Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, C. M.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA, P. T. de S. e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146929
https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.47172
Resumo: Este artigo analisou o processo de registro e de gestão das marcas da Embrapa por meio do levantamento do histórico de proteção no Brasil e do exterior, identificando os processos e os critérios internos para efetivação de tais registros. Para isso, foram realizados um estudo de caso, com levantamento documental, entrevistas e busca de dados na base do INPI referentes às marcas ligadas ao CNPJ da Embrapa de 1970 até maio de 2021. Os resultados obtidos demonstraram que a Instituição vem ampliando a proteção dos seus ativos marcários, com 522 processos no INPI, sendo a maioria em vigor, possuindo ainda a tendência de resguardar as marcas em mais de uma classe. Em 2021, a Embrapa atualizou o seu documento orientador referente à criação e gestão de marcas, buscando uma maior organização do processo interno, bem como a promoção desse ativo como instrumento de negócio.
id EMBR_33c711b549d9090b2f42ebf1b7d1bd51
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146929
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.Signos distintivosProspecção tecnológicaPropriedade Intelectual na EmbrapaGovernança de MarcaInstituição de PesquisaAdministração de PesquisaResearch institutionsEste artigo analisou o processo de registro e de gestão das marcas da Embrapa por meio do levantamento do histórico de proteção no Brasil e do exterior, identificando os processos e os critérios internos para efetivação de tais registros. Para isso, foram realizados um estudo de caso, com levantamento documental, entrevistas e busca de dados na base do INPI referentes às marcas ligadas ao CNPJ da Embrapa de 1970 até maio de 2021. Os resultados obtidos demonstraram que a Instituição vem ampliando a proteção dos seus ativos marcários, com 522 processos no INPI, sendo a maioria em vigor, possuindo ainda a tendência de resguardar as marcas em mais de uma classe. Em 2021, a Embrapa atualizou o seu documento orientador referente à criação e gestão de marcas, buscando uma maior organização do processo interno, bem como a promoção desse ativo como instrumento de negócio.CLARICE MONTEIRO ROCHA, CPATSA; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.ROCHA, C. M.SILVA, P. T. de S. e2022-09-28T18:05:37Z2022-09-28T18:05:37Z2022-09-282022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Prospecção, v. 15, n. 3, p. 723-737, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146929https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.47172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-09-28T18:05:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1146929Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-09-28T18:05:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
title Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
spellingShingle Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
ROCHA, C. M.
Signos distintivos
Prospecção tecnológica
Propriedade Intelectual na Embrapa
Governança de Marca
Instituição de Pesquisa
Administração de Pesquisa
Research institutions
title_short Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
title_full Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
title_fullStr Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
title_full_unstemmed Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
title_sort Análise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
author ROCHA, C. M.
author_facet ROCHA, C. M.
SILVA, P. T. de S. e
author_role author
author2 SILVA, P. T. de S. e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLARICE MONTEIRO ROCHA, CPATSA; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, C. M.
SILVA, P. T. de S. e
dc.subject.por.fl_str_mv Signos distintivos
Prospecção tecnológica
Propriedade Intelectual na Embrapa
Governança de Marca
Instituição de Pesquisa
Administração de Pesquisa
Research institutions
topic Signos distintivos
Prospecção tecnológica
Propriedade Intelectual na Embrapa
Governança de Marca
Instituição de Pesquisa
Administração de Pesquisa
Research institutions
description Este artigo analisou o processo de registro e de gestão das marcas da Embrapa por meio do levantamento do histórico de proteção no Brasil e do exterior, identificando os processos e os critérios internos para efetivação de tais registros. Para isso, foram realizados um estudo de caso, com levantamento documental, entrevistas e busca de dados na base do INPI referentes às marcas ligadas ao CNPJ da Embrapa de 1970 até maio de 2021. Os resultados obtidos demonstraram que a Instituição vem ampliando a proteção dos seus ativos marcários, com 522 processos no INPI, sendo a maioria em vigor, possuindo ainda a tendência de resguardar as marcas em mais de uma classe. Em 2021, a Embrapa atualizou o seu documento orientador referente à criação e gestão de marcas, buscando uma maior organização do processo interno, bem como a promoção desse ativo como instrumento de negócio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T18:05:37Z
2022-09-28T18:05:37Z
2022-09-28
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Prospecção, v. 15, n. 3, p. 723-737, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146929
https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.47172
identifier_str_mv Cadernos de Prospecção, v. 15, n. 3, p. 723-737, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146929
https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.47172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695652038049792