Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, V. B. de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: QUEIROZ, M. A. de, LIMA, A. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/151708
Resumo: A melancia, Citrullus spp., pode ser infetada por várias espécies de vírus, dentre as quais se destacam as pertencentes à família Potyviridae. Visando identificar fontes de resistência a potyvírus, foi iniciado na UFC um programa de indexação do banco de germoplasma de melancia da Embrapa Semi-Árido. Foram utilçizadas as espécies de potyvírus, isoladas de cucurbitáceas no Nordeste: Papaya ringspot virusype W (PRSV-W); Watermelon mosaic virus-2 (WMV-2) e Zucchini yellow mosaic virus (ZYMV). Dos 50 acessos de melancia avaliados, 37 pertencem a Citrullus lanatus, 9 a C. lanatus var. citroides e 4 a C. colocynthis. Em casa-de-vegetação foram inoculadas 4 plantas envasadas de cada acesso com PRSV-W, 4 com WMV-2 e 4 com ZYMV, ficando 4 sem inoculação. As inoculações foram efetuadas 8 dias após o plantio, e 15 dias depois. As plantas assintomáticas foram reinoculadas. As plantas que persistiram sem sintomas, após um período de 25 dias após a primeira inoculação, foram testadas por ELISA contra os anti-soros correspondentes. Dentre os acessos avaliados, 5 mostraram-se resistentes aos 3 vírus, um resistente somente ao PRSV-W, 21 resistentes somente ao ZYMV e nenhum com resistência isolada ao WMV-2. No entanto, 45 acessos apresentaram resistência ao ZYMV isoladamente ou em combinação com outro potyvírus. Os acessos suscetíveis, apresentaram sintomas 10 dias após a primeira inoculação enquanto que os resistentes permaneceram sem sintomas após a segunda inoculação e com resultados negativos em ELISA. Alguns acessos poderão ser cruzados visando obter populações segregantes para a seleção de indivíduos homozigotos recessivos e, juntamente com os acessos com resistência tripla identificados, ampliar a variabilidade genética de fontes quanto a características de planta e fruto.
id EMBR_23df385a919e3b82f44bfe191b69d3d1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/151708
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.Citrullus sppGermoplasmaMelanciaVírusPotyviridaeA melancia, Citrullus spp., pode ser infetada por várias espécies de vírus, dentre as quais se destacam as pertencentes à família Potyviridae. Visando identificar fontes de resistência a potyvírus, foi iniciado na UFC um programa de indexação do banco de germoplasma de melancia da Embrapa Semi-Árido. Foram utilçizadas as espécies de potyvírus, isoladas de cucurbitáceas no Nordeste: Papaya ringspot virusype W (PRSV-W); Watermelon mosaic virus-2 (WMV-2) e Zucchini yellow mosaic virus (ZYMV). Dos 50 acessos de melancia avaliados, 37 pertencem a Citrullus lanatus, 9 a C. lanatus var. citroides e 4 a C. colocynthis. Em casa-de-vegetação foram inoculadas 4 plantas envasadas de cada acesso com PRSV-W, 4 com WMV-2 e 4 com ZYMV, ficando 4 sem inoculação. As inoculações foram efetuadas 8 dias após o plantio, e 15 dias depois. As plantas assintomáticas foram reinoculadas. As plantas que persistiram sem sintomas, após um período de 25 dias após a primeira inoculação, foram testadas por ELISA contra os anti-soros correspondentes. Dentre os acessos avaliados, 5 mostraram-se resistentes aos 3 vírus, um resistente somente ao PRSV-W, 21 resistentes somente ao ZYMV e nenhum com resistência isolada ao WMV-2. No entanto, 45 acessos apresentaram resistência ao ZYMV isoladamente ou em combinação com outro potyvírus. Os acessos suscetíveis, apresentaram sintomas 10 dias após a primeira inoculação enquanto que os resistentes permaneceram sem sintomas após a segunda inoculação e com resultados negativos em ELISA. Alguns acessos poderão ser cruzados visando obter populações segregantes para a seleção de indivíduos homozigotos recessivos e, juntamente com os acessos com resistência tripla identificados, ampliar a variabilidade genética de fontes quanto a características de planta e fruto.MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ, CPATSA.OLIVEIRA, V. B. deQUEIROZ, M. A. deLIMA, A. A.2018-07-13T00:42:30Z2018-07-13T00:42:30Z2003-08-2020022018-07-13T00:42:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHorticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 589-592, dez. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/151708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-07-13T00:42:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/151708Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-07-13T00:42:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-07-13T00:42:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
title Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
spellingShingle Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
OLIVEIRA, V. B. de
Citrullus spp
Germoplasma
Melancia
Vírus
Potyviridae
title_short Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
title_full Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
title_fullStr Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
title_full_unstemmed Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
title_sort Fontes de resistência em melancia aos principais potyvírus isolados de cucurbitáceas no Nordeste brasileiro.
author OLIVEIRA, V. B. de
author_facet OLIVEIRA, V. B. de
QUEIROZ, M. A. de
LIMA, A. A.
author_role author
author2 QUEIROZ, M. A. de
LIMA, A. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, V. B. de
QUEIROZ, M. A. de
LIMA, A. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Citrullus spp
Germoplasma
Melancia
Vírus
Potyviridae
topic Citrullus spp
Germoplasma
Melancia
Vírus
Potyviridae
description A melancia, Citrullus spp., pode ser infetada por várias espécies de vírus, dentre as quais se destacam as pertencentes à família Potyviridae. Visando identificar fontes de resistência a potyvírus, foi iniciado na UFC um programa de indexação do banco de germoplasma de melancia da Embrapa Semi-Árido. Foram utilçizadas as espécies de potyvírus, isoladas de cucurbitáceas no Nordeste: Papaya ringspot virusype W (PRSV-W); Watermelon mosaic virus-2 (WMV-2) e Zucchini yellow mosaic virus (ZYMV). Dos 50 acessos de melancia avaliados, 37 pertencem a Citrullus lanatus, 9 a C. lanatus var. citroides e 4 a C. colocynthis. Em casa-de-vegetação foram inoculadas 4 plantas envasadas de cada acesso com PRSV-W, 4 com WMV-2 e 4 com ZYMV, ficando 4 sem inoculação. As inoculações foram efetuadas 8 dias após o plantio, e 15 dias depois. As plantas assintomáticas foram reinoculadas. As plantas que persistiram sem sintomas, após um período de 25 dias após a primeira inoculação, foram testadas por ELISA contra os anti-soros correspondentes. Dentre os acessos avaliados, 5 mostraram-se resistentes aos 3 vírus, um resistente somente ao PRSV-W, 21 resistentes somente ao ZYMV e nenhum com resistência isolada ao WMV-2. No entanto, 45 acessos apresentaram resistência ao ZYMV isoladamente ou em combinação com outro potyvírus. Os acessos suscetíveis, apresentaram sintomas 10 dias após a primeira inoculação enquanto que os resistentes permaneceram sem sintomas após a segunda inoculação e com resultados negativos em ELISA. Alguns acessos poderão ser cruzados visando obter populações segregantes para a seleção de indivíduos homozigotos recessivos e, juntamente com os acessos com resistência tripla identificados, ampliar a variabilidade genética de fontes quanto a características de planta e fruto.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2003-08-20
2018-07-13T00:42:30Z
2018-07-13T00:42:30Z
2018-07-13T00:42:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Horticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 589-592, dez. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/151708
identifier_str_mv Horticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 589-592, dez. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/151708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503458570633216