Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: INOUE, L. A. K. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: BEZERRA, A. C., MIRANDA, W. S., MUNIZ, A. W., BOIJINK, C. de L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004169
Resumo: A criação de peixes em gaiolas flutuantes na Amazônia Ocidental é um assunto de interesse inclusive governamental, pois traz à discussão a possibilidade do uso sustentável de grandes corpos de água da bacia amazônica, podendo, assim, beneficiar populações ribeirinhas com geração de trabalho e renda. O tambaqui é umas das espécies mais indicadas para esse fim por ser um peixe onívoro, bem apreciado no mercado consumidor local, além da demanda crescente, devido à redução dos estoques naturais pela pesca extrativista e desmatamento da mata ciliar nos arredores das grandes cidades nortistas como Manaus. Entretanto, mais informações básicas sobre a criação da espécie em gaiolas de baixo volume ainda são necessárias para o aperfeiçoamento e avanço da atividade. O presente trabalho estudou os efeitos de quatro densidades de estocagem (10, 20, 30 e 40 peixes/m3) no crescimento e na incidência de parasitas, monogêneas, nas brânquias do tambaqui cultivado em gaiolas de baixo volume (1m3). O estudo pode contribuir com mais informações elementares para a exploração racional dos recursos naturais amazônicos, o tambaqui e os grandes corpos de água. Os resultados mostram que é possível aumentar a produção de biomassa de tambaqui em gaiolas de baixo volume de 1m3 aumentando-se a densidade de estocagem até 40 peixes/m3,sem prejuízos no crescimento e aumento de carga parasitária nas brânquias dos peixes.
id EMBR_2fd01312fdbf54c99e8f9d016c15df08
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1004169
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.ParasitasFish-farmingGrowthColossoma MacropomumCrescimentoPisciculturaTambaquiparasitesA criação de peixes em gaiolas flutuantes na Amazônia Ocidental é um assunto de interesse inclusive governamental, pois traz à discussão a possibilidade do uso sustentável de grandes corpos de água da bacia amazônica, podendo, assim, beneficiar populações ribeirinhas com geração de trabalho e renda. O tambaqui é umas das espécies mais indicadas para esse fim por ser um peixe onívoro, bem apreciado no mercado consumidor local, além da demanda crescente, devido à redução dos estoques naturais pela pesca extrativista e desmatamento da mata ciliar nos arredores das grandes cidades nortistas como Manaus. Entretanto, mais informações básicas sobre a criação da espécie em gaiolas de baixo volume ainda são necessárias para o aperfeiçoamento e avanço da atividade. O presente trabalho estudou os efeitos de quatro densidades de estocagem (10, 20, 30 e 40 peixes/m3) no crescimento e na incidência de parasitas, monogêneas, nas brânquias do tambaqui cultivado em gaiolas de baixo volume (1m3). O estudo pode contribuir com mais informações elementares para a exploração racional dos recursos naturais amazônicos, o tambaqui e os grandes corpos de água. Os resultados mostram que é possível aumentar a produção de biomassa de tambaqui em gaiolas de baixo volume de 1m3 aumentando-se a densidade de estocagem até 40 peixes/m3,sem prejuízos no crescimento e aumento de carga parasitária nas brânquias dos peixes.LUIS ANTONIO KIOSHI AOKI INOUE, CPAA; ALCIMARA CHAMES BEZERRA, Bolsista; WILLIAM SANDRO MIRANDA, Bolsista; ALEKSANDER WESTPHAL MUNIZ, CPAA; CHEILA DE LIMA BOIJINK, CPAA.INOUE, L. A. K. A.BEZERRA, A. C.MIRANDA, W. S.MUNIZ, A. W.BOIJINK, C. de L.2015-01-05T11:11:11Z2015-01-05T11:11:11Z2015-01-0520142016-02-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Animal Brasileira, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 437-443, out./dez. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/100416910.590/1089-6891v15i426758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:40:57Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1004169Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:40:57Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
title Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
spellingShingle Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
INOUE, L. A. K. A.
Parasitas
Fish-farming
Growth
Colossoma Macropomum
Crescimento
Piscicultura
Tambaqui
parasites
title_short Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
title_full Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
title_fullStr Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
title_full_unstemmed Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
title_sort Cultivo de tambaqui em gaiolas de baixo volume: efeito da densidade de estocagem na produção de biomassa.
author INOUE, L. A. K. A.
author_facet INOUE, L. A. K. A.
BEZERRA, A. C.
MIRANDA, W. S.
MUNIZ, A. W.
BOIJINK, C. de L.
author_role author
author2 BEZERRA, A. C.
MIRANDA, W. S.
MUNIZ, A. W.
BOIJINK, C. de L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIS ANTONIO KIOSHI AOKI INOUE, CPAA; ALCIMARA CHAMES BEZERRA, Bolsista; WILLIAM SANDRO MIRANDA, Bolsista; ALEKSANDER WESTPHAL MUNIZ, CPAA; CHEILA DE LIMA BOIJINK, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv INOUE, L. A. K. A.
BEZERRA, A. C.
MIRANDA, W. S.
MUNIZ, A. W.
BOIJINK, C. de L.
dc.subject.por.fl_str_mv Parasitas
Fish-farming
Growth
Colossoma Macropomum
Crescimento
Piscicultura
Tambaqui
parasites
topic Parasitas
Fish-farming
Growth
Colossoma Macropomum
Crescimento
Piscicultura
Tambaqui
parasites
description A criação de peixes em gaiolas flutuantes na Amazônia Ocidental é um assunto de interesse inclusive governamental, pois traz à discussão a possibilidade do uso sustentável de grandes corpos de água da bacia amazônica, podendo, assim, beneficiar populações ribeirinhas com geração de trabalho e renda. O tambaqui é umas das espécies mais indicadas para esse fim por ser um peixe onívoro, bem apreciado no mercado consumidor local, além da demanda crescente, devido à redução dos estoques naturais pela pesca extrativista e desmatamento da mata ciliar nos arredores das grandes cidades nortistas como Manaus. Entretanto, mais informações básicas sobre a criação da espécie em gaiolas de baixo volume ainda são necessárias para o aperfeiçoamento e avanço da atividade. O presente trabalho estudou os efeitos de quatro densidades de estocagem (10, 20, 30 e 40 peixes/m3) no crescimento e na incidência de parasitas, monogêneas, nas brânquias do tambaqui cultivado em gaiolas de baixo volume (1m3). O estudo pode contribuir com mais informações elementares para a exploração racional dos recursos naturais amazônicos, o tambaqui e os grandes corpos de água. Os resultados mostram que é possível aumentar a produção de biomassa de tambaqui em gaiolas de baixo volume de 1m3 aumentando-se a densidade de estocagem até 40 peixes/m3,sem prejuízos no crescimento e aumento de carga parasitária nas brânquias dos peixes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-01-05T11:11:11Z
2015-01-05T11:11:11Z
2015-01-05
2016-02-12T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Animal Brasileira, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 437-443, out./dez. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004169
10.590/1089-6891v15i426758
identifier_str_mv Ciência Animal Brasileira, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 437-443, out./dez. 2014.
10.590/1089-6891v15i426758
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695359528337408