Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YOKOMIZO, G. K.-I.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DIAS, J. do S. A., DIAS, C. T. dos S., HONGYU, K.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1050796
Resumo: A bananicultura representa importante cadeia econômica no Estado, mas quase a totalidade dos frutos é proveniente de outras localidades, tornando-se necessário o desenvolvimento regional. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar, em Porto Grande-AP, o desempenho produtivo de cinco cultivares de bananeira, resistentes à Sigatoka-negra que tem inviabilizado a produção regional. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Foram avaliados: número da folha mais jovem infectada (FMJI); altura da planta do nível do solo à inserção da inflorescência (APL), circunferência do pseudocaule a 30 cm de altura do solo (CPL); número de folhas viáveis (NFV) e; número total de folhas na planta (NFP). Como principais resultados, obteve-se na análise de variância a dominância de anos nas fontes de variação em NFV, ALT e CPL, sendo que para FMJI e NEP foram os ruídos. Na análise AMMI os eixos IPCA1 e IPCA2 explicaram a totalidade da SQGxE. Os genótipos mais estáveis no biplot AMMI foramG3 e G5 para FMJI; G1 para CPL e; G2 para NFV e os com especificidade adaptativa a determinados ambientes foram G1 e G4 para FMJI; G2 e G3 para CPL e; G1, G3, G4 e G5 para NFV. Os ambientes avaliados individualmente tiveram maior contribuição na interação GxE do que os genótipos e também foram contrastantes em AMMI2, indicativo de que fatores relativos às diferenças entre os anos agrícolas foram determinantes na interação associada ao IPCA1.
id EMBR_2b1de1bb15760823a30b284c5ffa056a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1050796
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.VarietyGenotype interactionBananaMusa spVariedadeEficiência reprodutivaInteração genéticaReproductive efficiencyA bananicultura representa importante cadeia econômica no Estado, mas quase a totalidade dos frutos é proveniente de outras localidades, tornando-se necessário o desenvolvimento regional. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar, em Porto Grande-AP, o desempenho produtivo de cinco cultivares de bananeira, resistentes à Sigatoka-negra que tem inviabilizado a produção regional. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Foram avaliados: número da folha mais jovem infectada (FMJI); altura da planta do nível do solo à inserção da inflorescência (APL), circunferência do pseudocaule a 30 cm de altura do solo (CPL); número de folhas viáveis (NFV) e; número total de folhas na planta (NFP). Como principais resultados, obteve-se na análise de variância a dominância de anos nas fontes de variação em NFV, ALT e CPL, sendo que para FMJI e NEP foram os ruídos. Na análise AMMI os eixos IPCA1 e IPCA2 explicaram a totalidade da SQGxE. Os genótipos mais estáveis no biplot AMMI foramG3 e G5 para FMJI; G1 para CPL e; G2 para NFV e os com especificidade adaptativa a determinados ambientes foram G1 e G4 para FMJI; G2 e G3 para CPL e; G1, G3, G4 e G5 para NFV. Os ambientes avaliados individualmente tiveram maior contribuição na interação GxE do que os genótipos e também foram contrastantes em AMMI2, indicativo de que fatores relativos às diferenças entre os anos agrícolas foram determinantes na interação associada ao IPCA1.GILBERTO KEN-ITI YOKOMIZO, CPAF-AP; JUREMA DO SOCORRO AZEVEDO DIAS, CPAF-AP; CARLOS TADEU DOS SANTOS DIAS, ESALQ; KUANG HONGYU, UFMT.YOKOMIZO, G. K.-I.DIAS, J. do S. A.DIAS, C. T. dos S.HONGYU, K.2016-08-12T11:11:11Z2016-08-12T11:11:11Z2016-08-1220162017-03-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrárias, v. 59, n. 1, p. 1-8, jan./mar. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1050796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:41:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1050796Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:41:48falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:41:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
title Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
spellingShingle Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
YOKOMIZO, G. K.-I.
Variety
Genotype interaction
Banana
Musa sp
Variedade
Eficiência reprodutiva
Interação genética
Reproductive efficiency
title_short Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
title_full Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
title_fullStr Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
title_full_unstemmed Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
title_sort Análise AMMI em caracteres vegetativos de genótipos de bananeiras no Amapá.
author YOKOMIZO, G. K.-I.
author_facet YOKOMIZO, G. K.-I.
DIAS, J. do S. A.
DIAS, C. T. dos S.
HONGYU, K.
author_role author
author2 DIAS, J. do S. A.
DIAS, C. T. dos S.
HONGYU, K.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GILBERTO KEN-ITI YOKOMIZO, CPAF-AP; JUREMA DO SOCORRO AZEVEDO DIAS, CPAF-AP; CARLOS TADEU DOS SANTOS DIAS, ESALQ; KUANG HONGYU, UFMT.
dc.contributor.author.fl_str_mv YOKOMIZO, G. K.-I.
DIAS, J. do S. A.
DIAS, C. T. dos S.
HONGYU, K.
dc.subject.por.fl_str_mv Variety
Genotype interaction
Banana
Musa sp
Variedade
Eficiência reprodutiva
Interação genética
Reproductive efficiency
topic Variety
Genotype interaction
Banana
Musa sp
Variedade
Eficiência reprodutiva
Interação genética
Reproductive efficiency
description A bananicultura representa importante cadeia econômica no Estado, mas quase a totalidade dos frutos é proveniente de outras localidades, tornando-se necessário o desenvolvimento regional. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar, em Porto Grande-AP, o desempenho produtivo de cinco cultivares de bananeira, resistentes à Sigatoka-negra que tem inviabilizado a produção regional. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Foram avaliados: número da folha mais jovem infectada (FMJI); altura da planta do nível do solo à inserção da inflorescência (APL), circunferência do pseudocaule a 30 cm de altura do solo (CPL); número de folhas viáveis (NFV) e; número total de folhas na planta (NFP). Como principais resultados, obteve-se na análise de variância a dominância de anos nas fontes de variação em NFV, ALT e CPL, sendo que para FMJI e NEP foram os ruídos. Na análise AMMI os eixos IPCA1 e IPCA2 explicaram a totalidade da SQGxE. Os genótipos mais estáveis no biplot AMMI foramG3 e G5 para FMJI; G1 para CPL e; G2 para NFV e os com especificidade adaptativa a determinados ambientes foram G1 e G4 para FMJI; G2 e G3 para CPL e; G1, G3, G4 e G5 para NFV. Os ambientes avaliados individualmente tiveram maior contribuição na interação GxE do que os genótipos e também foram contrastantes em AMMI2, indicativo de que fatores relativos às diferenças entre os anos agrícolas foram determinantes na interação associada ao IPCA1.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-12T11:11:11Z
2016-08-12T11:11:11Z
2016-08-12
2016
2017-03-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias, v. 59, n. 1, p. 1-8, jan./mar. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1050796
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrárias, v. 59, n. 1, p. 1-8, jan./mar. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1050796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503424705822720