Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINEZ, G. B.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: COSTA, J. da S., SILVA, A. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133733
Resumo: O cumaru (Dipteryx odorata) em sistemas integrados é uma opção de árvore de grande potencial mercadológico. As árvores proporcionam benefícios ao sistema, tanto de ordem técnica, quanto econômica e ambiental. Este estudo objetivou caracterizar a fenologia reprodutiva e vegetativa do Cumarú em sistemas silvipastoris. O estudo foi realizado no Município de Belterra-PA em 50 indivíduos dessa espécie. As fenofases estudadas são: floração (botão floral e flor), frutificação (frutos verdes, maduros, ocos e dispersão) e mudanças foliares (folhas novas, maduras e desfolha). A renovação do dossel da espécie teve a queda foliar como um evento contínuo, porém com a permanência de folhas maduras, mantendo sombreamento durante o ano todo, sendo benéfico para sistemas de integração Pecuária-Floresta (IPF) pela redução do estresse pelo excesso luminoso. A floração do cumaru não mostrou sazonalidade para a temperatura e precipitação, porém apresentou dois picos, em janeiro-fevereiro, época chuvosa e setembro-outubro, época seca. Sazonalidade foi identificada para a frutificação (frutos verdes) durante o período chuvoso, de janeiro a julho. E para frutos maduros, a transição do período chuvoso para o seco. A dispersão de sementes ocorreu no período seco, uma estratégia para melhor utilizar os agentes de polinização e dispersão. O amplo período de dispersão de frutos e a sincronia entre os indivíduos da espécie estudada podem facilitar a coleta de sementes.
id EMBR_34c90250c8842d698d5470e62992cf9b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1133733
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.ILPFCumaruDipteryx OdorataAmazoniaO cumaru (Dipteryx odorata) em sistemas integrados é uma opção de árvore de grande potencial mercadológico. As árvores proporcionam benefícios ao sistema, tanto de ordem técnica, quanto econômica e ambiental. Este estudo objetivou caracterizar a fenologia reprodutiva e vegetativa do Cumarú em sistemas silvipastoris. O estudo foi realizado no Município de Belterra-PA em 50 indivíduos dessa espécie. As fenofases estudadas são: floração (botão floral e flor), frutificação (frutos verdes, maduros, ocos e dispersão) e mudanças foliares (folhas novas, maduras e desfolha). A renovação do dossel da espécie teve a queda foliar como um evento contínuo, porém com a permanência de folhas maduras, mantendo sombreamento durante o ano todo, sendo benéfico para sistemas de integração Pecuária-Floresta (IPF) pela redução do estresse pelo excesso luminoso. A floração do cumaru não mostrou sazonalidade para a temperatura e precipitação, porém apresentou dois picos, em janeiro-fevereiro, época chuvosa e setembro-outubro, época seca. Sazonalidade foi identificada para a frutificação (frutos verdes) durante o período chuvoso, de janeiro a julho. E para frutos maduros, a transição do período chuvoso para o seco. A dispersão de sementes ocorreu no período seco, uma estratégia para melhor utilizar os agentes de polinização e dispersão. O amplo período de dispersão de frutos e a sincronia entre os indivíduos da espécie estudada podem facilitar a coleta de sementes.GLADYS BEATRIZ MARTINEZ, CPATU; JONAS DA SILVA COSTA, UNIOESTE; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU.MARTINEZ, G. B.COSTA, J. da S.SILVA, A. R.2021-08-19T17:00:24Z2021-08-19T17:00:24Z2021-08-192021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrazilian Journal of Animal and Environmental Research, v.4, n.3, p. 3708-3714, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113373310.34188/bjaerv4n3-075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-08-19T17:00:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1133733Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-08-19T17:00:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-08-19T17:00:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
title Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
spellingShingle Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
MARTINEZ, G. B.
ILPF
Cumaru
Dipteryx Odorata
Amazonia
title_short Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
title_full Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
title_fullStr Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
title_full_unstemmed Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
title_sort Fenologia reprodutiva do cumarú (Dipteryx odorata) para uso em sistemas silvipastoris.
author MARTINEZ, G. B.
author_facet MARTINEZ, G. B.
COSTA, J. da S.
SILVA, A. R.
author_role author
author2 COSTA, J. da S.
SILVA, A. R.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GLADYS BEATRIZ MARTINEZ, CPATU; JONAS DA SILVA COSTA, UNIOESTE; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINEZ, G. B.
COSTA, J. da S.
SILVA, A. R.
dc.subject.por.fl_str_mv ILPF
Cumaru
Dipteryx Odorata
Amazonia
topic ILPF
Cumaru
Dipteryx Odorata
Amazonia
description O cumaru (Dipteryx odorata) em sistemas integrados é uma opção de árvore de grande potencial mercadológico. As árvores proporcionam benefícios ao sistema, tanto de ordem técnica, quanto econômica e ambiental. Este estudo objetivou caracterizar a fenologia reprodutiva e vegetativa do Cumarú em sistemas silvipastoris. O estudo foi realizado no Município de Belterra-PA em 50 indivíduos dessa espécie. As fenofases estudadas são: floração (botão floral e flor), frutificação (frutos verdes, maduros, ocos e dispersão) e mudanças foliares (folhas novas, maduras e desfolha). A renovação do dossel da espécie teve a queda foliar como um evento contínuo, porém com a permanência de folhas maduras, mantendo sombreamento durante o ano todo, sendo benéfico para sistemas de integração Pecuária-Floresta (IPF) pela redução do estresse pelo excesso luminoso. A floração do cumaru não mostrou sazonalidade para a temperatura e precipitação, porém apresentou dois picos, em janeiro-fevereiro, época chuvosa e setembro-outubro, época seca. Sazonalidade foi identificada para a frutificação (frutos verdes) durante o período chuvoso, de janeiro a julho. E para frutos maduros, a transição do período chuvoso para o seco. A dispersão de sementes ocorreu no período seco, uma estratégia para melhor utilizar os agentes de polinização e dispersão. O amplo período de dispersão de frutos e a sincronia entre os indivíduos da espécie estudada podem facilitar a coleta de sementes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19T17:00:24Z
2021-08-19T17:00:24Z
2021-08-19
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v.4, n.3, p. 3708-3714, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133733
10.34188/bjaerv4n3-075
identifier_str_mv Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v.4, n.3, p. 3708-3714, 2021.
10.34188/bjaerv4n3-075
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503508732411904