Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, E. P. da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: CUNHA, G. R. da, PIRES, J. L. F., DALMAGO, G. A., PASINATO, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/824305
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da aclimatação, da intensidade de geada e da disponibilidade hídrica sobre os danos causados pela geada em trigo. Os experimentos foram conduzidos em telados, com trigo cultivado em vasos. A aclimatação e a incidência de geada foram simuladas em câmaras de crescimento. Os fatores abióticos avaliados foram: regimes de aclimatação (com e sem); gradiente de temperatura (2, -2, -4 e -7°C); e variação de disponibilidade hídrica no solo, antes da geada (9, 6, 3 e 1 dia sem irrigação). Todos os fatores foram avaliados no afilhamento, alongamento e espigamento das cultivares: BR-18 Terena, mais tolerante à geada; e BRS 194, menos tolerante. As variáveis avaliadas foram: grau de queima de folhas, sete dias após a geada; massa de matéria seca total; e massa de grãos. A aclimatação do trigo, antes da geada, diminuiu os danos provocados antes do espigamento, e resultou em menor queima de folhas e maior rendimento de grãos. A temperatura de -7°C, no espigamento, resultou em falha na produção de grãos de ambas as cultivares; e os prejuízos com geada foram menores nas plantas com nove dias sem irrigação. As condições anteriores à ocorrência de geada têm influência sobre os danos provocados por ela.
id EMBR_340d43402dd4cda503054641896f2d97
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/824305
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.Deficit hídricoEstádio fenológicoAcclimatizationGrowth stageWater deficitCongelamentoTriticum AestivumfreezingO objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da aclimatação, da intensidade de geada e da disponibilidade hídrica sobre os danos causados pela geada em trigo. Os experimentos foram conduzidos em telados, com trigo cultivado em vasos. A aclimatação e a incidência de geada foram simuladas em câmaras de crescimento. Os fatores abióticos avaliados foram: regimes de aclimatação (com e sem); gradiente de temperatura (2, -2, -4 e -7°C); e variação de disponibilidade hídrica no solo, antes da geada (9, 6, 3 e 1 dia sem irrigação). Todos os fatores foram avaliados no afilhamento, alongamento e espigamento das cultivares: BR-18 Terena, mais tolerante à geada; e BRS 194, menos tolerante. As variáveis avaliadas foram: grau de queima de folhas, sete dias após a geada; massa de matéria seca total; e massa de grãos. A aclimatação do trigo, antes da geada, diminuiu os danos provocados antes do espigamento, e resultou em menor queima de folhas e maior rendimento de grãos. A temperatura de -7°C, no espigamento, resultou em falha na produção de grãos de ambas as cultivares; e os prejuízos com geada foram menores nas plantas com nove dias sem irrigação. As condições anteriores à ocorrência de geada têm influência sobre os danos provocados por ela.Embrapa Trigo.SILVA, E. P. daCUNHA, G. R. daPIRES, J. L. F.DALMAGO, G. A.PASINATO, A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-10-1120082015-02-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 10, p. 1257-1265, out. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/824305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:43:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/824305Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:43:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:43:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
title Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
spellingShingle Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
SILVA, E. P. da
Deficit hídrico
Estádio fenológico
Acclimatization
Growth stage
Water deficit
Congelamento
Triticum Aestivum
freezing
title_short Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
title_full Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
title_fullStr Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
title_full_unstemmed Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
title_sort Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada.
author SILVA, E. P. da
author_facet SILVA, E. P. da
CUNHA, G. R. da
PIRES, J. L. F.
DALMAGO, G. A.
PASINATO, A.
author_role author
author2 CUNHA, G. R. da
PIRES, J. L. F.
DALMAGO, G. A.
PASINATO, A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Trigo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, E. P. da
CUNHA, G. R. da
PIRES, J. L. F.
DALMAGO, G. A.
PASINATO, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Deficit hídrico
Estádio fenológico
Acclimatization
Growth stage
Water deficit
Congelamento
Triticum Aestivum
freezing
topic Deficit hídrico
Estádio fenológico
Acclimatization
Growth stage
Water deficit
Congelamento
Triticum Aestivum
freezing
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da aclimatação, da intensidade de geada e da disponibilidade hídrica sobre os danos causados pela geada em trigo. Os experimentos foram conduzidos em telados, com trigo cultivado em vasos. A aclimatação e a incidência de geada foram simuladas em câmaras de crescimento. Os fatores abióticos avaliados foram: regimes de aclimatação (com e sem); gradiente de temperatura (2, -2, -4 e -7°C); e variação de disponibilidade hídrica no solo, antes da geada (9, 6, 3 e 1 dia sem irrigação). Todos os fatores foram avaliados no afilhamento, alongamento e espigamento das cultivares: BR-18 Terena, mais tolerante à geada; e BRS 194, menos tolerante. As variáveis avaliadas foram: grau de queima de folhas, sete dias após a geada; massa de matéria seca total; e massa de grãos. A aclimatação do trigo, antes da geada, diminuiu os danos provocados antes do espigamento, e resultou em menor queima de folhas e maior rendimento de grãos. A temperatura de -7°C, no espigamento, resultou em falha na produção de grãos de ambas as cultivares; e os prejuízos com geada foram menores nas plantas com nove dias sem irrigação. As condições anteriores à ocorrência de geada têm influência sobre os danos provocados por ela.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-11
2008
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 10, p. 1257-1265, out. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/824305
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 10, p. 1257-1265, out. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/824305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503329191034880