Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, A. C. de M.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: MUNIZ, M. de F. S., OLIVEIRA, E. R. L. de, LIMA, R. da S., CASTRO, J. M. da C. e, MOURA FILHO, G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151593
Resumo: Entre os principais problemas fitossanitários da cultura do inhame (Dioscorea spp.) no Brasil, a cascapreta, causada pelos nematoides Scutellonema bradys e Pratylenchus spp., destaca-se como o mais importante, incidindo em rizóforos comerciais e rizóforos-sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar, em casa de vegetação, o efeito da incorporação, ao solo, da parte aérea de Crotalariajuncea, C. spectabilis, C. ochroleuca, Tagetes erecta e T. patula sobre uma população mista de nematoides causadores da cascapreta- do-inhame. Após a incorporação, foi efetuado o plantio de inhame e, decorridos 30 dias, as plantas foram inoculadas com uma população mista de P. coffeae e S. bradys. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos (incluindo a testemunha), e oito repetições. A avaliação do experimento foi realizada cinco meses após o plantio do inhame. A incorporação das partes aéreas de espécies de Crotalaria spp. e de Tagetes spp. não reduziu a densidade populacional dos nematoides. A ineficácia dos tratamentos pode estar relacionada a fatores tais como a quantidade do material empregado e a composição da população de nematoides.
id EMBR_2c5dbdb95d14c8fc9068406ce2d1205c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151593
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.Casca-preta-do-inhameTagetes sppCasa de vegetaçãoInhamePratylenchus CoffeaeScutellonema BradysMatéria OrgânicaCrotaláriaNematóideDioscoreaYamsOrganic matterEntre os principais problemas fitossanitários da cultura do inhame (Dioscorea spp.) no Brasil, a cascapreta, causada pelos nematoides Scutellonema bradys e Pratylenchus spp., destaca-se como o mais importante, incidindo em rizóforos comerciais e rizóforos-sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar, em casa de vegetação, o efeito da incorporação, ao solo, da parte aérea de Crotalariajuncea, C. spectabilis, C. ochroleuca, Tagetes erecta e T. patula sobre uma população mista de nematoides causadores da cascapreta- do-inhame. Após a incorporação, foi efetuado o plantio de inhame e, decorridos 30 dias, as plantas foram inoculadas com uma população mista de P. coffeae e S. bradys. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos (incluindo a testemunha), e oito repetições. A avaliação do experimento foi realizada cinco meses após o plantio do inhame. A incorporação das partes aéreas de espécies de Crotalaria spp. e de Tagetes spp. não reduziu a densidade populacional dos nematoides. A ineficácia dos tratamentos pode estar relacionada a fatores tais como a quantidade do material empregado e a composição da população de nematoides.ANA CAROLINE DE MELO MORAIS, UFAL; MARIA DE FÁTIMA SILVA MUNIZ, UFAL; ELLEN REBECCA LOPES DE OLIVEIRA, SENAR/AL; ROSANGELA DA SILVA LIMA, SENAR/AL; JOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CPATSA; GILSON MOURA FILHO, UFAL.MORAIS, A. C. de M.MUNIZ, M. de F. S.OLIVEIRA, E. R. L. deLIMA, R. da S.CASTRO, J. M. da C. eMOURA FILHO, G.2023-02-08T15:01:20Z2023-02-08T15:01:20Z2023-02-082022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDiversitas Journal, v. 7, n. 4, p. 2314- 2321, 2022.2525-5215http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115159310.48017/dj.v7i4.1874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-02-08T15:01:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151593Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-02-08T15:01:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-02-08T15:01:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
title Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
spellingShingle Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
MORAIS, A. C. de M.
Casca-preta-do-inhame
Tagetes spp
Casa de vegetação
Inhame
Pratylenchus Coffeae
Scutellonema Bradys
Matéria Orgânica
Crotalária
Nematóide
Dioscorea
Yams
Organic matter
title_short Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
title_full Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
title_fullStr Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
title_full_unstemmed Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
title_sort Incorporação de plantas antagonistas ao solo para manejo de Pratylenchus coffeae e Scutellonema bradys.
author MORAIS, A. C. de M.
author_facet MORAIS, A. C. de M.
MUNIZ, M. de F. S.
OLIVEIRA, E. R. L. de
LIMA, R. da S.
CASTRO, J. M. da C. e
MOURA FILHO, G.
author_role author
author2 MUNIZ, M. de F. S.
OLIVEIRA, E. R. L. de
LIMA, R. da S.
CASTRO, J. M. da C. e
MOURA FILHO, G.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA CAROLINE DE MELO MORAIS, UFAL; MARIA DE FÁTIMA SILVA MUNIZ, UFAL; ELLEN REBECCA LOPES DE OLIVEIRA, SENAR/AL; ROSANGELA DA SILVA LIMA, SENAR/AL; JOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CPATSA; GILSON MOURA FILHO, UFAL.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, A. C. de M.
MUNIZ, M. de F. S.
OLIVEIRA, E. R. L. de
LIMA, R. da S.
CASTRO, J. M. da C. e
MOURA FILHO, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Casca-preta-do-inhame
Tagetes spp
Casa de vegetação
Inhame
Pratylenchus Coffeae
Scutellonema Bradys
Matéria Orgânica
Crotalária
Nematóide
Dioscorea
Yams
Organic matter
topic Casca-preta-do-inhame
Tagetes spp
Casa de vegetação
Inhame
Pratylenchus Coffeae
Scutellonema Bradys
Matéria Orgânica
Crotalária
Nematóide
Dioscorea
Yams
Organic matter
description Entre os principais problemas fitossanitários da cultura do inhame (Dioscorea spp.) no Brasil, a cascapreta, causada pelos nematoides Scutellonema bradys e Pratylenchus spp., destaca-se como o mais importante, incidindo em rizóforos comerciais e rizóforos-sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar, em casa de vegetação, o efeito da incorporação, ao solo, da parte aérea de Crotalariajuncea, C. spectabilis, C. ochroleuca, Tagetes erecta e T. patula sobre uma população mista de nematoides causadores da cascapreta- do-inhame. Após a incorporação, foi efetuado o plantio de inhame e, decorridos 30 dias, as plantas foram inoculadas com uma população mista de P. coffeae e S. bradys. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos (incluindo a testemunha), e oito repetições. A avaliação do experimento foi realizada cinco meses após o plantio do inhame. A incorporação das partes aéreas de espécies de Crotalaria spp. e de Tagetes spp. não reduziu a densidade populacional dos nematoides. A ineficácia dos tratamentos pode estar relacionada a fatores tais como a quantidade do material empregado e a composição da população de nematoides.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-08T15:01:20Z
2023-02-08T15:01:20Z
2023-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Diversitas Journal, v. 7, n. 4, p. 2314- 2321, 2022.
2525-5215
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151593
10.48017/dj.v7i4.1874
identifier_str_mv Diversitas Journal, v. 7, n. 4, p. 2314- 2321, 2022.
2525-5215
10.48017/dj.v7i4.1874
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503539515457536