Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, A. R. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: HECK, R. M., VASCONCELOS, M. K. P., BARBIERI, R. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008047
Resumo: O trabalho teve como objetivo descrever ações de cuidado familiar e uso de plantas medicinais, realizadas por mulheres agricultoras do Sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo um grupo de 15 agricultoras do Distrito de Rincão da Cruz, Pelotas-RS. A coleta de dados ocorreu em 2011 e 2012. Realizaram-se observações participantes, grupo focal e entrevistas individuais, que resultaram em dois núcleos temáticos. O referencial teórico embasou-se em Geertz e Leininger. A análise de conteúdo desenvolve-se em três etapas: pré-análise, exploração do resultado, interferência e interpretação dos resultados. Constatou-se que as mulheres possuem conhecimentos sobre as plantas medicinais e sobre as enfermidades mais recorrentes na região. Esse conhecimento é utilizado no contexto de cuidado da família e comunidade. A persistente trajetória destas mulheres agricultoras faz com que sejam reconhecidas regionalmente pelo trabalho com plantas medicinais e um recurso de saúde.
id EMBR_2c0d894272822e59c0a57afd562fd010
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1008047
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.Cuidado familiarRio Grande do SulPelotasPlanta medicinalMulherO trabalho teve como objetivo descrever ações de cuidado familiar e uso de plantas medicinais, realizadas por mulheres agricultoras do Sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo um grupo de 15 agricultoras do Distrito de Rincão da Cruz, Pelotas-RS. A coleta de dados ocorreu em 2011 e 2012. Realizaram-se observações participantes, grupo focal e entrevistas individuais, que resultaram em dois núcleos temáticos. O referencial teórico embasou-se em Geertz e Leininger. A análise de conteúdo desenvolve-se em três etapas: pré-análise, exploração do resultado, interferência e interpretação dos resultados. Constatou-se que as mulheres possuem conhecimentos sobre as plantas medicinais e sobre as enfermidades mais recorrentes na região. Esse conhecimento é utilizado no contexto de cuidado da família e comunidade. A persistente trajetória destas mulheres agricultoras faz com que sejam reconhecidas regionalmente pelo trabalho com plantas medicinais e um recurso de saúde.ÂNGELA ROBERTA ALVES LIMA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS; RITA MARIA HECK, UFPEL; MÁRCIA KASTER PORTELINA VASCONCELOS, UFPEL; ROSA LIA BARBIERI, CPACT.LIMA, A. R. A.HECK, R. M.VASCONCELOS, M. K. P.BARBIERI, R. L.2015-02-06T11:11:11Z2015-02-06T11:11:11Z2015-02-0620142015-02-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTexto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 365-372, 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:47:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1008047Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:47:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:47:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
title Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
spellingShingle Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
LIMA, A. R. A.
Cuidado familiar
Rio Grande do Sul
Pelotas
Planta medicinal
Mulher
title_short Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
title_full Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
title_fullStr Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
title_full_unstemmed Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
title_sort Ações de mulheres agricultoras no cuidado familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil.
author LIMA, A. R. A.
author_facet LIMA, A. R. A.
HECK, R. M.
VASCONCELOS, M. K. P.
BARBIERI, R. L.
author_role author
author2 HECK, R. M.
VASCONCELOS, M. K. P.
BARBIERI, R. L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ÂNGELA ROBERTA ALVES LIMA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS; RITA MARIA HECK, UFPEL; MÁRCIA KASTER PORTELINA VASCONCELOS, UFPEL; ROSA LIA BARBIERI, CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, A. R. A.
HECK, R. M.
VASCONCELOS, M. K. P.
BARBIERI, R. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado familiar
Rio Grande do Sul
Pelotas
Planta medicinal
Mulher
topic Cuidado familiar
Rio Grande do Sul
Pelotas
Planta medicinal
Mulher
description O trabalho teve como objetivo descrever ações de cuidado familiar e uso de plantas medicinais, realizadas por mulheres agricultoras do Sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo um grupo de 15 agricultoras do Distrito de Rincão da Cruz, Pelotas-RS. A coleta de dados ocorreu em 2011 e 2012. Realizaram-se observações participantes, grupo focal e entrevistas individuais, que resultaram em dois núcleos temáticos. O referencial teórico embasou-se em Geertz e Leininger. A análise de conteúdo desenvolve-se em três etapas: pré-análise, exploração do resultado, interferência e interpretação dos resultados. Constatou-se que as mulheres possuem conhecimentos sobre as plantas medicinais e sobre as enfermidades mais recorrentes na região. Esse conhecimento é utilizado no contexto de cuidado da família e comunidade. A persistente trajetória destas mulheres agricultoras faz com que sejam reconhecidas regionalmente pelo trabalho com plantas medicinais e um recurso de saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-06T11:11:11Z
2015-02-06T11:11:11Z
2015-02-06
2015-02-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 365-372, 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008047
identifier_str_mv Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 365-372, 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503402010443776