Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE, D. K.
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: KAISER, S. A. K. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105874
Resumo: Foram avaliados, durante os meses de maio a setembro (estação do 'Kharif) de 1989, nas planícies do Ganges, a oeste de Bengala, índia, em condição de 'sick plot' (parcela infectada), os cruzamentos dialéficos - excluídos os recíprocos - entre sete variedades de juta (Corchorus ofitorius L), com o objetivo de estudar sua herança e sua capacidade de combinação, com vistas à resistência à podridão-do-caule (Macrophomina plíaseolina (Tassi) Goid.). A análise genética dos dados mostrou que o efeito do gene aditivo predominou sobre o efeito do gene não-aditivo. A capacidade geral de combinação (cgc) mostrou que os pais Russian red, Sudan green, Tanganyka e JRO-878 foram os que melhor combinaram para obtenção de resistência a essa doença, enquanto o efeito da capacidade de combinação específica (cce) se mostrou maior no cruzamento Peking x JRO-7835, em que ambos os pais mostraram um efeito de capacidade geral de combinação (cgc) não desejado. Alguns dos combinantes gerais de boa qualidade também produziram um efeito desejável de capacidade geral de combinação em algumas das combinações, tais como na Russian red x JRO-878, Sudan green x JRO-878 e Tanganyka x Russian red. O índice médio da doença nos pais e sua progênies F, mostrou, além disso, que o grau de resistência ao patógeno M. phaseolina era maior que o da susceptibilidade.
id EMBR_29df8a0a57c255f7afa11ffb9d88c694
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105874
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.sutiloffidadrecapacidade-de-combinaçãoForam avaliados, durante os meses de maio a setembro (estação do 'Kharif) de 1989, nas planícies do Ganges, a oeste de Bengala, índia, em condição de 'sick plot' (parcela infectada), os cruzamentos dialéficos - excluídos os recíprocos - entre sete variedades de juta (Corchorus ofitorius L), com o objetivo de estudar sua herança e sua capacidade de combinação, com vistas à resistência à podridão-do-caule (Macrophomina plíaseolina (Tassi) Goid.). A análise genética dos dados mostrou que o efeito do gene aditivo predominou sobre o efeito do gene não-aditivo. A capacidade geral de combinação (cgc) mostrou que os pais Russian red, Sudan green, Tanganyka e JRO-878 foram os que melhor combinaram para obtenção de resistência a essa doença, enquanto o efeito da capacidade de combinação específica (cce) se mostrou maior no cruzamento Peking x JRO-7835, em que ambos os pais mostraram um efeito de capacidade geral de combinação (cgc) não desejado. Alguns dos combinantes gerais de boa qualidade também produziram um efeito desejável de capacidade geral de combinação em algumas das combinações, tais como na Russian red x JRO-878, Sudan green x JRO-878 e Tanganyka x Russian red. O índice médio da doença nos pais e sua progênies F, mostrou, além disso, que o grau de resistência ao patógeno M. phaseolina era maior que o da susceptibilidade.2011-04-09T12:20:10Z2011-04-09T12:20:10Z2001-12-1919912011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 1017-1022, jul. 1991http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105874porDE, D. K.KAISER, S. A. K. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:14:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105874Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:14:41falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:14:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
title Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
spellingShingle Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
DE, D. K.
sutiloffidadre
capacidade-de-combinação
title_short Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
title_full Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
title_fullStr Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
title_full_unstemmed Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
title_sort Genetic Analysis of Resistance to Stem Rot Pathogen (Macrophomina Phaseolina) Infecting Jute.
author DE, D. K.
author_facet DE, D. K.
KAISER, S. A. K. M.
author_role author
author2 KAISER, S. A. K. M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE, D. K.
KAISER, S. A. K. M.
dc.subject.por.fl_str_mv sutiloffidadre
capacidade-de-combinação
topic sutiloffidadre
capacidade-de-combinação
description Foram avaliados, durante os meses de maio a setembro (estação do 'Kharif) de 1989, nas planícies do Ganges, a oeste de Bengala, índia, em condição de 'sick plot' (parcela infectada), os cruzamentos dialéficos - excluídos os recíprocos - entre sete variedades de juta (Corchorus ofitorius L), com o objetivo de estudar sua herança e sua capacidade de combinação, com vistas à resistência à podridão-do-caule (Macrophomina plíaseolina (Tassi) Goid.). A análise genética dos dados mostrou que o efeito do gene aditivo predominou sobre o efeito do gene não-aditivo. A capacidade geral de combinação (cgc) mostrou que os pais Russian red, Sudan green, Tanganyka e JRO-878 foram os que melhor combinaram para obtenção de resistência a essa doença, enquanto o efeito da capacidade de combinação específica (cce) se mostrou maior no cruzamento Peking x JRO-7835, em que ambos os pais mostraram um efeito de capacidade geral de combinação (cgc) não desejado. Alguns dos combinantes gerais de boa qualidade também produziram um efeito desejável de capacidade geral de combinação em algumas das combinações, tais como na Russian red x JRO-878, Sudan green x JRO-878 e Tanganyka x Russian red. O índice médio da doença nos pais e sua progênies F, mostrou, além disso, que o grau de resistência ao patógeno M. phaseolina era maior que o da susceptibilidade.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2001-12-19
2011-04-09T12:20:10Z
2011-04-09T12:20:10Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 1017-1022, jul. 1991
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105874
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 1017-1022, jul. 1991
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503317204762624