Aproximação entre pesquisa e assistência técnica, com base no método treino & visita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ACOSTA, A.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: DOMIT, L., MARTINS, F., VIOLA, E., DORO, C., MARQUES, J. B., CARVALHO, O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092321
Resumo: Neste inicio do século XXI, numerosas mudanças tem ocorrido no ambiente de transferência de tecnologia relacionado à agricultura do Rio Grande do Sul. Novos atores da iniciativa privada tomaram-se indutores do uso de práticas e tecnologias, articuladas com a venda de insumos e a compra da produção, além do avanço da informalidade no setor de sementes. No entanto, a pesquisa agropecuária continua desenvolvendo conhecimentos e tecnologias para a extensão rural oficial e privada. Nesse sentido, foi desenvolvida Uma ação da Embrapa Trigo, em parceria com a Emater/RS - Ascar, cooperativas e empresas privadas, como alternativa para aprimorar o processo de transferência de tecnologia, com base no método denominado de "Sistema de Treino e Visita" (T & V), para a transferência e validação de conhecimentos e tecnologias no Rio Grande do Sul. Esse método consiste em atingir número expressivo de técnicos e produtores, através de sucessivos processos de comunicação, conjugados com uma série de atividades de apoio, na busca de aproximação dos agentes do sistema de informação agrícola. Estabeleceram-se parcerias regionais nas regiões Norte, Planalto, Alto Uruguai, Alto Jacuí, Noroeste e Missões, principais pólos de produção de grãos do Rio Grande do Sul, e ocorreram encontros focados na divulgação do método, na construção de uma agenda comum e na valorização de experiências consolidadas no âmbito do grupo. Assim, foram internalizados os elementos centrais do método e constituiu-se um espaço de capacitação, de antecipação de problemas nas principais culturas, de debate e apresentação de trabalhos, não só originários da pesquisa, mas também de informes relevantes das instituições de maneira ágil.
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