Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPERANZA, E. A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: TORRE NETO, A., RODRIGUES, E. L. L., GREGO, C. R.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874326
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo computacional capaz de gerar mapas georreferenciados úteis para a tomada de decisão em irrigação de precisão. Para tanto, foram utilizadas as bibliotecas TerraLib e SOMCode, ambas de código aberto e escritas na linguagem C++, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), respectivamente. Os dados utilizados para a geração desses mapas foram obtidos por uma grade de sensores de uma unidade piloto da plataforma Irrigap, desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (CNPDIA), dados esses referentes a medidas horárias de umidade e temperatura do solo e temperatura do ar. Diferentes métodos de interpolação foram utilizados, com o intuito de verificar qual a melhor maneira de se gerar mapas que possibilitem a visualização de áreas com o mesmo comportamento com relação às variáveis de solo e climatológicas, as chamadas zonas de manejo agrícolas. Os resultados obtidos mostraram que é possível a identificação dessas zonas, desde que sejam utilizados os algoritmos corretos para cada situação. Além disso, aplicativos para a geração de mapas temáticos utilizando dados reais podem se tornar importantes para a tomada de decisão em agricultura de precisão, proporcionando benefícios como a economia de água e energia durante o período de irrigação.
id EMBR_2a9d23a17988fdef97b650e5a46ad32f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/874326
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.Irrigação de precisãoMapas temáticosInstrumentação agropecuáriaEste trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo computacional capaz de gerar mapas georreferenciados úteis para a tomada de decisão em irrigação de precisão. Para tanto, foram utilizadas as bibliotecas TerraLib e SOMCode, ambas de código aberto e escritas na linguagem C++, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), respectivamente. Os dados utilizados para a geração desses mapas foram obtidos por uma grade de sensores de uma unidade piloto da plataforma Irrigap, desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (CNPDIA), dados esses referentes a medidas horárias de umidade e temperatura do solo e temperatura do ar. Diferentes métodos de interpolação foram utilizados, com o intuito de verificar qual a melhor maneira de se gerar mapas que possibilitem a visualização de áreas com o mesmo comportamento com relação às variáveis de solo e climatológicas, as chamadas zonas de manejo agrícolas. Os resultados obtidos mostraram que é possível a identificação dessas zonas, desde que sejam utilizados os algoritmos corretos para cada situação. Além disso, aplicativos para a geração de mapas temáticos utilizando dados reais podem se tornar importantes para a tomada de decisão em agricultura de precisão, proporcionando benefícios como a economia de água e energia durante o período de irrigação.EDUARDO ANTONIO SPERANZA, CNPTIA; ANDRE TORRE NETO, CNPDIA; EVANDRO L. L. RODRIGUES, EESC/USP; CELIA REGINA GREGO, CNPM.SPERANZA, E. A.TORRE NETO, A.RODRIGUES, E. L. L.GREGO, C. R.2011-04-09T16:19:43Z2011-04-09T16:19:43Z2011-01-2520102019-04-26T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion4 p.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 4., 2010. Ribeirão Preto, SP. Anais... Ribeirão Preto, SP: ABEA, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:05:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/874326Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:05:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
title Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
spellingShingle Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
SPERANZA, E. A.
Irrigação de precisão
Mapas temáticos
Instrumentação agropecuária
title_short Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
title_full Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
title_fullStr Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
title_full_unstemmed Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
title_sort Método e ferramenta de interpolação para geração de mapas georreferenciados para irrigação de precisão.
author SPERANZA, E. A.
author_facet SPERANZA, E. A.
TORRE NETO, A.
RODRIGUES, E. L. L.
GREGO, C. R.
author_role author
author2 TORRE NETO, A.
RODRIGUES, E. L. L.
GREGO, C. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EDUARDO ANTONIO SPERANZA, CNPTIA; ANDRE TORRE NETO, CNPDIA; EVANDRO L. L. RODRIGUES, EESC/USP; CELIA REGINA GREGO, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv SPERANZA, E. A.
TORRE NETO, A.
RODRIGUES, E. L. L.
GREGO, C. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Irrigação de precisão
Mapas temáticos
Instrumentação agropecuária
topic Irrigação de precisão
Mapas temáticos
Instrumentação agropecuária
description Este trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo computacional capaz de gerar mapas georreferenciados úteis para a tomada de decisão em irrigação de precisão. Para tanto, foram utilizadas as bibliotecas TerraLib e SOMCode, ambas de código aberto e escritas na linguagem C++, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), respectivamente. Os dados utilizados para a geração desses mapas foram obtidos por uma grade de sensores de uma unidade piloto da plataforma Irrigap, desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (CNPDIA), dados esses referentes a medidas horárias de umidade e temperatura do solo e temperatura do ar. Diferentes métodos de interpolação foram utilizados, com o intuito de verificar qual a melhor maneira de se gerar mapas que possibilitem a visualização de áreas com o mesmo comportamento com relação às variáveis de solo e climatológicas, as chamadas zonas de manejo agrícolas. Os resultados obtidos mostraram que é possível a identificação dessas zonas, desde que sejam utilizados os algoritmos corretos para cada situação. Além disso, aplicativos para a geração de mapas temáticos utilizando dados reais podem se tornar importantes para a tomada de decisão em agricultura de precisão, proporcionando benefícios como a economia de água e energia durante o período de irrigação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-04-09T16:19:43Z
2011-04-09T16:19:43Z
2011-01-25
2019-04-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 4., 2010. Ribeirão Preto, SP. Anais... Ribeirão Preto, SP: ABEA, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874326
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 4., 2010. Ribeirão Preto, SP. Anais... Ribeirão Preto, SP: ABEA, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720725667020800