A antracnose do milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARREIRA, D. F.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ZAMBOLIM, L., NEVES, W. dos S., COSTA, R. V. da, COTA, L. V., SILVA, D. D. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002204
Resumo: A antracnose do milho causada pelo fungo Colletotrichum graminicola é uma das principais doenças da cultura no mundo. A doença, no Brasil, ocorre em todas as regiões produtoras e a sua incidência tem aumentado nos plantios de milho, principalmente nos locais onde se utiliza o plantio direto, o que acaba por favorecer o aumento de inóculo na área. Vários trabalhos foram feitos para avaliar a resistência genética e, entre todas as metodologias testadas, o uso de genótipos resistentes é considerado a maneira mais eficaz de controle, mas ainda faltam híbridos com níveis adequados de resistência no mercado. Para o uso de estratégias de manejo integrado na produção de milho faz-se necessário o estudo aprofundado da variabilidade de Colletotrichum graminicola quanto a possível ocorrência de patótipos, sendo de vital importância a busca do controle genético desta enfermidade, considerado atualmente como o mais eficiente método de controle para a doença e a medida de menor custo para o produtor. Existem híbridos com resistência à fase foliar da doença, mas essa resistência não tem correlação com a fase de colmo. Sendo assim, a escolha do material a ser plantado com a especificação de resistência a antracnose foliar ou a do colmo, em conjunto com histórico e condições climáticas da área, é de extrema importância.
id EMBR_2523385b94a267262ae51f809be23a7e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1002204
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling A antracnose do milho.Podridão de colmoLesão foliarStalk rotLeaves spotsDoença de plantaZea maysDoença fungicaColletotrichum graminicolaA antracnose do milho causada pelo fungo Colletotrichum graminicola é uma das principais doenças da cultura no mundo. A doença, no Brasil, ocorre em todas as regiões produtoras e a sua incidência tem aumentado nos plantios de milho, principalmente nos locais onde se utiliza o plantio direto, o que acaba por favorecer o aumento de inóculo na área. Vários trabalhos foram feitos para avaliar a resistência genética e, entre todas as metodologias testadas, o uso de genótipos resistentes é considerado a maneira mais eficaz de controle, mas ainda faltam híbridos com níveis adequados de resistência no mercado. Para o uso de estratégias de manejo integrado na produção de milho faz-se necessário o estudo aprofundado da variabilidade de Colletotrichum graminicola quanto a possível ocorrência de patótipos, sendo de vital importância a busca do controle genético desta enfermidade, considerado atualmente como o mais eficiente método de controle para a doença e a medida de menor custo para o produtor. Existem híbridos com resistência à fase foliar da doença, mas essa resistência não tem correlação com a fase de colmo. Sendo assim, a escolha do material a ser plantado com a especificação de resistência a antracnose foliar ou a do colmo, em conjunto com histórico e condições climáticas da área, é de extrema importância.RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS.PARREIRA, D. F.ZAMBOLIM, L.NEVES, W. dos S.COSTA, R. V. daCOTA, L. V.SILVA, D. D. da2014-12-10T11:11:11Z2014-12-10T11:11:11Z2014-12-1020142014-12-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Trópica - Ciências Agrárias e Biológicas, Chapadinha, v. 8, n. 1, p. 11-27, 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:36:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1002204Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:36:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:36:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A antracnose do milho.
title A antracnose do milho.
spellingShingle A antracnose do milho.
PARREIRA, D. F.
Podridão de colmo
Lesão foliar
Stalk rot
Leaves spots
Doença de planta
Zea mays
Doença fungica
Colletotrichum graminicola
title_short A antracnose do milho.
title_full A antracnose do milho.
title_fullStr A antracnose do milho.
title_full_unstemmed A antracnose do milho.
title_sort A antracnose do milho.
author PARREIRA, D. F.
author_facet PARREIRA, D. F.
ZAMBOLIM, L.
NEVES, W. dos S.
COSTA, R. V. da
COTA, L. V.
SILVA, D. D. da
author_role author
author2 ZAMBOLIM, L.
NEVES, W. dos S.
COSTA, R. V. da
COTA, L. V.
SILVA, D. D. da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PARREIRA, D. F.
ZAMBOLIM, L.
NEVES, W. dos S.
COSTA, R. V. da
COTA, L. V.
SILVA, D. D. da
dc.subject.por.fl_str_mv Podridão de colmo
Lesão foliar
Stalk rot
Leaves spots
Doença de planta
Zea mays
Doença fungica
Colletotrichum graminicola
topic Podridão de colmo
Lesão foliar
Stalk rot
Leaves spots
Doença de planta
Zea mays
Doença fungica
Colletotrichum graminicola
description A antracnose do milho causada pelo fungo Colletotrichum graminicola é uma das principais doenças da cultura no mundo. A doença, no Brasil, ocorre em todas as regiões produtoras e a sua incidência tem aumentado nos plantios de milho, principalmente nos locais onde se utiliza o plantio direto, o que acaba por favorecer o aumento de inóculo na área. Vários trabalhos foram feitos para avaliar a resistência genética e, entre todas as metodologias testadas, o uso de genótipos resistentes é considerado a maneira mais eficaz de controle, mas ainda faltam híbridos com níveis adequados de resistência no mercado. Para o uso de estratégias de manejo integrado na produção de milho faz-se necessário o estudo aprofundado da variabilidade de Colletotrichum graminicola quanto a possível ocorrência de patótipos, sendo de vital importância a busca do controle genético desta enfermidade, considerado atualmente como o mais eficiente método de controle para a doença e a medida de menor custo para o produtor. Existem híbridos com resistência à fase foliar da doença, mas essa resistência não tem correlação com a fase de colmo. Sendo assim, a escolha do material a ser plantado com a especificação de resistência a antracnose foliar ou a do colmo, em conjunto com histórico e condições climáticas da área, é de extrema importância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10T11:11:11Z
2014-12-10T11:11:11Z
2014-12-10
2014
2014-12-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Trópica - Ciências Agrárias e Biológicas, Chapadinha, v. 8, n. 1, p. 11-27, 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002204
identifier_str_mv Revista Trópica - Ciências Agrárias e Biológicas, Chapadinha, v. 8, n. 1, p. 11-27, 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503398466256896