Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, C. de L. T. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: AMARAL, T. A., SILVA, D. F., HEINEMANN, A. B., GARCIA, A. G., HOOGENBOOM, G., MAGALHAES, P. C., ARAUJO, S. G. de A.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513768
Resumo: A data da semeadura é um dos fatores que mais afetam produtividade de milho de sequeiro. Utilizou-se o modelo Ceres-Maize para simular a produtividade de milho semedo em diferentes datas em Sete Lagoas, MG. Avaliou-se uma metodologia baseada em dados estatísticos, para auxiliar no estabelecimento do período adequado de semeadura de milho. Cabe ao tomador de decisão definir o nível de quebra de produtividade que ele estaria disposto a aceitar. Tolerando-se uma redução de 10% na produtividade em relação ao valor médio máximo, o período de semeadura na região deve ser de 26 de setembro a sete de novembro, embora o risco para a semeadura de setembro seja alto devido às instabilidades climáticas. Mesmo com semeaduras realizadas neste período, há uma probabilidade de cerca de 33% de que ocorram quebras de safra de até 10% em decorrência de déficit hídrico e de outros fatores como temperaturas noturnas altas.
id EMBR_323f0e73c7bed18397db602b4f4ba280
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/513768
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.Quebra de safraSimulaçãoPlantioA data da semeadura é um dos fatores que mais afetam produtividade de milho de sequeiro. Utilizou-se o modelo Ceres-Maize para simular a produtividade de milho semedo em diferentes datas em Sete Lagoas, MG. Avaliou-se uma metodologia baseada em dados estatísticos, para auxiliar no estabelecimento do período adequado de semeadura de milho. Cabe ao tomador de decisão definir o nível de quebra de produtividade que ele estaria disposto a aceitar. Tolerando-se uma redução de 10% na produtividade em relação ao valor médio máximo, o período de semeadura na região deve ser de 26 de setembro a sete de novembro, embora o risco para a semeadura de setembro seja alto devido às instabilidades climáticas. Mesmo com semeaduras realizadas neste período, há uma probabilidade de cerca de 33% de que ocorram quebras de safra de até 10% em decorrência de déficit hídrico e de outros fatores como temperaturas noturnas altas.CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; Tales Antônio Amaral, Bolsista CNPq; Denise Freitas Silva, Bolsista CNPq; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; Axel Garcia y Garcia, The University of Georgia; Gerrit Hoogenboom, The University of Georgia; PAULO CESAR MAGALHAES, CNPMS; Samira Gabriela de A. Araújo, UNIFEMM.ANDRADE, C. de L. T. deAMARAL, T. A.SILVA, D. F.HEINEMANN, A. B.GARCIA, A. G.HOOGENBOOM, G.MAGALHAES, P. C.ARAUJO, S. G. de A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-10-1420092018-07-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 16., 2009, Belo Horizonte. Mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável: [trabalhos apresentados.]. Viçosa, MG: UFV; Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:37:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/513768Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:37:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:37:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
title Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
spellingShingle Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
ANDRADE, C. de L. T. de
Quebra de safra
Simulação
Plantio
title_short Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
title_full Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
title_fullStr Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
title_full_unstemmed Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
title_sort Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.
author ANDRADE, C. de L. T. de
author_facet ANDRADE, C. de L. T. de
AMARAL, T. A.
SILVA, D. F.
HEINEMANN, A. B.
GARCIA, A. G.
HOOGENBOOM, G.
MAGALHAES, P. C.
ARAUJO, S. G. de A.
author_role author
author2 AMARAL, T. A.
SILVA, D. F.
HEINEMANN, A. B.
GARCIA, A. G.
HOOGENBOOM, G.
MAGALHAES, P. C.
ARAUJO, S. G. de A.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; Tales Antônio Amaral, Bolsista CNPq; Denise Freitas Silva, Bolsista CNPq; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; Axel Garcia y Garcia, The University of Georgia; Gerrit Hoogenboom, The University of Georgia; PAULO CESAR MAGALHAES, CNPMS; Samira Gabriela de A. Araújo, UNIFEMM.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, C. de L. T. de
AMARAL, T. A.
SILVA, D. F.
HEINEMANN, A. B.
GARCIA, A. G.
HOOGENBOOM, G.
MAGALHAES, P. C.
ARAUJO, S. G. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Quebra de safra
Simulação
Plantio
topic Quebra de safra
Simulação
Plantio
description A data da semeadura é um dos fatores que mais afetam produtividade de milho de sequeiro. Utilizou-se o modelo Ceres-Maize para simular a produtividade de milho semedo em diferentes datas em Sete Lagoas, MG. Avaliou-se uma metodologia baseada em dados estatísticos, para auxiliar no estabelecimento do período adequado de semeadura de milho. Cabe ao tomador de decisão definir o nível de quebra de produtividade que ele estaria disposto a aceitar. Tolerando-se uma redução de 10% na produtividade em relação ao valor médio máximo, o período de semeadura na região deve ser de 26 de setembro a sete de novembro, embora o risco para a semeadura de setembro seja alto devido às instabilidades climáticas. Mesmo com semeaduras realizadas neste período, há uma probabilidade de cerca de 33% de que ocorram quebras de safra de até 10% em decorrência de déficit hídrico e de outros fatores como temperaturas noturnas altas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-14
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-07-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 16., 2009, Belo Horizonte. Mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável: [trabalhos apresentados.]. Viçosa, MG: UFV; Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513768
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 16., 2009, Belo Horizonte. Mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável: [trabalhos apresentados.]. Viçosa, MG: UFV; Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503363433332736