As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, D. M. da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SCHMITZ, H., SILVA JUNIOR, J. F. da, PORRO, N. M., OLIVEIRA, T. C. V. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002480
Resumo: O artigo trata da experiência de um grupo de mulheres extrativistas na comercialização de frutas silvestres, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no estado de Sergipe. O quadro de análise insere-se no debate sobre pobreza e políticas públicas para grupos específicos no espaço rural. O foco aqui são as autodenominadas "catadoras de mangaba", que assumiram uma identidade coletiva baseada no uso comum de recursos com baixo impacto ambiental e pertencem ao Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). Embora tenham sido recentemente reconhecidas como sujeitos de direitos específicos, vivenciam a diminuição dos recursos, sobre os quais praticam o extrativismo, e as dificuldades de comercialização resultantes da insegurança relativa ao acesso aos frutos e à sazonalidade. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2011 por meio de observação direta e entrevistas abertas e semiestruturadas. Os principais resultados mostram que o PAA tem influenciado no aumento da renda, do consumo e da autoestima. Houve reordenamento da rotina diária das catadoras de mangaba que, para participar do programa, relegaram atividades tradicionais a segundo plano. As regras do programa foram ressignificadas e adaptadas localmente. Constata-se o aumento da solidariedade entre as catadoras participantes, paralelamente à intensificação da concorrência pelos frutos.
id EMBR_2642735621fe0b8bbb13560fce74f423
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1002480
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.MulheresExtrativistasPrograma de Aquisição de AlimentosComercializaçãoPolíticas PúblicasMulher RuralO artigo trata da experiência de um grupo de mulheres extrativistas na comercialização de frutas silvestres, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no estado de Sergipe. O quadro de análise insere-se no debate sobre pobreza e políticas públicas para grupos específicos no espaço rural. O foco aqui são as autodenominadas "catadoras de mangaba", que assumiram uma identidade coletiva baseada no uso comum de recursos com baixo impacto ambiental e pertencem ao Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). Embora tenham sido recentemente reconhecidas como sujeitos de direitos específicos, vivenciam a diminuição dos recursos, sobre os quais praticam o extrativismo, e as dificuldades de comercialização resultantes da insegurança relativa ao acesso aos frutos e à sazonalidade. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2011 por meio de observação direta e entrevistas abertas e semiestruturadas. Os principais resultados mostram que o PAA tem influenciado no aumento da renda, do consumo e da autoestima. Houve reordenamento da rotina diária das catadoras de mangaba que, para participar do programa, relegaram atividades tradicionais a segundo plano. As regras do programa foram ressignificadas e adaptadas localmente. Constata-se o aumento da solidariedade entre as catadoras participantes, paralelamente à intensificação da concorrência pelos frutos.DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; Heribert Schmitz, UFPA; JOSUE FRANCISCO DA SILVA JUNIOR, CPATC; Noemi Miyasaka Porro, UFPA; Tânia Carolina Viana de Oliveira, MESTRANDA UFS.MOTA, D. M. daSCHMITZ, H.SILVA JUNIOR, J. F. daPORRO, N. M.OLIVEIRA, T. C. V. de2014-12-15T11:11:11Z2014-12-15T11:11:11Z2014-12-1520142015-04-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Economia e Sociologia Rural, v. 52, n. 3, p. 241-262, jul./set. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:37:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1002480Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:37:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:37:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
title As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
spellingShingle As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
MOTA, D. M. da
Mulheres
Extrativistas
Programa de Aquisição de Alimentos
Comercialização
Políticas Públicas
Mulher Rural
title_short As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
title_full As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
title_fullStr As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
title_full_unstemmed As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
title_sort As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe.
author MOTA, D. M. da
author_facet MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
SILVA JUNIOR, J. F. da
PORRO, N. M.
OLIVEIRA, T. C. V. de
author_role author
author2 SCHMITZ, H.
SILVA JUNIOR, J. F. da
PORRO, N. M.
OLIVEIRA, T. C. V. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; Heribert Schmitz, UFPA; JOSUE FRANCISCO DA SILVA JUNIOR, CPATC; Noemi Miyasaka Porro, UFPA; Tânia Carolina Viana de Oliveira, MESTRANDA UFS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
SILVA JUNIOR, J. F. da
PORRO, N. M.
OLIVEIRA, T. C. V. de
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Extrativistas
Programa de Aquisição de Alimentos
Comercialização
Políticas Públicas
Mulher Rural
topic Mulheres
Extrativistas
Programa de Aquisição de Alimentos
Comercialização
Políticas Públicas
Mulher Rural
description O artigo trata da experiência de um grupo de mulheres extrativistas na comercialização de frutas silvestres, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no estado de Sergipe. O quadro de análise insere-se no debate sobre pobreza e políticas públicas para grupos específicos no espaço rural. O foco aqui são as autodenominadas "catadoras de mangaba", que assumiram uma identidade coletiva baseada no uso comum de recursos com baixo impacto ambiental e pertencem ao Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). Embora tenham sido recentemente reconhecidas como sujeitos de direitos específicos, vivenciam a diminuição dos recursos, sobre os quais praticam o extrativismo, e as dificuldades de comercialização resultantes da insegurança relativa ao acesso aos frutos e à sazonalidade. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2011 por meio de observação direta e entrevistas abertas e semiestruturadas. Os principais resultados mostram que o PAA tem influenciado no aumento da renda, do consumo e da autoestima. Houve reordenamento da rotina diária das catadoras de mangaba que, para participar do programa, relegaram atividades tradicionais a segundo plano. As regras do programa foram ressignificadas e adaptadas localmente. Constata-se o aumento da solidariedade entre as catadoras participantes, paralelamente à intensificação da concorrência pelos frutos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15T11:11:11Z
2014-12-15T11:11:11Z
2014-12-15
2014
2015-04-01T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 52, n. 3, p. 241-262, jul./set. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002480
identifier_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 52, n. 3, p. 241-262, jul./set. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503398541754368