Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, L. A. da S.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: LIGO, M. A. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15411
Resumo: Em comparação à adubação convencional da cultura da banana, três doses de lodo de esgoto (9. 18 e 36 t.ha-1) foram aplicadas na época de plantio de bananeiras do cultivar Grande Naine, avaliando-se o desenvolvimento de plantas, ponto de colheita, produtividade, teores de nutrientes e metais pesados em frutas e solo até a primeira produção. As bananeiras tiveram crescimento semelhante em todos os tratamentos, mas houve retardamento do ponto de colheita nos tratamentos com lodo em relação ao convencional. A produtividade, apesar de estatisticamente não ter apresentado diferença significativa entre os tratamentos, na menor dose de lodo superou o tratamento convencional em cerca de 5 t.ha-1 . O aumento das doses de lodo de 9 para 18 e 36 t.ha-1, não influenciou o desenvolvimento da cultura. As frutas dos tratamentos com lodo nas doses 9 e 18 t.ha-1 apresentaram teores de Cd pouco superiores ao tratamento convencional, mas estiveram dentro dos limites permitidos. No tratamento convencional os teores de Ni e Pb nas frutas foram mais elevados que nos tratamentos com lodo, porém estiveram dentro dos limites permitidos. Entretanto, em todos os tratamentos os teores de cromo nas frutas estiveram acima do limite permitido pela legislação brasileira. No solo todos os tratamentos apresentaram teores de metais pesados abaixo das concentrações máximas permitidas de diversos países.
id EMBR_3420d14b8ead211cd6fb4e963233be2d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15411
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.Lodo de esgotoEfeitoFertilizanteContaminaçãoBananaAdubo de EsgotoEm comparação à adubação convencional da cultura da banana, três doses de lodo de esgoto (9. 18 e 36 t.ha-1) foram aplicadas na época de plantio de bananeiras do cultivar Grande Naine, avaliando-se o desenvolvimento de plantas, ponto de colheita, produtividade, teores de nutrientes e metais pesados em frutas e solo até a primeira produção. As bananeiras tiveram crescimento semelhante em todos os tratamentos, mas houve retardamento do ponto de colheita nos tratamentos com lodo em relação ao convencional. A produtividade, apesar de estatisticamente não ter apresentado diferença significativa entre os tratamentos, na menor dose de lodo superou o tratamento convencional em cerca de 5 t.ha-1 . O aumento das doses de lodo de 9 para 18 e 36 t.ha-1, não influenciou o desenvolvimento da cultura. As frutas dos tratamentos com lodo nas doses 9 e 18 t.ha-1 apresentaram teores de Cd pouco superiores ao tratamento convencional, mas estiveram dentro dos limites permitidos. No tratamento convencional os teores de Ni e Pb nas frutas foram mais elevados que nos tratamentos com lodo, porém estiveram dentro dos limites permitidos. Entretanto, em todos os tratamentos os teores de cromo nas frutas estiveram acima do limite permitido pela legislação brasileira. No solo todos os tratamentos apresentaram teores de metais pesados abaixo das concentrações máximas permitidas de diversos países.L. A. da S. MELO, Embrapa Meio Ambiente; MARCOS ANTONIO VIEIRA LIGO, CNPMA.MELO, L. A. da S.LIGO, M. A. V.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-05-1520062015-08-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Científica Rural, Bagé, v. 11, n. 2, p. 33-38, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:25:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15411Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:25:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:25:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
title Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
spellingShingle Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
MELO, L. A. da S.
Lodo de esgoto
Efeito
Fertilizante
Contaminação
Banana
Adubo de Esgoto
title_short Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
title_full Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
title_fullStr Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
title_full_unstemmed Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
title_sort Uso de lodo de esgoto em bananicultura: efeitos de doses no primeiro ano de aplicação.
author MELO, L. A. da S.
author_facet MELO, L. A. da S.
LIGO, M. A. V.
author_role author
author2 LIGO, M. A. V.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv L. A. da S. MELO, Embrapa Meio Ambiente; MARCOS ANTONIO VIEIRA LIGO, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, L. A. da S.
LIGO, M. A. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Lodo de esgoto
Efeito
Fertilizante
Contaminação
Banana
Adubo de Esgoto
topic Lodo de esgoto
Efeito
Fertilizante
Contaminação
Banana
Adubo de Esgoto
description Em comparação à adubação convencional da cultura da banana, três doses de lodo de esgoto (9. 18 e 36 t.ha-1) foram aplicadas na época de plantio de bananeiras do cultivar Grande Naine, avaliando-se o desenvolvimento de plantas, ponto de colheita, produtividade, teores de nutrientes e metais pesados em frutas e solo até a primeira produção. As bananeiras tiveram crescimento semelhante em todos os tratamentos, mas houve retardamento do ponto de colheita nos tratamentos com lodo em relação ao convencional. A produtividade, apesar de estatisticamente não ter apresentado diferença significativa entre os tratamentos, na menor dose de lodo superou o tratamento convencional em cerca de 5 t.ha-1 . O aumento das doses de lodo de 9 para 18 e 36 t.ha-1, não influenciou o desenvolvimento da cultura. As frutas dos tratamentos com lodo nas doses 9 e 18 t.ha-1 apresentaram teores de Cd pouco superiores ao tratamento convencional, mas estiveram dentro dos limites permitidos. No tratamento convencional os teores de Ni e Pb nas frutas foram mais elevados que nos tratamentos com lodo, porém estiveram dentro dos limites permitidos. Entretanto, em todos os tratamentos os teores de cromo nas frutas estiveram acima do limite permitido pela legislação brasileira. No solo todos os tratamentos apresentaram teores de metais pesados abaixo das concentrações máximas permitidas de diversos países.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-05-15
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-08-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 11, n. 2, p. 33-38, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15411
identifier_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 11, n. 2, p. 33-38, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503408170827776