Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, L. F. C. e
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SCHMITZ, H., MOTA, D. M. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997796
Resumo: Apresentamos os resultados de uma investigação sobre o ordenamento e as práticas jurídicas da comunidade quilombola de Bairro Alto. Esta comunidade de aproximadamente 340 habitantes é localizada na Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Buscamos compreender as formas de manutenção, organização e os laços de pertencimento ao território desta comunidade. Notou-se em pesquisa de campo que as práticas jurídicas locais se estruturaram desde o momento da formação da comunidade, gerando princípios de uso e usufruto que definem simbolicamente o território, território este que está ordenado a partir do processo de ocupação da terra e de um conjunto de relações sociais com os fazendeiros, com comunidades vizinhas e com o Estado. Analisaremos os entrelaçamentos de ordens jurídicas internas e externas à comunidade para a definição dos direitos socioterritoriais, e como isso manteve o território sob o domínio do grupo, mesmo diante de perdas de certas áreas, no confronto com sujeitos expropriadores. Ressalta-se, portanto, que o ordenamento jurídico da comunidade se formou por um processo influenciado pelas relações sociais com outros sujeitos. Nesse processo, o Estado é um agente importante com quem a comunidade estabelece diálogo para formação de seu ordenamento jurídico, mesmo que ele a tenha deixado à margem, nas bordas de suas ações políticas, jurídicas e sociais por grande parte da história do grupo.
id EMBR_348556fb58bde3793d9857a4a163255b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/997796
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.Comunidade quilombolaDireito socioterritorialTerritórioPráticas jurídicasIlha do MarajóParáApresentamos os resultados de uma investigação sobre o ordenamento e as práticas jurídicas da comunidade quilombola de Bairro Alto. Esta comunidade de aproximadamente 340 habitantes é localizada na Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Buscamos compreender as formas de manutenção, organização e os laços de pertencimento ao território desta comunidade. Notou-se em pesquisa de campo que as práticas jurídicas locais se estruturaram desde o momento da formação da comunidade, gerando princípios de uso e usufruto que definem simbolicamente o território, território este que está ordenado a partir do processo de ocupação da terra e de um conjunto de relações sociais com os fazendeiros, com comunidades vizinhas e com o Estado. Analisaremos os entrelaçamentos de ordens jurídicas internas e externas à comunidade para a definição dos direitos socioterritoriais, e como isso manteve o território sob o domínio do grupo, mesmo diante de perdas de certas áreas, no confronto com sujeitos expropriadores. Ressalta-se, portanto, que o ordenamento jurídico da comunidade se formou por um processo influenciado pelas relações sociais com outros sujeitos. Nesse processo, o Estado é um agente importante com quem a comunidade estabelece diálogo para formação de seu ordenamento jurídico, mesmo que ele a tenha deixado à margem, nas bordas de suas ações políticas, jurídicas e sociais por grande parte da história do grupo.Luís Fernando Cardoso e Cardoso, UFPA; Heribert Schmitz, UFPA; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU.CARDOSO, L. F. C. eSCHMITZ, H.MOTA, D. M. da2014-10-20T11:11:11Z2014-10-20T11:11:11Z2014-10-2020102015-04-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCampos: Revista de Antropologia Social, v. 11-, n. 1, p. 9-29, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:33:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/997796Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:33:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
title Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
spellingShingle Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
CARDOSO, L. F. C. e
Comunidade quilombola
Direito socioterritorial
Território
Práticas jurídicas
Ilha do Marajó
Pará
title_short Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
title_full Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
title_fullStr Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
title_full_unstemmed Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
title_sort Direitos entrelaçados: práticas jurídicas e território quilombola na Ilha do Marajó - PA.
author CARDOSO, L. F. C. e
author_facet CARDOSO, L. F. C. e
SCHMITZ, H.
MOTA, D. M. da
author_role author
author2 SCHMITZ, H.
MOTA, D. M. da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís Fernando Cardoso e Cardoso, UFPA; Heribert Schmitz, UFPA; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, L. F. C. e
SCHMITZ, H.
MOTA, D. M. da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade quilombola
Direito socioterritorial
Território
Práticas jurídicas
Ilha do Marajó
Pará
topic Comunidade quilombola
Direito socioterritorial
Território
Práticas jurídicas
Ilha do Marajó
Pará
description Apresentamos os resultados de uma investigação sobre o ordenamento e as práticas jurídicas da comunidade quilombola de Bairro Alto. Esta comunidade de aproximadamente 340 habitantes é localizada na Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Buscamos compreender as formas de manutenção, organização e os laços de pertencimento ao território desta comunidade. Notou-se em pesquisa de campo que as práticas jurídicas locais se estruturaram desde o momento da formação da comunidade, gerando princípios de uso e usufruto que definem simbolicamente o território, território este que está ordenado a partir do processo de ocupação da terra e de um conjunto de relações sociais com os fazendeiros, com comunidades vizinhas e com o Estado. Analisaremos os entrelaçamentos de ordens jurídicas internas e externas à comunidade para a definição dos direitos socioterritoriais, e como isso manteve o território sob o domínio do grupo, mesmo diante de perdas de certas áreas, no confronto com sujeitos expropriadores. Ressalta-se, portanto, que o ordenamento jurídico da comunidade se formou por um processo influenciado pelas relações sociais com outros sujeitos. Nesse processo, o Estado é um agente importante com quem a comunidade estabelece diálogo para formação de seu ordenamento jurídico, mesmo que ele a tenha deixado à margem, nas bordas de suas ações políticas, jurídicas e sociais por grande parte da história do grupo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-10-20T11:11:11Z
2014-10-20T11:11:11Z
2014-10-20
2015-04-01T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Campos: Revista de Antropologia Social, v. 11-, n. 1, p. 9-29, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997796
identifier_str_mv Campos: Revista de Antropologia Social, v. 11-, n. 1, p. 9-29, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695346847907840