Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIA, J. C. de
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/197625
Resumo: Estudou-se a possibilidade de avaliação da resistência do feijoeiro a quatro doenças - ferrugem, crestamento bacteriano comum, mancha angular e antracnose - em um único ciclo, através de inoculações sequenciais, em condições de casa-de-vegetação e campo. Todos os trabalhos foram conduzidos em instalações do Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão (CNPAF), em Goianira, Goiás. A sequência adequada para avaliação de resistência consistiu da inoculação com Uromyces appendiculatus e Xanthomonas campestris pv. phaseoli entre 8 e 10 dias após o plantio, Isariopsis griseola, aos 17 dias, e Colletotrichum lindemuthianum aos 25-27 dias, correspondendo, respectivamente, aos estádios de folhas primárias, primeira e terceira a quarta trifoliolada. Nas sequências e intervalos de inoculações testados, não houve, entre as doenças, interação que afetasse o grau de resistência do hospedeiro. Mesmo as cultivares suscetíveis a todas as doenças puderam ser avaliadas, sem prejuízo de informações. As inoculações em condições de campo (canteiros) proporcionaram uniformidade e severidade das doenças, podendo dispensar o uso de repetições, mantendo apenas a bordadura suscetível em volta das cultivares em teste.
id EMBR_33d53d9cdf63b663b54996259de75d84
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/197625
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.DoençaFeijãoInoculaçãoPhaseolus VulgarisResistênciaEstudou-se a possibilidade de avaliação da resistência do feijoeiro a quatro doenças - ferrugem, crestamento bacteriano comum, mancha angular e antracnose - em um único ciclo, através de inoculações sequenciais, em condições de casa-de-vegetação e campo. Todos os trabalhos foram conduzidos em instalações do Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão (CNPAF), em Goianira, Goiás. A sequência adequada para avaliação de resistência consistiu da inoculação com Uromyces appendiculatus e Xanthomonas campestris pv. phaseoli entre 8 e 10 dias após o plantio, Isariopsis griseola, aos 17 dias, e Colletotrichum lindemuthianum aos 25-27 dias, correspondendo, respectivamente, aos estádios de folhas primárias, primeira e terceira a quarta trifoliolada. Nas sequências e intervalos de inoculações testados, não houve, entre as doenças, interação que afetasse o grau de resistência do hospedeiro. Mesmo as cultivares suscetíveis a todas as doenças puderam ser avaliadas, sem prejuízo de informações. As inoculações em condições de campo (canteiros) proporcionaram uniformidade e severidade das doenças, podendo dispensar o uso de repetições, mantendo apenas a bordadura suscetível em volta das cultivares em teste.JOSIAS CORREA DE FARIA, CNPAF.FARIA, J. C. de2023-05-19T18:56:36Z2023-05-19T18:56:36Z1994-10-181988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFitopatologia Brasileira, v. 13, n. 3, p. 269-273, out. 1988.0100-4158http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/197625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-05-19T18:56:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/197625Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-05-19T18:56:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-05-19T18:56:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
title Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
spellingShingle Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
FARIA, J. C. de
Doença
Feijão
Inoculação
Phaseolus Vulgaris
Resistência
title_short Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
title_full Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
title_fullStr Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
title_full_unstemmed Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
title_sort Inoculação sequencial para avaliação da resistência do feijoeiro (Phaseolus vulgaris) a quatro doenças.
author FARIA, J. C. de
author_facet FARIA, J. C. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSIAS CORREA DE FARIA, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIA, J. C. de
dc.subject.por.fl_str_mv Doença
Feijão
Inoculação
Phaseolus Vulgaris
Resistência
topic Doença
Feijão
Inoculação
Phaseolus Vulgaris
Resistência
description Estudou-se a possibilidade de avaliação da resistência do feijoeiro a quatro doenças - ferrugem, crestamento bacteriano comum, mancha angular e antracnose - em um único ciclo, através de inoculações sequenciais, em condições de casa-de-vegetação e campo. Todos os trabalhos foram conduzidos em instalações do Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão (CNPAF), em Goianira, Goiás. A sequência adequada para avaliação de resistência consistiu da inoculação com Uromyces appendiculatus e Xanthomonas campestris pv. phaseoli entre 8 e 10 dias após o plantio, Isariopsis griseola, aos 17 dias, e Colletotrichum lindemuthianum aos 25-27 dias, correspondendo, respectivamente, aos estádios de folhas primárias, primeira e terceira a quarta trifoliolada. Nas sequências e intervalos de inoculações testados, não houve, entre as doenças, interação que afetasse o grau de resistência do hospedeiro. Mesmo as cultivares suscetíveis a todas as doenças puderam ser avaliadas, sem prejuízo de informações. As inoculações em condições de campo (canteiros) proporcionaram uniformidade e severidade das doenças, podendo dispensar o uso de repetições, mantendo apenas a bordadura suscetível em volta das cultivares em teste.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
1994-10-18
2023-05-19T18:56:36Z
2023-05-19T18:56:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fitopatologia Brasileira, v. 13, n. 3, p. 269-273, out. 1988.
0100-4158
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/197625
identifier_str_mv Fitopatologia Brasileira, v. 13, n. 3, p. 269-273, out. 1988.
0100-4158
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/197625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503545109610496