Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORRES, T. Z.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SOUZA, M. I. F., CUNHA, L. M. S., DALTIO, J., MANGABEIRA, J. A. de C.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130528
Resumo: RESUMO: O capítulo apresenta e discute os resultados de um diagnóstico de necessidades de treinamento realizado junto a estudantes de Escola Família Agrícola (EFA) e Casa Familiar Rural (CFR) no Bioma Amazônia, no âmbito de um projeto de pesquisa. Por meio de questionário aplicado a 144 alunos, foram identificadas as competências e habilidades midiáticas e o nível de conhecimento e domínio sobre questões relacionadas aos sistemas de produção agrícola e ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção agrícola familiar. São apresentados e analisados os resultados do diagnóstico das competências e habilidades, os quais forneceram subsídios para a elaboração de um programa de formação e qualificação, na modalidade de educação nãoformal, e de cursos presenciais e a distância. Na segunda seção discute-se a inclusão geodigital e as competências midiáticas e informacionais e o uso de tecnologias digitais, com ênfase na mídia e na competência informacional aplicada à educação rural. Na terceira seção discute-se a educação do campo, oriunda nos movimentos sociais e sindicais, nas lutas pelo direito à terra e no direito à educação. Aborda ainda a educação do campo na Amazônia, cujas especificidades e particularidades devem ser consideradas em ações educativas e de capacitação. A quarta seção é dedicada à Pedagogia da Alternância, suas origens e sua predominância no Brasil, como metodologia de ensino e organização escolar praticada em EFA e CFR. A quinta seção apresenta a metodologia de pesquisa adotada. Na sexta seção são apresentados, analisados e discutidos os resultados relativos às competências e habilidades midiáticas. Na sétima seção são registradas as conclusões e considerações finais.
id EMBR_257bf4e748e60b1301dd835bb90f7678
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130528
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.Educação não-formalEducação do campoInclusão geodigitalCompetência midiáticaHabilidade midiáticaSistemas de produção agrícolaNon-formal educationCountryside educationField educationPedagogy of alternancePedagogia da AlternânciaDesenvolvimento SustentávelRESUMO: O capítulo apresenta e discute os resultados de um diagnóstico de necessidades de treinamento realizado junto a estudantes de Escola Família Agrícola (EFA) e Casa Familiar Rural (CFR) no Bioma Amazônia, no âmbito de um projeto de pesquisa. Por meio de questionário aplicado a 144 alunos, foram identificadas as competências e habilidades midiáticas e o nível de conhecimento e domínio sobre questões relacionadas aos sistemas de produção agrícola e ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção agrícola familiar. São apresentados e analisados os resultados do diagnóstico das competências e habilidades, os quais forneceram subsídios para a elaboração de um programa de formação e qualificação, na modalidade de educação nãoformal, e de cursos presenciais e a distância. Na segunda seção discute-se a inclusão geodigital e as competências midiáticas e informacionais e o uso de tecnologias digitais, com ênfase na mídia e na competência informacional aplicada à educação rural. Na terceira seção discute-se a educação do campo, oriunda nos movimentos sociais e sindicais, nas lutas pelo direito à terra e no direito à educação. Aborda ainda a educação do campo na Amazônia, cujas especificidades e particularidades devem ser consideradas em ações educativas e de capacitação. A quarta seção é dedicada à Pedagogia da Alternância, suas origens e sua predominância no Brasil, como metodologia de ensino e organização escolar praticada em EFA e CFR. A quinta seção apresenta a metodologia de pesquisa adotada. Na sexta seção são apresentados, analisados e discutidos os resultados relativos às competências e habilidades midiáticas. Na sétima seção são registradas as conclusões e considerações finais.TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUIZ MANOEL SILVA CUNHA, CNPTIA; JAUDETE DALTIO, CNPM; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.TORRES, T. Z.SOUZA, M. I. F.CUNHA, L. M. S.DALTIO, J.MANGABEIRA, J. A. de C.2021-03-11T01:59:33Z2021-03-11T01:59:33Z2021-03-082021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 9, p. 97-126.978-65-5706-846-5http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113052810.22533/at.ed.4892126029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-03-11T01:59:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130528Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-03-11T01:59:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-03-11T01:59:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
title Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
spellingShingle Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
TORRES, T. Z.
Educação não-formal
Educação do campo
Inclusão geodigital
Competência midiática
Habilidade midiática
Sistemas de produção agrícola
Non-formal education
Countryside education
Field education
Pedagogy of alternance
Pedagogia da Alternância
Desenvolvimento Sustentável
title_short Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
title_full Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
title_fullStr Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
title_full_unstemmed Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
title_sort Competências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.
author TORRES, T. Z.
author_facet TORRES, T. Z.
SOUZA, M. I. F.
CUNHA, L. M. S.
DALTIO, J.
MANGABEIRA, J. A. de C.
author_role author
author2 SOUZA, M. I. F.
CUNHA, L. M. S.
DALTIO, J.
MANGABEIRA, J. A. de C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; LUIZ MANOEL SILVA CUNHA, CNPTIA; JAUDETE DALTIO, CNPM; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv TORRES, T. Z.
SOUZA, M. I. F.
CUNHA, L. M. S.
DALTIO, J.
MANGABEIRA, J. A. de C.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
Educação do campo
Inclusão geodigital
Competência midiática
Habilidade midiática
Sistemas de produção agrícola
Non-formal education
Countryside education
Field education
Pedagogy of alternance
Pedagogia da Alternância
Desenvolvimento Sustentável
topic Educação não-formal
Educação do campo
Inclusão geodigital
Competência midiática
Habilidade midiática
Sistemas de produção agrícola
Non-formal education
Countryside education
Field education
Pedagogy of alternance
Pedagogia da Alternância
Desenvolvimento Sustentável
description RESUMO: O capítulo apresenta e discute os resultados de um diagnóstico de necessidades de treinamento realizado junto a estudantes de Escola Família Agrícola (EFA) e Casa Familiar Rural (CFR) no Bioma Amazônia, no âmbito de um projeto de pesquisa. Por meio de questionário aplicado a 144 alunos, foram identificadas as competências e habilidades midiáticas e o nível de conhecimento e domínio sobre questões relacionadas aos sistemas de produção agrícola e ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção agrícola familiar. São apresentados e analisados os resultados do diagnóstico das competências e habilidades, os quais forneceram subsídios para a elaboração de um programa de formação e qualificação, na modalidade de educação nãoformal, e de cursos presenciais e a distância. Na segunda seção discute-se a inclusão geodigital e as competências midiáticas e informacionais e o uso de tecnologias digitais, com ênfase na mídia e na competência informacional aplicada à educação rural. Na terceira seção discute-se a educação do campo, oriunda nos movimentos sociais e sindicais, nas lutas pelo direito à terra e no direito à educação. Aborda ainda a educação do campo na Amazônia, cujas especificidades e particularidades devem ser consideradas em ações educativas e de capacitação. A quarta seção é dedicada à Pedagogia da Alternância, suas origens e sua predominância no Brasil, como metodologia de ensino e organização escolar praticada em EFA e CFR. A quinta seção apresenta a metodologia de pesquisa adotada. Na sexta seção são apresentados, analisados e discutidos os resultados relativos às competências e habilidades midiáticas. Na sétima seção são registradas as conclusões e considerações finais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-11T01:59:33Z
2021-03-11T01:59:33Z
2021-03-08
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 9, p. 97-126.
978-65-5706-846-5
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130528
10.22533/at.ed.4892126029
identifier_str_mv In: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 9, p. 97-126.
978-65-5706-846-5
10.22533/at.ed.4892126029
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503503378382848