Topics on the genetics of maize yield stability.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACHECO, C. A. P.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: SANTOS, M. X. dos, CRUZ, C. D., GUIMARAES, P. E. de O., PARENTONI, S. N., GAMA, E. E. G. e.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487465
Resumo: O objetivo desse trabalho foi estudar os efeitos genéticos envolvidos na estabilidade de produção de milho em ensaios dialélicos conduzidos numa série de ambientes. Foi utilizada a metodologia desenvolvida por Pacheco (1997), útil quando a interação genótipos x ambientes é significativa e os efeitos genéticos não são consistentes de um ambiente para outro. A aplicação em um dialelo de 28 populações avaliado em dez ambientes, permitiu concluir que: a) os efeitos dos desvios devidos à dominância foram os principais responsáveis pela falta de estabilidade de produção; b) as populações selecionadas sob condição de estresse ambiental, como a Saracura, produziram híbridos intervarietais mais estáveis pela redução dos desvios da regressão devidos à capacidade específica de combinação; c) a prática de selecionar para produção e, entre os mais produtivos, identificar os mais estáveis, teria eficiência aumentada, se o programa de melhoramento fosse iniciado com populações cujos efeitos das capacidades geral e específica de combinação, além de altos, tivessem adaptabilidade ampla e desvios da regressão próximos de zero.
id EMBR_24cc208dea682f8215f80cd4ec02914b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487465
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Topics on the genetics of maize yield stability.GenéticaMilhoO objetivo desse trabalho foi estudar os efeitos genéticos envolvidos na estabilidade de produção de milho em ensaios dialélicos conduzidos numa série de ambientes. Foi utilizada a metodologia desenvolvida por Pacheco (1997), útil quando a interação genótipos x ambientes é significativa e os efeitos genéticos não são consistentes de um ambiente para outro. A aplicação em um dialelo de 28 populações avaliado em dez ambientes, permitiu concluir que: a) os efeitos dos desvios devidos à dominância foram os principais responsáveis pela falta de estabilidade de produção; b) as populações selecionadas sob condição de estresse ambiental, como a Saracura, produziram híbridos intervarietais mais estáveis pela redução dos desvios da regressão devidos à capacidade específica de combinação; c) a prática de selecionar para produção e, entre os mais produtivos, identificar os mais estáveis, teria eficiência aumentada, se o programa de melhoramento fosse iniciado com populações cujos efeitos das capacidades geral e específica de combinação, além de altos, tivessem adaptabilidade ampla e desvios da regressão próximos de zero.CLESO ANTONIO PATTO PACHECO, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS.PACHECO, C. A. P.SANTOS, M. X. dosCRUZ, C. D.GUIMARAES, P. E. de O.PARENTONI, S. N.GAMA, E. E. G. e.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2003-12-3120022018-06-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCrop Breeding and Applied Biotechnology, Londrina, v. 2, n. 3, p. 345-354, 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487465enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:58:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487465Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:58:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Topics on the genetics of maize yield stability.
title Topics on the genetics of maize yield stability.
spellingShingle Topics on the genetics of maize yield stability.
PACHECO, C. A. P.
Genética
Milho
title_short Topics on the genetics of maize yield stability.
title_full Topics on the genetics of maize yield stability.
title_fullStr Topics on the genetics of maize yield stability.
title_full_unstemmed Topics on the genetics of maize yield stability.
title_sort Topics on the genetics of maize yield stability.
author PACHECO, C. A. P.
author_facet PACHECO, C. A. P.
SANTOS, M. X. dos
CRUZ, C. D.
GUIMARAES, P. E. de O.
PARENTONI, S. N.
GAMA, E. E. G. e.
author_role author
author2 SANTOS, M. X. dos
CRUZ, C. D.
GUIMARAES, P. E. de O.
PARENTONI, S. N.
GAMA, E. E. G. e.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLESO ANTONIO PATTO PACHECO, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PACHECO, C. A. P.
SANTOS, M. X. dos
CRUZ, C. D.
GUIMARAES, P. E. de O.
PARENTONI, S. N.
GAMA, E. E. G. e.
dc.subject.por.fl_str_mv Genética
Milho
topic Genética
Milho
description O objetivo desse trabalho foi estudar os efeitos genéticos envolvidos na estabilidade de produção de milho em ensaios dialélicos conduzidos numa série de ambientes. Foi utilizada a metodologia desenvolvida por Pacheco (1997), útil quando a interação genótipos x ambientes é significativa e os efeitos genéticos não são consistentes de um ambiente para outro. A aplicação em um dialelo de 28 populações avaliado em dez ambientes, permitiu concluir que: a) os efeitos dos desvios devidos à dominância foram os principais responsáveis pela falta de estabilidade de produção; b) as populações selecionadas sob condição de estresse ambiental, como a Saracura, produziram híbridos intervarietais mais estáveis pela redução dos desvios da regressão devidos à capacidade específica de combinação; c) a prática de selecionar para produção e, entre os mais produtivos, identificar os mais estáveis, teria eficiência aumentada, se o programa de melhoramento fosse iniciado com populações cujos efeitos das capacidades geral e específica de combinação, além de altos, tivessem adaptabilidade ampla e desvios da regressão próximos de zero.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2003-12-31
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-05T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Crop Breeding and Applied Biotechnology, Londrina, v. 2, n. 3, p. 345-354, 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487465
identifier_str_mv Crop Breeding and Applied Biotechnology, Londrina, v. 2, n. 3, p. 345-354, 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487465
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720899110928384