Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, H. A. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MENESES, F. M. N., ARAGÃO, M. F., GUEDES, F. L., SILVA, N. L. da, POMPEU, R. C. F. F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025451
Resumo: Resumo: Objetivou-se avaliar a aplicação de adubos orgânicos, adubos verdes e cobertura morta na produtividade de extrato herbáceo e atributos do solo em área degradada em Irauçuba, estado do Ceará. O ensaio foi realizado em área degradada, de baixa fertilidade natural, com presença de baixo estrato herbáceo, localizada no município de Irauçuba, cujos tratamentos foram adubos verdes (leguminosas), orgânicos (estercos) e cobertura morta (bagana de carnaúba), sendo: leucena+bovino; leucena+bovino+bagana; leucena+ovino; leucena+ovino+bagana; jurema+bovino; jurema+bovino+bagana; jurema+ovino; jurema+ovino+bagana; sabiá+bovino; sabiá+bovino+bagana; sabiá+ovino; sabiá+ovino+bagana e testemunha (absoluta), perfazendo um total de treze tratamentos com 3 blocos, em delineamento em blocos casualizados. As variáveis mensuradas foram produtividade de massa seca do extrato herbáceo; cobertura e temperatura do solo. A cobertura do solo apresentou maior porcentagem quando do uso de esterco bovino em detrimento do ovino. A temperatura do solo foi inferior quando foi aplicada a bagana de carnaúba. O uso dos insumos apresenta maior cobertura e menor temperatura em comparação com a testemunha. Não houve diferenças para a produtividade de massa do extrato herbáceo.
id EMBR_28061eab3a14d9d6fc2b0f2d96efc380
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1025451
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.Estrato herbáceoOrganic compoundOvinoBovinoAdubo orgânicoAdubo verdeCobertura mortaDeterioracao do soloEsterco de GadoSheepCattleOrganic fertilizersMulchesGreen manuresSoil degradationDeteriorationBrazilResumo: Objetivou-se avaliar a aplicação de adubos orgânicos, adubos verdes e cobertura morta na produtividade de extrato herbáceo e atributos do solo em área degradada em Irauçuba, estado do Ceará. O ensaio foi realizado em área degradada, de baixa fertilidade natural, com presença de baixo estrato herbáceo, localizada no município de Irauçuba, cujos tratamentos foram adubos verdes (leguminosas), orgânicos (estercos) e cobertura morta (bagana de carnaúba), sendo: leucena+bovino; leucena+bovino+bagana; leucena+ovino; leucena+ovino+bagana; jurema+bovino; jurema+bovino+bagana; jurema+ovino; jurema+ovino+bagana; sabiá+bovino; sabiá+bovino+bagana; sabiá+ovino; sabiá+ovino+bagana e testemunha (absoluta), perfazendo um total de treze tratamentos com 3 blocos, em delineamento em blocos casualizados. As variáveis mensuradas foram produtividade de massa seca do extrato herbáceo; cobertura e temperatura do solo. A cobertura do solo apresentou maior porcentagem quando do uso de esterco bovino em detrimento do ovino. A temperatura do solo foi inferior quando foi aplicada a bagana de carnaúba. O uso dos insumos apresenta maior cobertura e menor temperatura em comparação com a testemunha. Não houve diferenças para a produtividade de massa do extrato herbáceo.HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC; Francisco Mário Nascimento Meneses, Pós-graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE; Márcio Facundo Aragão, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará - Sobral, CE; FERNANDO LISBOA GUEDES, CNPC; NILZEMARY LIMA DA SILVA, CNPC; ROBERTO CLAUDIO FERNANDES F POMPEU, CNPC.SOUZA, H. A. deMENESES, F. M. N.ARAGÃO, M. F.GUEDES, F. L.SILVA, N. L. daPOMPEU, R. C. F. F.2015-10-03T07:23:28Z2015-10-03T07:23:28Z2015-09-3020152018-10-10T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 5 f.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:50:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1025451Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:50:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
title Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
spellingShingle Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
SOUZA, H. A. de
Estrato herbáceo
Organic compound
Ovino
Bovino
Adubo orgânico
Adubo verde
Cobertura morta
Deterioracao do solo
Esterco de Gado
Sheep
Cattle
Organic fertilizers
Mulches
Green manures
Soil degradation
Deterioration
Brazil
title_short Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
title_full Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
title_fullStr Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
title_full_unstemmed Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
title_sort Adubos orgânicos e cobertura morta em atributos do solo e produtividade do estrato herbáceo em área degradada.
author SOUZA, H. A. de
author_facet SOUZA, H. A. de
MENESES, F. M. N.
ARAGÃO, M. F.
GUEDES, F. L.
SILVA, N. L. da
POMPEU, R. C. F. F.
author_role author
author2 MENESES, F. M. N.
ARAGÃO, M. F.
GUEDES, F. L.
SILVA, N. L. da
POMPEU, R. C. F. F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC; Francisco Mário Nascimento Meneses, Pós-graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE; Márcio Facundo Aragão, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará - Sobral, CE; FERNANDO LISBOA GUEDES, CNPC; NILZEMARY LIMA DA SILVA, CNPC; ROBERTO CLAUDIO FERNANDES F POMPEU, CNPC.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, H. A. de
MENESES, F. M. N.
ARAGÃO, M. F.
GUEDES, F. L.
SILVA, N. L. da
POMPEU, R. C. F. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Estrato herbáceo
Organic compound
Ovino
Bovino
Adubo orgânico
Adubo verde
Cobertura morta
Deterioracao do solo
Esterco de Gado
Sheep
Cattle
Organic fertilizers
Mulches
Green manures
Soil degradation
Deterioration
Brazil
topic Estrato herbáceo
Organic compound
Ovino
Bovino
Adubo orgânico
Adubo verde
Cobertura morta
Deterioracao do solo
Esterco de Gado
Sheep
Cattle
Organic fertilizers
Mulches
Green manures
Soil degradation
Deterioration
Brazil
description Resumo: Objetivou-se avaliar a aplicação de adubos orgânicos, adubos verdes e cobertura morta na produtividade de extrato herbáceo e atributos do solo em área degradada em Irauçuba, estado do Ceará. O ensaio foi realizado em área degradada, de baixa fertilidade natural, com presença de baixo estrato herbáceo, localizada no município de Irauçuba, cujos tratamentos foram adubos verdes (leguminosas), orgânicos (estercos) e cobertura morta (bagana de carnaúba), sendo: leucena+bovino; leucena+bovino+bagana; leucena+ovino; leucena+ovino+bagana; jurema+bovino; jurema+bovino+bagana; jurema+ovino; jurema+ovino+bagana; sabiá+bovino; sabiá+bovino+bagana; sabiá+ovino; sabiá+ovino+bagana e testemunha (absoluta), perfazendo um total de treze tratamentos com 3 blocos, em delineamento em blocos casualizados. As variáveis mensuradas foram produtividade de massa seca do extrato herbáceo; cobertura e temperatura do solo. A cobertura do solo apresentou maior porcentagem quando do uso de esterco bovino em detrimento do ovino. A temperatura do solo foi inferior quando foi aplicada a bagana de carnaúba. O uso dos insumos apresenta maior cobertura e menor temperatura em comparação com a testemunha. Não houve diferenças para a produtividade de massa do extrato herbáceo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-03T07:23:28Z
2015-10-03T07:23:28Z
2015-09-30
2015
2018-10-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 5 f.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025451
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 5 f.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695399488520192