Competitividade do leite em pó integral brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, K. B.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: BARROS, R. DE C., MELOR, N. R. DE, GAMA, D. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948290
Resumo: Entre os produtos lácteos exportados pelo Brasil, o leite em pó é um dos mais importantes para a balança comercial brasileira, em especial o leite em pó integral. Apesar de ter sido considerado um grande importador de leite em pó na década de 1990, em 2008 o Brasil exportou cerca de 82 mil toneladas do produto, ou 377 milhões de dólares, tendo ocupado a oitava posição no ranking mundial de exportação do produto. No entanto, as exportações brasileiras do produto caíram novamente a partir de 2009, como efeito da crise mundial. Diante disso, torna-se oportuno avaliar a competitividade do Brasil no comércio mundial de leite em pó integral, como forma de identificar se o País tem potencial exportador. Para tal, foram utilizados dois índices: a Vantagem Comparativa revelada e a Posição Relativa de Mercado. Foram comparados sete países: Brasil, Argentina, Nova Zelândia, Estados Unidos, Holanda, Austrália e Bélgica. Os resultados mostraram grande vantagem comparativa para a Nova Zelândia. Os demais países mostraram possibilidades de crescimento, inclusive o Brasil, mas para isso algumas medidas voltadas para o posicionamento competitivo no mercado lácteo mundial devem ser tomadas
id EMBR_237bca0da1ff2ce479584f95f1ddba3a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/948290
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Competitividade do leite em pó integral brasileiro.Comércio internacionalMercado lácteoVantagem comparativaEntre os produtos lácteos exportados pelo Brasil, o leite em pó é um dos mais importantes para a balança comercial brasileira, em especial o leite em pó integral. Apesar de ter sido considerado um grande importador de leite em pó na década de 1990, em 2008 o Brasil exportou cerca de 82 mil toneladas do produto, ou 377 milhões de dólares, tendo ocupado a oitava posição no ranking mundial de exportação do produto. No entanto, as exportações brasileiras do produto caíram novamente a partir de 2009, como efeito da crise mundial. Diante disso, torna-se oportuno avaliar a competitividade do Brasil no comércio mundial de leite em pó integral, como forma de identificar se o País tem potencial exportador. Para tal, foram utilizados dois índices: a Vantagem Comparativa revelada e a Posição Relativa de Mercado. Foram comparados sete países: Brasil, Argentina, Nova Zelândia, Estados Unidos, Holanda, Austrália e Bélgica. Os resultados mostraram grande vantagem comparativa para a Nova Zelândia. Os demais países mostraram possibilidades de crescimento, inclusive o Brasil, mas para isso algumas medidas voltadas para o posicionamento competitivo no mercado lácteo mundial devem ser tomadasKENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; RAQUEL DE CASTRO BARROS, UFF; NATHALIA RAMOS DE MELOR, UFV; DANIEL AUAD GAMA, UFJF.SIQUEIRA, K. B.BARROS, R. DE C.MELOR, N. R. DEGAMA, D. A.2024-02-17T15:25:19Z2024-02-17T15:25:19Z2013-02-042012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Política Agrícola, v. 21, n. 3, p. 19-32, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-02-17T15:25:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/948290Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-02-17T15:25:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
title Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
spellingShingle Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
SIQUEIRA, K. B.
Comércio internacional
Mercado lácteo
Vantagem comparativa
title_short Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
title_full Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
title_fullStr Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
title_full_unstemmed Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
title_sort Competitividade do leite em pó integral brasileiro.
author SIQUEIRA, K. B.
author_facet SIQUEIRA, K. B.
BARROS, R. DE C.
MELOR, N. R. DE
GAMA, D. A.
author_role author
author2 BARROS, R. DE C.
MELOR, N. R. DE
GAMA, D. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; RAQUEL DE CASTRO BARROS, UFF; NATHALIA RAMOS DE MELOR, UFV; DANIEL AUAD GAMA, UFJF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, K. B.
BARROS, R. DE C.
MELOR, N. R. DE
GAMA, D. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Mercado lácteo
Vantagem comparativa
topic Comércio internacional
Mercado lácteo
Vantagem comparativa
description Entre os produtos lácteos exportados pelo Brasil, o leite em pó é um dos mais importantes para a balança comercial brasileira, em especial o leite em pó integral. Apesar de ter sido considerado um grande importador de leite em pó na década de 1990, em 2008 o Brasil exportou cerca de 82 mil toneladas do produto, ou 377 milhões de dólares, tendo ocupado a oitava posição no ranking mundial de exportação do produto. No entanto, as exportações brasileiras do produto caíram novamente a partir de 2009, como efeito da crise mundial. Diante disso, torna-se oportuno avaliar a competitividade do Brasil no comércio mundial de leite em pó integral, como forma de identificar se o País tem potencial exportador. Para tal, foram utilizados dois índices: a Vantagem Comparativa revelada e a Posição Relativa de Mercado. Foram comparados sete países: Brasil, Argentina, Nova Zelândia, Estados Unidos, Holanda, Austrália e Bélgica. Os resultados mostraram grande vantagem comparativa para a Nova Zelândia. Os demais países mostraram possibilidades de crescimento, inclusive o Brasil, mas para isso algumas medidas voltadas para o posicionamento competitivo no mercado lácteo mundial devem ser tomadas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-04
2024-02-17T15:25:19Z
2024-02-17T15:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Política Agrícola, v. 21, n. 3, p. 19-32, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948290
identifier_str_mv Revista de Política Agrícola, v. 21, n. 3, p. 19-32, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695696140107776