Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130528 |
Resumo: | RESUMO: O capítulo apresenta e discute os resultados de um diagnóstico de necessidades de treinamento realizado junto a estudantes de Escola Família Agrícola (EFA) e Casa Familiar Rural (CFR) no Bioma Amazônia, no âmbito de um projeto de pesquisa. Por meio de questionário aplicado a 144 alunos, foram identificadas as competências e habilidades midiáticas e o nível de conhecimento e domínio sobre questões relacionadas aos sistemas de produção agrícola e ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção agrícola familiar. São apresentados e analisados os resultados do diagnóstico das competências e habilidades, os quais forneceram subsídios para a elaboração de um programa de formação e qualificação, na modalidade de educação nãoformal, e de cursos presenciais e a distância. Na segunda seção discute-se a inclusão geodigital e as competências midiáticas e informacionais e o uso de tecnologias digitais, com ênfase na mídia e na competência informacional aplicada à educação rural. Na terceira seção discute-se a educação do campo, oriunda nos movimentos sociais e sindicais, nas lutas pelo direito à terra e no direito à educação. Aborda ainda a educação do campo na Amazônia, cujas especificidades e particularidades devem ser consideradas em ações educativas e de capacitação. A quarta seção é dedicada à Pedagogia da Alternância, suas origens e sua predominância no Brasil, como metodologia de ensino e organização escolar praticada em EFA e CFR. A quinta seção apresenta a metodologia de pesquisa adotada. Na sexta seção são apresentados, analisados e discutidos os resultados relativos às competências e habilidades midiáticas. Na sétima seção são registradas as conclusões e considerações finais. |
id |
EMBR_257bf4e748e60b1301dd835bb90f7678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130528 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.Educação não-formalEducação do campoInclusão geodigitalCompetência midiáticaHabilidade midiáticaSistemas de produção agrícolaNon-formal educationCountryside educationField educationPedagogy of alternancePedagogia da AlternânciaDesenvolvimento SustentávelRESUMO: O capítulo apresenta e discute os resultados de um diagnóstico de necessidades de treinamento realizado junto a estudantes de Escola Família Agrícola (EFA) e Casa Familiar Rural (CFR) no Bioma Amazônia, no âmbito de um projeto de pesquisa. Por meio de questionário aplicado a 144 alunos, foram identificadas as competências e habilidades midiáticas e o nível de conhecimento e domínio sobre questões relacionadas aos sistemas de produção agrícola e ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção agrícola familiar. São apresentados e analisados os resultados do diagnóstico das competências e habilidades, os quais forneceram subsídios para a elaboração de um programa de formação e qualificação, na modalidade de educação nãoformal, e de cursos presenciais e a distância. Na segunda seção discute-se a inclusão geodigital e as competências midiáticas e informacionais e o uso de tecnologias digitais, com ênfase na mídia e na competência informacional aplicada à educação rural. Na terceira seção discute-se a educação do campo, oriunda nos movimentos sociais e sindicais, nas lutas pelo direito à terra e no direito à educação. Aborda ainda a educação do campo na Amazônia, cujas especificidades e particularidades devem ser consideradas em ações educativas e de capacitação. A quarta seção é dedicada à Pedagogia da Alternância, suas origens e sua predominância no Brasil, como metodologia de ensino e organização escolar praticada em EFA e CFR. A quinta seção apresenta a metodologia de pesquisa adotada. Na sexta seção são apresentados, analisados e discutidos os resultados relativos às competências e habilidades midiáticas. Na sétima seção são registradas as conclusões e considerações finais.TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUIZ MANOEL SILVA CUNHA, CNPTIA; JAUDETE DALTIO, CNPM; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.TORRES, T. Z.SOUZA, M. I. F.CUNHA, L. M. S.DALTIO, J.MANGABEIRA, J. A. de C.2021-03-11T01:59:33Z2021-03-11T01:59:33Z2021-03-082021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 9, p. 97-126.978-65-5706-846-5http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113052810.22533/at.ed.4892126029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-03-11T01:59:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130528Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-03-11T01:59:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-03-11T01:59:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. |
title |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. |
spellingShingle |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. TORRES, T. Z. Educação não-formal Educação do campo Inclusão geodigital Competência midiática Habilidade midiática Sistemas de produção agrícola Non-formal education Countryside education Field education Pedagogy of alternance Pedagogia da Alternância Desenvolvimento Sustentável |
title_short |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. |
title_full |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. |
title_fullStr |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. |
title_full_unstemmed |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. |
title_sort |
Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil. |
author |
TORRES, T. Z. |
author_facet |
TORRES, T. Z. SOUZA, M. I. F. CUNHA, L. M. S. DALTIO, J. MANGABEIRA, J. A. de C. |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, M. I. F. CUNHA, L. M. S. DALTIO, J. MANGABEIRA, J. A. de C. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUIZ MANOEL SILVA CUNHA, CNPTIA; JAUDETE DALTIO, CNPM; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TORRES, T. Z. SOUZA, M. I. F. CUNHA, L. M. S. DALTIO, J. MANGABEIRA, J. A. de C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não-formal Educação do campo Inclusão geodigital Competência midiática Habilidade midiática Sistemas de produção agrícola Non-formal education Countryside education Field education Pedagogy of alternance Pedagogia da Alternância Desenvolvimento Sustentável |
topic |
Educação não-formal Educação do campo Inclusão geodigital Competência midiática Habilidade midiática Sistemas de produção agrícola Non-formal education Countryside education Field education Pedagogy of alternance Pedagogia da Alternância Desenvolvimento Sustentável |
description |
RESUMO: O capítulo apresenta e discute os resultados de um diagnóstico de necessidades de treinamento realizado junto a estudantes de Escola Família Agrícola (EFA) e Casa Familiar Rural (CFR) no Bioma Amazônia, no âmbito de um projeto de pesquisa. Por meio de questionário aplicado a 144 alunos, foram identificadas as competências e habilidades midiáticas e o nível de conhecimento e domínio sobre questões relacionadas aos sistemas de produção agrícola e ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção agrícola familiar. São apresentados e analisados os resultados do diagnóstico das competências e habilidades, os quais forneceram subsídios para a elaboração de um programa de formação e qualificação, na modalidade de educação nãoformal, e de cursos presenciais e a distância. Na segunda seção discute-se a inclusão geodigital e as competências midiáticas e informacionais e o uso de tecnologias digitais, com ênfase na mídia e na competência informacional aplicada à educação rural. Na terceira seção discute-se a educação do campo, oriunda nos movimentos sociais e sindicais, nas lutas pelo direito à terra e no direito à educação. Aborda ainda a educação do campo na Amazônia, cujas especificidades e particularidades devem ser consideradas em ações educativas e de capacitação. A quarta seção é dedicada à Pedagogia da Alternância, suas origens e sua predominância no Brasil, como metodologia de ensino e organização escolar praticada em EFA e CFR. A quinta seção apresenta a metodologia de pesquisa adotada. Na sexta seção são apresentados, analisados e discutidos os resultados relativos às competências e habilidades midiáticas. Na sétima seção são registradas as conclusões e considerações finais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-11T01:59:33Z 2021-03-11T01:59:33Z 2021-03-08 2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
In: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 9, p. 97-126. 978-65-5706-846-5 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130528 10.22533/at.ed.4892126029 |
identifier_str_mv |
In: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 9, p. 97-126. 978-65-5706-846-5 10.22533/at.ed.4892126029 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503503378382848 |