Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRANDIS, A.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: GRAVENA, J. C., MORAES, M. H. D. de, BRUNELLI, K. R., MENTEN, J. O. M., ATHAYDE SOBRINHO, C., MATIELLO, R. R., CARVALHO, R. V., PAVANI, J. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155617
Resumo: O fungo Stenocarpella macrospora (Sin. Diplodia macrospora) é um dos patógenos associados ao complexo de podridões de colmo e espiga e, em híbridos suscetíveis, pode causar também grandes lesões foliares. O objetivo deste trabalho foi avaliar a severidade do fungo via mancha foliar (Stenocarpella macrospora) e a sua relação com a incidência do patógeno em grãos de milho, bem como avaliar o efeito dessa incidência sobre a germinação de grãos de diferentes híbridos de milho. Para tanto, foram instalados experimentos com híbridos comerciais e experimentais em dois anos consecutivos (2002/2003 e 2003/2004), no campo experimental da Dow AgroSciences, no município de Uberaba (MG).
id EMBR_2340fa36b811b7aaccabd7e71319beb6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1155617
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).Grãos ardidosMilhoFungoHibridoO fungo Stenocarpella macrospora (Sin. Diplodia macrospora) é um dos patógenos associados ao complexo de podridões de colmo e espiga e, em híbridos suscetíveis, pode causar também grandes lesões foliares. O objetivo deste trabalho foi avaliar a severidade do fungo via mancha foliar (Stenocarpella macrospora) e a sua relação com a incidência do patógeno em grãos de milho, bem como avaliar o efeito dessa incidência sobre a germinação de grãos de diferentes híbridos de milho. Para tanto, foram instalados experimentos com híbridos comerciais e experimentais em dois anos consecutivos (2002/2003 e 2003/2004), no campo experimental da Dow AgroSciences, no município de Uberaba (MG).ADRIANA GRANDIS, ESALQ/USP; JOUSE CRISTIANE GRAVENA, ESALQ/USP; MARIA HELOISA DUARTE DE MORAES, ESALQ/USP; KATIA REGIANE BRUNELLI, ESALQ/USP; JOSÉ OTÁVIO MACHADO MENTEN, ESALQ/USP; CANDIDO ATHAYDE SOBRINHO, CPAMN; RODRIGO RODRIGUES MATIELLO, UNIVERSIDADE DE PONTA GROSSA; ROBERTO VENCESLAU CARVALHO, DOW AGROSCIENCES; JOSÉ DONISETI PAVANI, DOW AGROSCIENCES.GRANDIS, A.GRAVENA, J. C.MORAES, M. H. D. deBRUNELLI, K. R.MENTEN, J. O. M.ATHAYDE SOBRINHO, C.MATIELLO, R. R.CARVALHO, R. V.PAVANI, J. D.2023-08-03T14:50:09Z2023-08-03T14:50:09Z2023-08-032008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 7, n. 2, p. 129-139, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-08-03T14:50:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1155617Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-08-03T14:50:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-08-03T14:50:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
title Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
spellingShingle Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
GRANDIS, A.
Grãos ardidos
Milho
Fungo
Hibrido
title_short Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
title_full Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
title_fullStr Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
title_full_unstemmed Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
title_sort Severidade da mancha foliar de diplodia (Stenocarpella macrospora) e sua relação com a incidência do patógeno e a germinação, em grãos de híbridos comerciais e experimentais de milho (Zea mays L.).
author GRANDIS, A.
author_facet GRANDIS, A.
GRAVENA, J. C.
MORAES, M. H. D. de
BRUNELLI, K. R.
MENTEN, J. O. M.
ATHAYDE SOBRINHO, C.
MATIELLO, R. R.
CARVALHO, R. V.
PAVANI, J. D.
author_role author
author2 GRAVENA, J. C.
MORAES, M. H. D. de
BRUNELLI, K. R.
MENTEN, J. O. M.
ATHAYDE SOBRINHO, C.
MATIELLO, R. R.
CARVALHO, R. V.
PAVANI, J. D.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADRIANA GRANDIS, ESALQ/USP; JOUSE CRISTIANE GRAVENA, ESALQ/USP; MARIA HELOISA DUARTE DE MORAES, ESALQ/USP; KATIA REGIANE BRUNELLI, ESALQ/USP; JOSÉ OTÁVIO MACHADO MENTEN, ESALQ/USP; CANDIDO ATHAYDE SOBRINHO, CPAMN; RODRIGO RODRIGUES MATIELLO, UNIVERSIDADE DE PONTA GROSSA; ROBERTO VENCESLAU CARVALHO, DOW AGROSCIENCES; JOSÉ DONISETI PAVANI, DOW AGROSCIENCES.
dc.contributor.author.fl_str_mv GRANDIS, A.
GRAVENA, J. C.
MORAES, M. H. D. de
BRUNELLI, K. R.
MENTEN, J. O. M.
ATHAYDE SOBRINHO, C.
MATIELLO, R. R.
CARVALHO, R. V.
PAVANI, J. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Grãos ardidos
Milho
Fungo
Hibrido
topic Grãos ardidos
Milho
Fungo
Hibrido
description O fungo Stenocarpella macrospora (Sin. Diplodia macrospora) é um dos patógenos associados ao complexo de podridões de colmo e espiga e, em híbridos suscetíveis, pode causar também grandes lesões foliares. O objetivo deste trabalho foi avaliar a severidade do fungo via mancha foliar (Stenocarpella macrospora) e a sua relação com a incidência do patógeno em grãos de milho, bem como avaliar o efeito dessa incidência sobre a germinação de grãos de diferentes híbridos de milho. Para tanto, foram instalados experimentos com híbridos comerciais e experimentais em dois anos consecutivos (2002/2003 e 2003/2004), no campo experimental da Dow AgroSciences, no município de Uberaba (MG).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2023-08-03T14:50:09Z
2023-08-03T14:50:09Z
2023-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 7, n. 2, p. 129-139, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155617
identifier_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 7, n. 2, p. 129-139, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503547925037056