, D. J.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-01-2920072016-02-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160498por(Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:27:57Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160498Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:27:57falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:27:57Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
title Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
spellingShingle Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
GALDINO, J. J.
Curva de incubação
Rochas silicáticas
Esterco
Matéria Orgânica
Potássio
Solo
Soil
title_short Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
title_full Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
title_fullStr Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
title_full_unstemmed Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
title_sort Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
author GALDINO, J. J.
author_facet GALDINO, J. J.
MORAES, A. T. de
SILVA, C. A. G. da
SILVA, E. J. da
SILVA, E. A. R.
MENDES, A. M. S.
SILVA, D. J.
author_role author
author2 MORAES, A. T. de
SILVA, C. A. G. da
SILVA, E. J. da
SILVA, E. A. R.
MENDES, A. M. S.
SILVA, D. J.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSÉ JOELSON GALDINO
ABÍLIO TEIXEIRA DE MORAES
CARLOS ANAILTON GOMES DA SILVA, CNPq
EDIVAM JOSÉ DA SILVA
ERNANE AUGUSTO REGES SILVA, CNPq
ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA
DAVI JOSE SILVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GALDINO, J. J.
MORAES, A. T. de
SILVA, C. A. G. da
SILVA, E. J. da
SILVA, E. A. R.
MENDES, A. M. S.
SILVA, D. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Curva de incubação
Rochas silicáticas
Esterco
Matéria Orgânica
Potássio
Solo
Soil
topic Curva de incubação
Rochas silicáticas
Esterco
Matéria Orgânica
Potássio
Solo
Soil
description Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da calagem na liberação de potássio por rochas silicáticas, na presença de matéria orgânica, em função do tempo de incubação. Avaliou-se a liberação de K pelas rochas silicáticas: biotita-xisto (BX), brecha piroclástica (BP), ultramáfica alcalina (UA) e flogopitito (FP). Foram aplicadas as doses de 50, 100 e 200 mg dm-3 de K, incubando-se por 90 dias, coletando-se amostras de solo aos 0, 15, 30, 45, 60 e 90 dias de incubação para obtenção da curva de liberação de K. Foram realizados dois ensaios: um na ausência e outro na presença de calagem, ambos submetidos à aplicação de 2,5 cm3 de esterco (bovino+caprino) por dm3 de solo. Cada ensaio constituiu um fatorial 4 x 3 x 6, sendo quatro rochas silicáticas, três doses de K e seis tempos de coleta, dispostos no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. A unidade experimental foi constituída por vasos plásticos contendo 350 cm3 de solo. Conclui-se que a matéria orgânica aumentou consideravelmente as concentrações de K disponível no solo estudado e que aos 60 dias de incubação ocorreu uma redução da liberação de K pelas rochas tanto na presença quanto na ausência de calagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-29
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-02-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160498
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503334222102528