Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, A. P. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SANCHES, N. F.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656121
Resumo: Diversos agentes etiológicos têm sido relatados como capazes de atacar o abacaxizeiro em diferentes regiões produtoras do mundo, tanto no campo quanto na pós-colheita com conseqüências negativas para a produtividade e qualidade dos frutos produzidos. Entre eles os fungos, com mais de 60 espécies relatadas sobre o abacaxizeiro no mundo, são os mais importantes patógenos desta cultura, causando perdas significativas na produção de frutos. Doenças causadas por bactérias e vírus ocorrem em menor escala, entretanto, em algumas regiões produtoras e condições ambientais favoráveis, doenças de etiologia bacteriana podem causar perdas elevadas na produção. Além de agentes bióticos, anomalias abióticas também afetam o abacaxizeiro de maneira significativa. Muitas das características do abacaxizeiro, a exemplo da disposição de suas folhas, assim como os sistemas adotados para sua produção comercial estão diretamente relacionadas com incidência e severidade de ataque de pragas e doenças. De todas as doenças que afetam o abacaxizeiro a fusariose destaca-se como a mais destrutiva, incitando perdas significativas à produção de frutos. Na pós-colheita as doenças consideradas como as mais importantes são a podridãonegra e a podridão-rósea, também conhecida como ?pink disease?. Entre as anomalias de causa não parasitária a queima-solar tem ocorrência bastante comum e importante nos plantios instalados em regiões sujeitas à ocorrência de temperaturas elevadas durante o desenvolvimento do fruto.
id EMBR_29fc1f5f27b381388a7f2d7141038ca3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656121
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.AbacaxiDoença de PlantaFruta TropicalFungoFusarioseDiversos agentes etiológicos têm sido relatados como capazes de atacar o abacaxizeiro em diferentes regiões produtoras do mundo, tanto no campo quanto na pós-colheita com conseqüências negativas para a produtividade e qualidade dos frutos produzidos. Entre eles os fungos, com mais de 60 espécies relatadas sobre o abacaxizeiro no mundo, são os mais importantes patógenos desta cultura, causando perdas significativas na produção de frutos. Doenças causadas por bactérias e vírus ocorrem em menor escala, entretanto, em algumas regiões produtoras e condições ambientais favoráveis, doenças de etiologia bacteriana podem causar perdas elevadas na produção. Além de agentes bióticos, anomalias abióticas também afetam o abacaxizeiro de maneira significativa. Muitas das características do abacaxizeiro, a exemplo da disposição de suas folhas, assim como os sistemas adotados para sua produção comercial estão diretamente relacionadas com incidência e severidade de ataque de pragas e doenças. De todas as doenças que afetam o abacaxizeiro a fusariose destaca-se como a mais destrutiva, incitando perdas significativas à produção de frutos. Na pós-colheita as doenças consideradas como as mais importantes são a podridãonegra e a podridão-rósea, também conhecida como ?pink disease?. Entre as anomalias de causa não parasitária a queima-solar tem ocorrência bastante comum e importante nos plantios instalados em regiões sujeitas à ocorrência de temperaturas elevadas durante o desenvolvimento do fruto.Disponível em: <http://www.cpatu.embrapa.br/livro-fitosanidade/LIVRO-FITO-PARTE-1.pdf> Acesso em: 24 out. 2009.Aristóteles Pires de Matos, CNPMF; Nilton Fritzons Sanches, CNPMF.MATOS, A. P. deSANCHES, N. F.2022-08-08T17:19:22Z2022-08-08T17:19:22Z2009-10-242007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: POLTRONIERI, L. S.; VERZIGNASSI, J. R. Fitossanidade na Amazônia: inovações tecnológicas. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2007. p.73-90.978-85 87 690-685http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-08T17:19:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656121Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-08-08T17:19:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-08T17:19:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
title Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
spellingShingle Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
MATOS, A. P. de
Abacaxi
Doença de Planta
Fruta Tropical
Fungo
Fusariose
title_short Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
title_full Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
title_fullStr Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
title_full_unstemmed Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
title_sort Manejo das principais doenças do abacaxizeiro.
author MATOS, A. P. de
author_facet MATOS, A. P. de
SANCHES, N. F.
author_role author
author2 SANCHES, N. F.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aristóteles Pires de Matos, CNPMF; Nilton Fritzons Sanches, CNPMF.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, A. P. de
SANCHES, N. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Abacaxi
Doença de Planta
Fruta Tropical
Fungo
Fusariose
topic Abacaxi
Doença de Planta
Fruta Tropical
Fungo
Fusariose
description Diversos agentes etiológicos têm sido relatados como capazes de atacar o abacaxizeiro em diferentes regiões produtoras do mundo, tanto no campo quanto na pós-colheita com conseqüências negativas para a produtividade e qualidade dos frutos produzidos. Entre eles os fungos, com mais de 60 espécies relatadas sobre o abacaxizeiro no mundo, são os mais importantes patógenos desta cultura, causando perdas significativas na produção de frutos. Doenças causadas por bactérias e vírus ocorrem em menor escala, entretanto, em algumas regiões produtoras e condições ambientais favoráveis, doenças de etiologia bacteriana podem causar perdas elevadas na produção. Além de agentes bióticos, anomalias abióticas também afetam o abacaxizeiro de maneira significativa. Muitas das características do abacaxizeiro, a exemplo da disposição de suas folhas, assim como os sistemas adotados para sua produção comercial estão diretamente relacionadas com incidência e severidade de ataque de pragas e doenças. De todas as doenças que afetam o abacaxizeiro a fusariose destaca-se como a mais destrutiva, incitando perdas significativas à produção de frutos. Na pós-colheita as doenças consideradas como as mais importantes são a podridãonegra e a podridão-rósea, também conhecida como ?pink disease?. Entre as anomalias de causa não parasitária a queima-solar tem ocorrência bastante comum e importante nos plantios instalados em regiões sujeitas à ocorrência de temperaturas elevadas durante o desenvolvimento do fruto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2009-10-24
2022-08-08T17:19:22Z
2022-08-08T17:19:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: POLTRONIERI, L. S.; VERZIGNASSI, J. R. Fitossanidade na Amazônia: inovações tecnológicas. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2007. p.73-90.
978-85 87 690-685
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656121
identifier_str_mv In: POLTRONIERI, L. S.; VERZIGNASSI, J. R. Fitossanidade na Amazônia: inovações tecnológicas. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2007. p.73-90.
978-85 87 690-685
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503527346733056