Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GHINI, R.
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9863
Resumo: Isolados de Botrytis squamosa, causador da Queima das Pontas da Cebola, foram testados quanto a resistência a benomyl e iprodione atraves do método do fungicida incorporado ao meio de cultura. Em culturas de cebola, nas quais foi utilizado benomyl, foram obtidos isolados resistentes, apresentando crescimento micelial em meio de cultura de BDA contendo 1000 ppm fungicida. Em locais onde o benomyl nao foi aplicado, os isolados apresentaram-se sensiveis ao produto, sendo o crescimento inibido pela concentração de 1 ppm. Todos os isolados foram considerados sensíveis a iprodione, visto que apresentaram pouco ou nenhum crescimento micelial em meio de cultura contendo 10 ppm do fungicida. Em condicoes de laboratorio, foram obtidas linhagens iprodione - resistentes,e com dupla-resistência. As linhagens resistentes a benomyl, a iprodione e a iprodione + benomyl nao tiveram alteradas suas sensibilidades ao fungicida propiconazol, porem houve uma tendencia geral de se mostrarem mais sensíveis ao captan, captafol e mancozeb do que a linhagem sensível. As linhagens resistentes a iprodione foram também resistentes a procymidone e dicloran. As linhagens de B. squamosa resistentes a benomyl podem ser tão adaptadas quanto as sensíveis, ao passo que as resistentes a iprodione apresentaram-se menos adaptadas. Isolados tanto sensíveis quanto resistentes se anastomosaram livremente. O número de núcleos/conidio em duas linhagens foi determinado, não tendo sido constatadas diferenças; ambas apresentaram ate 20 núcleos/conidios.
id EMBR_30fd76dfc710edce806bcdf0bc8ec3ea
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/9863
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.OcorrenciaAdaptabilidadeDicarboximidaBenzimidazolBotrytis SquamosaCebolaControle QuímicoFungicidaFungoLinhagemResistênciabenomyliprodioneIsolados de Botrytis squamosa, causador da Queima das Pontas da Cebola, foram testados quanto a resistência a benomyl e iprodione atraves do método do fungicida incorporado ao meio de cultura. Em culturas de cebola, nas quais foi utilizado benomyl, foram obtidos isolados resistentes, apresentando crescimento micelial em meio de cultura de BDA contendo 1000 ppm fungicida. Em locais onde o benomyl nao foi aplicado, os isolados apresentaram-se sensiveis ao produto, sendo o crescimento inibido pela concentração de 1 ppm. Todos os isolados foram considerados sensíveis a iprodione, visto que apresentaram pouco ou nenhum crescimento micelial em meio de cultura contendo 10 ppm do fungicida. Em condicoes de laboratorio, foram obtidas linhagens iprodione - resistentes,e com dupla-resistência. As linhagens resistentes a benomyl, a iprodione e a iprodione + benomyl nao tiveram alteradas suas sensibilidades ao fungicida propiconazol, porem houve uma tendencia geral de se mostrarem mais sensíveis ao captan, captafol e mancozeb do que a linhagem sensível. As linhagens resistentes a iprodione foram também resistentes a procymidone e dicloran. As linhagens de B. squamosa resistentes a benomyl podem ser tão adaptadas quanto as sensíveis, ao passo que as resistentes a iprodione apresentaram-se menos adaptadas. Isolados tanto sensíveis quanto resistentes se anastomosaram livremente. O número de núcleos/conidio em duas linhagens foi determinado, não tendo sido constatadas diferenças; ambas apresentaram ate 20 núcleos/conidios.Tese Doutorado.RAQUEL GHINI, CNPMA.GHINI, R.2021-08-12T12:00:30Z2021-08-12T12:00:30Z1991-01-021987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis114p.Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1987.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-08-12T12:00:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/9863Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-08-12T12:00:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-08-12T12:00:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
title Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
spellingShingle Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
GHINI, R.
Ocorrencia
Adaptabilidade
Dicarboximida
Benzimidazol
Botrytis Squamosa
Cebola
Controle Químico
Fungicida
Fungo
Linhagem
Resistência
benomyl
iprodione
title_short Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
title_full Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
title_fullStr Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
title_full_unstemmed Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
title_sort Ocorrência e adaptabilidade de linhagens de Botrytis squamosa resistentes a fungicidas do grupo dos benzimidazois e dicarboximidas.
author GHINI, R.
author_facet GHINI, R.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAQUEL GHINI, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GHINI, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Ocorrencia
Adaptabilidade
Dicarboximida
Benzimidazol
Botrytis Squamosa
Cebola
Controle Químico
Fungicida
Fungo
Linhagem
Resistência
benomyl
iprodione
topic Ocorrencia
Adaptabilidade
Dicarboximida
Benzimidazol
Botrytis Squamosa
Cebola
Controle Químico
Fungicida
Fungo
Linhagem
Resistência
benomyl
iprodione
description Isolados de Botrytis squamosa, causador da Queima das Pontas da Cebola, foram testados quanto a resistência a benomyl e iprodione atraves do método do fungicida incorporado ao meio de cultura. Em culturas de cebola, nas quais foi utilizado benomyl, foram obtidos isolados resistentes, apresentando crescimento micelial em meio de cultura de BDA contendo 1000 ppm fungicida. Em locais onde o benomyl nao foi aplicado, os isolados apresentaram-se sensiveis ao produto, sendo o crescimento inibido pela concentração de 1 ppm. Todos os isolados foram considerados sensíveis a iprodione, visto que apresentaram pouco ou nenhum crescimento micelial em meio de cultura contendo 10 ppm do fungicida. Em condicoes de laboratorio, foram obtidas linhagens iprodione - resistentes,e com dupla-resistência. As linhagens resistentes a benomyl, a iprodione e a iprodione + benomyl nao tiveram alteradas suas sensibilidades ao fungicida propiconazol, porem houve uma tendencia geral de se mostrarem mais sensíveis ao captan, captafol e mancozeb do que a linhagem sensível. As linhagens resistentes a iprodione foram também resistentes a procymidone e dicloran. As linhagens de B. squamosa resistentes a benomyl podem ser tão adaptadas quanto as sensíveis, ao passo que as resistentes a iprodione apresentaram-se menos adaptadas. Isolados tanto sensíveis quanto resistentes se anastomosaram livremente. O número de núcleos/conidio em duas linhagens foi determinado, não tendo sido constatadas diferenças; ambas apresentaram ate 20 núcleos/conidios.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
1991-01-02
2021-08-12T12:00:30Z
2021-08-12T12:00:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1987.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9863
identifier_str_mv Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1987.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503508173520896