Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SA, L. A. N. de
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: MORAES, G. J. de, TAMBASCO, J. F., DE NARDO, E. A. B.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11934
Resumo: Existe hoje no meio científico internacional e em toda sociedade uma preocupação crescente com a manutenção da qualidade ambiental e a preservação da biodiversidade especifica de cada região. Este movimento poderá afetar as analises sobre a convivência de introdução de agentes de controle biológico. A comunidade científica geral pressiona seus contrapartes que atuam na área de controle biologico clássico a comprovarem com dados experimentais o que em muitos casos era antes assumido de forma indireta, no que se refere a possíveis efeitos de agentes de controle sobre organismos não visados. O Laboratório de Quarentena "Costa Lima", credenciado pelo Ministério de Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária para introdução de agentes de controle biologico destinados a instituicoes nacionais de pesquisa, necessita adequar seu protocolo de avaliação de organismos exógenos a fim de compatibiliza-lo com as preocupações citadas. O protocolo básico adotado inicia-se com a pesquisa bibliográfica sobre os indicativos de impacto ambiental sobre a estrutura da fauna e flora associada a praga. Os conhecimentos disponíveis e detectados indicam os testes que devem ser conduzidos em laboratório, para avaliação dos efeitos diretos e indiretos dos organismos introduzidos sobre organismos benéficos, que vivem no mesmo habitat da praga alvo. Estes testes se destinam a identificar as interações físicas destes organismos e eventualmente parasitismo e predação, como também possíveis competições por alimento alternativo e espaço.
id EMBR_2e1b23f28fba791b5fb433ed9dce9774
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/11934
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.AgenteIntroduçãoProtocoloLaboratório Costa LimaAnáliseControle BiológicoFaunaFloraInsetoImpacto AmbientalRiscoPragaQuarentenaExiste hoje no meio científico internacional e em toda sociedade uma preocupação crescente com a manutenção da qualidade ambiental e a preservação da biodiversidade especifica de cada região. Este movimento poderá afetar as analises sobre a convivência de introdução de agentes de controle biológico. A comunidade científica geral pressiona seus contrapartes que atuam na área de controle biologico clássico a comprovarem com dados experimentais o que em muitos casos era antes assumido de forma indireta, no que se refere a possíveis efeitos de agentes de controle sobre organismos não visados. O Laboratório de Quarentena "Costa Lima", credenciado pelo Ministério de Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária para introdução de agentes de controle biologico destinados a instituicoes nacionais de pesquisa, necessita adequar seu protocolo de avaliação de organismos exógenos a fim de compatibiliza-lo com as preocupações citadas. O protocolo básico adotado inicia-se com a pesquisa bibliográfica sobre os indicativos de impacto ambiental sobre a estrutura da fauna e flora associada a praga. Os conhecimentos disponíveis e detectados indicam os testes que devem ser conduzidos em laboratório, para avaliação dos efeitos diretos e indiretos dos organismos introduzidos sobre organismos benéficos, que vivem no mesmo habitat da praga alvo. Estes testes se destinam a identificar as interações físicas destes organismos e eventualmente parasitismo e predação, como também possíveis competições por alimento alternativo e espaço.LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; CNPMA; FERNANADO JUNQUEIRA TAMBASCO, CNPMA; ELISABETH A. B. de NARDO, CNPMA.SA, L. A. N. deMORAES, G. J. deTAMBASCO, J. F.DE NARDO, E. A. B.2017-02-24T13:05:49Z2017-02-24T13:05:49Z1994-05-2719942017-02-24T13:05:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp.90In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 4., 1994, Gramado. Anais: sessão de posteres. Pelotas: EMBRAPA-CPACT, 1994.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11934por(EMBRAPA-CPACT. Documentos, 5).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:14:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/11934Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:14:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:14:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
title Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
spellingShingle Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
SA, L. A. N. de
Agente
Introdução
Protocolo
Laboratório Costa Lima
Análise
Controle Biológico
Fauna
Flora
Inseto
Impacto Ambiental
Risco
Praga
Quarentena
title_short Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
title_full Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
title_fullStr Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
title_full_unstemmed Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
title_sort Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
author SA, L. A. N. de
author_facet SA, L. A. N. de
MORAES, G. J. de
TAMBASCO, J. F.
DE NARDO, E. A. B.
author_role author
author2 MORAES, G. J. de
TAMBASCO, J. F.
DE NARDO, E. A. B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; CNPMA; FERNANADO JUNQUEIRA TAMBASCO, CNPMA; ELISABETH A. B. de NARDO, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SA, L. A. N. de
MORAES, G. J. de
TAMBASCO, J. F.
DE NARDO, E. A. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Agente
Introdução
Protocolo
Laboratório Costa Lima
Análise
Controle Biológico
Fauna
Flora
Inseto
Impacto Ambiental
Risco
Praga
Quarentena
topic Agente
Introdução
Protocolo
Laboratório Costa Lima
Análise
Controle Biológico
Fauna
Flora
Inseto
Impacto Ambiental
Risco
Praga
Quarentena
description Existe hoje no meio científico internacional e em toda sociedade uma preocupação crescente com a manutenção da qualidade ambiental e a preservação da biodiversidade especifica de cada região. Este movimento poderá afetar as analises sobre a convivência de introdução de agentes de controle biológico. A comunidade científica geral pressiona seus contrapartes que atuam na área de controle biologico clássico a comprovarem com dados experimentais o que em muitos casos era antes assumido de forma indireta, no que se refere a possíveis efeitos de agentes de controle sobre organismos não visados. O Laboratório de Quarentena "Costa Lima", credenciado pelo Ministério de Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária para introdução de agentes de controle biologico destinados a instituicoes nacionais de pesquisa, necessita adequar seu protocolo de avaliação de organismos exógenos a fim de compatibiliza-lo com as preocupações citadas. O protocolo básico adotado inicia-se com a pesquisa bibliográfica sobre os indicativos de impacto ambiental sobre a estrutura da fauna e flora associada a praga. Os conhecimentos disponíveis e detectados indicam os testes que devem ser conduzidos em laboratório, para avaliação dos efeitos diretos e indiretos dos organismos introduzidos sobre organismos benéficos, que vivem no mesmo habitat da praga alvo. Estes testes se destinam a identificar as interações físicas destes organismos e eventualmente parasitismo e predação, como também possíveis competições por alimento alternativo e espaço.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-05-27
1994
2017-02-24T13:05:49Z
2017-02-24T13:05:49Z
2017-02-24T13:05:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 4., 1994, Gramado. Anais: sessão de posteres. Pelotas: EMBRAPA-CPACT, 1994.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11934
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 4., 1994, Gramado. Anais: sessão de posteres. Pelotas: EMBRAPA-CPACT, 1994.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (EMBRAPA-CPACT. Documentos, 5).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p.90
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503433368109056