Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOVO, F.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: SOUZA, R. F. de, SOSA-GOMEZ, D. R., MOSCARDI, F., PARO, F. E., ITANO, E. N., ONO, M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/469545
Resumo: A lagarta de Anticarsia gemmatalis promove extensos danos na cultura da soja e seu controle é geralmente baseado na aplicação de inseticidas químicos. Devido aos riscos à saúde humana, animal e ao meio ambiente, métodos alternativos de controle tem sido desenvolvidos como o bioinseticida Baculovirus anticarsia. Há relatos de desenvolvimento de resistência em populações de A. gemmatalis submetidas, em laboratório, ao tratamento com baculovirus durante várias gerações. Os insetos apresentam mecanismos elaborados de proteção contra agentes infecciosos, como as lectinas, que atuam como moléculas de reconhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver anticorpos policlonais para lectina de A. gemmatalis. A atividade de lectina de hemolinfa de lagartas de A. gemmatalis foi avaliada frente a hemácias humanas, de coelho, camundongo, carneiro e boi em ensaio de hemaglutinação. Apenas as hemácias de bovino não foram aglutinadas pela lectina. As hemácias de coelho apresentaram maior reatividade com a lectina (1:512) e portanto os anticorpos policlonais foram produzidos em coelho imunizado com hemácias autó1ogas sensibilizadas com lectina. O anticorpo anti-lectina apresentou titulo de 1:8 em reação de precipitação em gel. Assim, nesse estudo foi possível produzir anticorpos para lectina de A. gemmatalis sem necessidade de emprego de técnicas dispendiosas de purificação.
id EMBR_2e8cff268b10b80362927c4546f63359
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/469545
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.EntomologiaLagartaA lagarta de Anticarsia gemmatalis promove extensos danos na cultura da soja e seu controle é geralmente baseado na aplicação de inseticidas químicos. Devido aos riscos à saúde humana, animal e ao meio ambiente, métodos alternativos de controle tem sido desenvolvidos como o bioinseticida Baculovirus anticarsia. Há relatos de desenvolvimento de resistência em populações de A. gemmatalis submetidas, em laboratório, ao tratamento com baculovirus durante várias gerações. Os insetos apresentam mecanismos elaborados de proteção contra agentes infecciosos, como as lectinas, que atuam como moléculas de reconhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver anticorpos policlonais para lectina de A. gemmatalis. A atividade de lectina de hemolinfa de lagartas de A. gemmatalis foi avaliada frente a hemácias humanas, de coelho, camundongo, carneiro e boi em ensaio de hemaglutinação. Apenas as hemácias de bovino não foram aglutinadas pela lectina. As hemácias de coelho apresentaram maior reatividade com a lectina (1:512) e portanto os anticorpos policlonais foram produzidos em coelho imunizado com hemácias autó1ogas sensibilizadas com lectina. O anticorpo anti-lectina apresentou titulo de 1:8 em reação de precipitação em gel. Assim, nesse estudo foi possível produzir anticorpos para lectina de A. gemmatalis sem necessidade de emprego de técnicas dispendiosas de purificação.FERNANDA BOVO, UEL; ROGÉRIO FERNANDES DE SOUZA, UEL; DANIEL RICARDO SOSA GOMEZ, CNPSO; FLÁVIO MOSCARDI, CNPSo; FÁBIO EDUARDO PARO, CNPSO; EIKO NAKAGAWA ITANO, UEL; MARIO AUGUSTO ONO, UEL.BOVO, F.SOUZA, R. F. deSOSA-GOMEZ, D. R.MOSCARDI, F.PARO, F. E.ITANO, E. N.ONO, M. A.2018-04-13T01:09:35Z2018-04-13T01:09:35Z2006-08-1620052018-04-13T01:09:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSemina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 1, p. 31-36, jan./jun. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/469545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-04-13T01:09:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/469545Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-04-13T01:09:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-04-13T01:09:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
title Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
spellingShingle Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
BOVO, F.
Entomologia
Lagarta
title_short Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
title_full Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
title_fullStr Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
title_full_unstemmed Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
title_sort Produção de anticorpos policlonais para lectina de hemolinfa de Anticarsia gemmatalis.
author BOVO, F.
author_facet BOVO, F.
SOUZA, R. F. de
SOSA-GOMEZ, D. R.
MOSCARDI, F.
PARO, F. E.
ITANO, E. N.
ONO, M. A.
author_role author
author2 SOUZA, R. F. de
SOSA-GOMEZ, D. R.
MOSCARDI, F.
PARO, F. E.
ITANO, E. N.
ONO, M. A.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDA BOVO, UEL; ROGÉRIO FERNANDES DE SOUZA, UEL; DANIEL RICARDO SOSA GOMEZ, CNPSO; FLÁVIO MOSCARDI, CNPSo; FÁBIO EDUARDO PARO, CNPSO; EIKO NAKAGAWA ITANO, UEL; MARIO AUGUSTO ONO, UEL.
dc.contributor.author.fl_str_mv BOVO, F.
SOUZA, R. F. de
SOSA-GOMEZ, D. R.
MOSCARDI, F.
PARO, F. E.
ITANO, E. N.
ONO, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Entomologia
Lagarta
topic Entomologia
Lagarta
description A lagarta de Anticarsia gemmatalis promove extensos danos na cultura da soja e seu controle é geralmente baseado na aplicação de inseticidas químicos. Devido aos riscos à saúde humana, animal e ao meio ambiente, métodos alternativos de controle tem sido desenvolvidos como o bioinseticida Baculovirus anticarsia. Há relatos de desenvolvimento de resistência em populações de A. gemmatalis submetidas, em laboratório, ao tratamento com baculovirus durante várias gerações. Os insetos apresentam mecanismos elaborados de proteção contra agentes infecciosos, como as lectinas, que atuam como moléculas de reconhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver anticorpos policlonais para lectina de A. gemmatalis. A atividade de lectina de hemolinfa de lagartas de A. gemmatalis foi avaliada frente a hemácias humanas, de coelho, camundongo, carneiro e boi em ensaio de hemaglutinação. Apenas as hemácias de bovino não foram aglutinadas pela lectina. As hemácias de coelho apresentaram maior reatividade com a lectina (1:512) e portanto os anticorpos policlonais foram produzidos em coelho imunizado com hemácias autó1ogas sensibilizadas com lectina. O anticorpo anti-lectina apresentou titulo de 1:8 em reação de precipitação em gel. Assim, nesse estudo foi possível produzir anticorpos para lectina de A. gemmatalis sem necessidade de emprego de técnicas dispendiosas de purificação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2006-08-16
2018-04-13T01:09:35Z
2018-04-13T01:09:35Z
2018-04-13T01:09:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 1, p. 31-36, jan./jun. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/469545
identifier_str_mv Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 1, p. 31-36, jan./jun. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/469545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503452403957760