Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, J. P. de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS, A. T. dos, MATTOS, P. P. de, CANETTI, A., BRAZ, E. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150148
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar o ciclo de vida e a competição de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em Floresta Ombrófila Mista. Foram selecionadas árvores do sub-bosque e emergentes na Floresta Nacional de Chapecó, SC. Foram mensurados o diâmetro, projeção de copa e altura total de cada árvore amostrada. Foram obtidas amostras com trado de incremento e analisados os anéis de crescimento, para determinação do crescimento em diâmetro. Foram calculados índices de competição e ajustados modelos hipsométricos e de crescimento para cada classe de altura (< 11 m e &#8805; 11 m). Os indivíduos apresentaram idade entre 47 e 220 anos, em diâmetros de 17 a 90 cm a 1,30 m de altura (DAP). A espécie é longeva, com incremento médio de 0,42 cm ano-1. O incremento médio anual difere entre classes de altura e diâmetro, sendo menor para os indivíduos que estão sob o dossel. O índice de Glover e Hool refletiu tal condição, indicando que as árvores com menor diâmetro estão sob maior pressão de competição. A análise dos índices de competição e dos modelos de crescimento permite estabelecer um prognóstico do crescimento das árvores de O. odorifera, servindo de subsídio ao planejamento do manejo para uso comercial e/ou conservação. Palavras-chave: manejo florestal; anéis de crescimento; índice de competição.
id EMBR_23682516dcb3fd142850676c2dd27c10
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1150148
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.Índice de competiçãoAnéis de crescimentoOcotea odoriferaFloresta Ombrófila MistaManejoO objetivo desse estudo foi avaliar o ciclo de vida e a competição de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em Floresta Ombrófila Mista. Foram selecionadas árvores do sub-bosque e emergentes na Floresta Nacional de Chapecó, SC. Foram mensurados o diâmetro, projeção de copa e altura total de cada árvore amostrada. Foram obtidas amostras com trado de incremento e analisados os anéis de crescimento, para determinação do crescimento em diâmetro. Foram calculados índices de competição e ajustados modelos hipsométricos e de crescimento para cada classe de altura (< 11 m e &#8805; 11 m). Os indivíduos apresentaram idade entre 47 e 220 anos, em diâmetros de 17 a 90 cm a 1,30 m de altura (DAP). A espécie é longeva, com incremento médio de 0,42 cm ano-1. O incremento médio anual difere entre classes de altura e diâmetro, sendo menor para os indivíduos que estão sob o dossel. O índice de Glover e Hool refletiu tal condição, indicando que as árvores com menor diâmetro estão sob maior pressão de competição. A análise dos índices de competição e dos modelos de crescimento permite estabelecer um prognóstico do crescimento das árvores de O. odorifera, servindo de subsídio ao planejamento do manejo para uso comercial e/ou conservação. Palavras-chave: manejo florestal; anéis de crescimento; índice de competição.JANAÍNA PAGLIARINI DE OLIVEIRA, ESCOLA SUPERA, CAXIAS DO SUL, RS; ANDREIA TABORDA DOS SANTOS; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; ALINE CANETTI; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF.OLIVEIRA, J. P. deSANTOS, A. T. dosMATTOS, P. P. deCANETTI, A.BRAZ, E. M.2022-12-21T14:01:20Z2022-12-21T14:01:20Z2022-12-212022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNativa, Sinop, v. 10, n. 4, p. 458-465, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150148DOI: https://doi.org/10.31413/nativa.v10i4.12086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-21T14:01:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1150148Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-21T14:01:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
title Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
spellingShingle Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
OLIVEIRA, J. P. de
Índice de competição
Anéis de crescimento
Ocotea odorifera
Floresta Ombrófila Mista
Manejo
title_short Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
title_full Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
title_fullStr Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
title_full_unstemmed Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
title_sort Competição espacial e crescimento de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em remanescente de Floresta Ombrófila Mista.
author OLIVEIRA, J. P. de
author_facet OLIVEIRA, J. P. de
SANTOS, A. T. dos
MATTOS, P. P. de
CANETTI, A.
BRAZ, E. M.
author_role author
author2 SANTOS, A. T. dos
MATTOS, P. P. de
CANETTI, A.
BRAZ, E. M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JANAÍNA PAGLIARINI DE OLIVEIRA, ESCOLA SUPERA, CAXIAS DO SUL, RS; ANDREIA TABORDA DOS SANTOS; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; ALINE CANETTI; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, J. P. de
SANTOS, A. T. dos
MATTOS, P. P. de
CANETTI, A.
BRAZ, E. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de competição
Anéis de crescimento
Ocotea odorifera
Floresta Ombrófila Mista
Manejo
topic Índice de competição
Anéis de crescimento
Ocotea odorifera
Floresta Ombrófila Mista
Manejo
description O objetivo desse estudo foi avaliar o ciclo de vida e a competição de Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer em Floresta Ombrófila Mista. Foram selecionadas árvores do sub-bosque e emergentes na Floresta Nacional de Chapecó, SC. Foram mensurados o diâmetro, projeção de copa e altura total de cada árvore amostrada. Foram obtidas amostras com trado de incremento e analisados os anéis de crescimento, para determinação do crescimento em diâmetro. Foram calculados índices de competição e ajustados modelos hipsométricos e de crescimento para cada classe de altura (< 11 m e &#8805; 11 m). Os indivíduos apresentaram idade entre 47 e 220 anos, em diâmetros de 17 a 90 cm a 1,30 m de altura (DAP). A espécie é longeva, com incremento médio de 0,42 cm ano-1. O incremento médio anual difere entre classes de altura e diâmetro, sendo menor para os indivíduos que estão sob o dossel. O índice de Glover e Hool refletiu tal condição, indicando que as árvores com menor diâmetro estão sob maior pressão de competição. A análise dos índices de competição e dos modelos de crescimento permite estabelecer um prognóstico do crescimento das árvores de O. odorifera, servindo de subsídio ao planejamento do manejo para uso comercial e/ou conservação. Palavras-chave: manejo florestal; anéis de crescimento; índice de competição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T14:01:20Z
2022-12-21T14:01:20Z
2022-12-21
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nativa, Sinop, v. 10, n. 4, p. 458-465, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150148
DOI: https://doi.org/10.31413/nativa.v10i4.12086
identifier_str_mv Nativa, Sinop, v. 10, n. 4, p. 458-465, 2022.
DOI: https://doi.org/10.31413/nativa.v10i4.12086
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721595147288576