Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOURES, D. R. S.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: NUSSIO, L. G., PAZIANI, S. de F., PEDROSO, A. de F., MARI, L. J., RIBEIRO, J. L., ZOPOLLATO, M., SCHMIDT, P., PACKER, I. U.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46814
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do conteúdo de matéria seca da forragem (emurchecida ou não) e uso de enzimas fibrolíticas na silagem de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) aplicadas no momento inicial da ensilagem ou após a abertura do silo, antes da silagem ser fornecida ao animal. Os tratamentos foram confeccionados da seguinte forma: A - forragem emurchecida sem aplicação de enzimas fibrolíticas; B - não emurchecida sem aplicação de enzimas; C - emurchecida com aplicação da preparação enzimática por tonelada de massa verde no início da ensilagem; D - não emurchecida com aplicação da preparação enzimática, no início da ensilagem e E - não emurchecida com aplicação de preparação enzimática, após a abertura do silo. Foram realizadas observações do comportamento animal em bovinos que receberam rações contendo 50% de silagem. Foram utilizados 5 bovinos da raça Nelore, distribuídos ao acaso em delineamento do tipo Quadrado Latino 5 x 5. O comportamento ingestivo dos animais não foi alterado com a elevação da concentração de MS da silagem, sendo observados tempos (minutos/dia) e taxas médias (min/kg MS) de ingestão de MS (247 e 24), de ruminação (426 e 43) e de mastigação (673 e 67), respectivamente. Diante destas observações, pode-se concluir que o emurchecimento da forragem e o uso de aditivo enzimático não resultaram em alterações expressivas no comportamento ingestivo dos animais.
id EMBR_3008909ed8e6c997668749d24700f0b3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/46814
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.AditivosRuminançãoConservaçãoMastigaçãoO presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do conteúdo de matéria seca da forragem (emurchecida ou não) e uso de enzimas fibrolíticas na silagem de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) aplicadas no momento inicial da ensilagem ou após a abertura do silo, antes da silagem ser fornecida ao animal. Os tratamentos foram confeccionados da seguinte forma: A - forragem emurchecida sem aplicação de enzimas fibrolíticas; B - não emurchecida sem aplicação de enzimas; C - emurchecida com aplicação da preparação enzimática por tonelada de massa verde no início da ensilagem; D - não emurchecida com aplicação da preparação enzimática, no início da ensilagem e E - não emurchecida com aplicação de preparação enzimática, após a abertura do silo. Foram realizadas observações do comportamento animal em bovinos que receberam rações contendo 50% de silagem. Foram utilizados 5 bovinos da raça Nelore, distribuídos ao acaso em delineamento do tipo Quadrado Latino 5 x 5. O comportamento ingestivo dos animais não foi alterado com a elevação da concentração de MS da silagem, sendo observados tempos (minutos/dia) e taxas médias (min/kg MS) de ingestão de MS (247 e 24), de ruminação (426 e 43) e de mastigação (673 e 67), respectivamente. Diante destas observações, pode-se concluir que o emurchecimento da forragem e o uso de aditivo enzimático não resultaram em alterações expressivas no comportamento ingestivo dos animais.Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos, SP; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; IRINEU UMBERTO PACKER.LOURES, D. R. S.NUSSIO, L. G.PAZIANI, S. de F.PEDROSO, A. de F.MARI, L. J.RIBEIRO, J. L.ZOPOLLATO, M.SCHMIDT, P.PACKER, I. U.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-04-1320032011-11-17T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1CD-ROM.6f.In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:30:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/46814Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:30:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
title Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
spellingShingle Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
LOURES, D. R. S.
Aditivos
Ruminanção
Conservação
Mastigação
title_short Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
title_full Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
title_fullStr Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
title_full_unstemmed Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
title_sort Uso de enzimas fibrolíticas e conteúdo de matéria seca em silagens de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) sobre o comportamento ingestivo de bovinos de corte.
author LOURES, D. R. S.
author_facet LOURES, D. R. S.
NUSSIO, L. G.
PAZIANI, S. de F.
PEDROSO, A. de F.
MARI, L. J.
RIBEIRO, J. L.
ZOPOLLATO, M.
SCHMIDT, P.
PACKER, I. U.
author_role author
author2 NUSSIO, L. G.
PAZIANI, S. de F.
PEDROSO, A. de F.
MARI, L. J.
RIBEIRO, J. L.
ZOPOLLATO, M.
SCHMIDT, P.
PACKER, I. U.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos, SP; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; IRINEU UMBERTO PACKER.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOURES, D. R. S.
NUSSIO, L. G.
PAZIANI, S. de F.
PEDROSO, A. de F.
MARI, L. J.
RIBEIRO, J. L.
ZOPOLLATO, M.
SCHMIDT, P.
PACKER, I. U.
dc.subject.por.fl_str_mv Aditivos
Ruminanção
Conservação
Mastigação
topic Aditivos
Ruminanção
Conservação
Mastigação
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do conteúdo de matéria seca da forragem (emurchecida ou não) e uso de enzimas fibrolíticas na silagem de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) aplicadas no momento inicial da ensilagem ou após a abertura do silo, antes da silagem ser fornecida ao animal. Os tratamentos foram confeccionados da seguinte forma: A - forragem emurchecida sem aplicação de enzimas fibrolíticas; B - não emurchecida sem aplicação de enzimas; C - emurchecida com aplicação da preparação enzimática por tonelada de massa verde no início da ensilagem; D - não emurchecida com aplicação da preparação enzimática, no início da ensilagem e E - não emurchecida com aplicação de preparação enzimática, após a abertura do silo. Foram realizadas observações do comportamento animal em bovinos que receberam rações contendo 50% de silagem. Foram utilizados 5 bovinos da raça Nelore, distribuídos ao acaso em delineamento do tipo Quadrado Latino 5 x 5. O comportamento ingestivo dos animais não foi alterado com a elevação da concentração de MS da silagem, sendo observados tempos (minutos/dia) e taxas médias (min/kg MS) de ingestão de MS (247 e 24), de ruminação (426 e 43) e de mastigação (673 e 67), respectivamente. Diante destas observações, pode-se concluir que o emurchecimento da forragem e o uso de aditivo enzimático não resultaram em alterações expressivas no comportamento ingestivo dos animais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-04-13
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-11-17T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46814
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1CD-ROM.
6f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695171862593536