Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO, I. L. R.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: KARAM, D., GARCIA, Q. S.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491185
Resumo: Realizaram-se ensaios de germinação com sementes de Lactuca sativa L. (alface) cv. Aurélia, sorgo cv. BR 304, Anadenanthera peregrina (L.) Speg. (angico) e Enterolobium contortisiliquum (Vell.) (tamboril), com o objetivo de avaliar o potencial alelopático de extratos aquosos foliares de três espécies de Eucalyptus. Prepararam-se os extratos colocando as folhas senescentes, secas e moídas de E. camaldulensis Dehnh (EC), E. grandis W.Hill ex Maien (EG) e E. urophylla S.T.Blake (EU) em água destilada na concentração 5% (p/v). Após agitados e centrifugados, obtiveram-se extratos a 100% (v/v), com os quais diluiram-se para 75, 50, 25, 12,5, 0% (v/v) e medidos o pH e o potencial osmótico em cada concentração. As sementes foram colocadas para germinar em placas gerbox, forradas com papel de filtro e umedecidas com os extratos, numa amostragem de 100 sementes por tratamento (4x25). As placas foram colocadas em câmara germinadora a 25°C, na presença de luz. A germinação foi verificada a cada 48h, durante 7 dias, sendo o critério germinativo a emergência radicular. O pH dos extratos das três espécies de Eucalyptus diminuiu com o aumento da concentração, porém, não afetou a germinação das espécies receptoras testadas. Os extratos aquosos de folhas de EC, EG e EU não interferiram na germinação das sementes de angico, tamboril e sorgo, porém inibiram a germinação das sementes de alface. Eucalyptus camaldulensis; E; grandis; E; urophylla
id EMBR_34ff6bc34a20c0d6b04e0d8b1f408543
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/491185
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.grandisurophyllaAlelopatiaAnadenanthera PeregrinaEnterolobium ContortisiliquumEucalyptus CamaldulensisRealizaram-se ensaios de germinação com sementes de Lactuca sativa L. (alface) cv. Aurélia, sorgo cv. BR 304, Anadenanthera peregrina (L.) Speg. (angico) e Enterolobium contortisiliquum (Vell.) (tamboril), com o objetivo de avaliar o potencial alelopático de extratos aquosos foliares de três espécies de Eucalyptus. Prepararam-se os extratos colocando as folhas senescentes, secas e moídas de E. camaldulensis Dehnh (EC), E. grandis W.Hill ex Maien (EG) e E. urophylla S.T.Blake (EU) em água destilada na concentração 5% (p/v). Após agitados e centrifugados, obtiveram-se extratos a 100% (v/v), com os quais diluiram-se para 75, 50, 25, 12,5, 0% (v/v) e medidos o pH e o potencial osmótico em cada concentração. As sementes foram colocadas para germinar em placas gerbox, forradas com papel de filtro e umedecidas com os extratos, numa amostragem de 100 sementes por tratamento (4x25). As placas foram colocadas em câmara germinadora a 25°C, na presença de luz. A germinação foi verificada a cada 48h, durante 7 dias, sendo o critério germinativo a emergência radicular. O pH dos extratos das três espécies de Eucalyptus diminuiu com o aumento da concentração, porém, não afetou a germinação das espécies receptoras testadas. Os extratos aquosos de folhas de EC, EG e EU não interferiram na germinação das sementes de angico, tamboril e sorgo, porém inibiram a germinação das sementes de alface. Eucalyptus camaldulensis; E; grandis; E; urophyllaIsabel Lara Resende Carneiro, UFMG/ICS; DECIO KARAM, CNPMS; Queila Souza Garcia, UFMG/ICS.CARNEIRO, I. L. R.KARAM, D.GARCIA, Q. S.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-06-2320082016-03-15T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 26.; CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINO-AMERICANA DE MALEZAS, 18., 2008, Ouro Preto. Trabalhos apresentadaos. Sete Lagoas: SBCPD: Embrapa Milho e Sorgo, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:47:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/491185Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:47:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:47:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
title Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
spellingShingle Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
CARNEIRO, I. L. R.
grandis
urophylla
Alelopatia
Anadenanthera Peregrina
Enterolobium Contortisiliquum
Eucalyptus Camaldulensis
title_short Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
title_full Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
title_fullStr Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
title_full_unstemmed Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
title_sort Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
author CARNEIRO, I. L. R.
author_facet CARNEIRO, I. L. R.
KARAM, D.
GARCIA, Q. S.
author_role author
author2 KARAM, D.
GARCIA, Q. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isabel Lara Resende Carneiro, UFMG/ICS; DECIO KARAM, CNPMS; Queila Souza Garcia, UFMG/ICS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNEIRO, I. L. R.
KARAM, D.
GARCIA, Q. S.
dc.subject.por.fl_str_mv grandis
urophylla
Alelopatia
Anadenanthera Peregrina
Enterolobium Contortisiliquum
Eucalyptus Camaldulensis
topic grandis
urophylla
Alelopatia
Anadenanthera Peregrina
Enterolobium Contortisiliquum
Eucalyptus Camaldulensis
description Realizaram-se ensaios de germinação com sementes de Lactuca sativa L. (alface) cv. Aurélia, sorgo cv. BR 304, Anadenanthera peregrina (L.) Speg. (angico) e Enterolobium contortisiliquum (Vell.) (tamboril), com o objetivo de avaliar o potencial alelopático de extratos aquosos foliares de três espécies de Eucalyptus. Prepararam-se os extratos colocando as folhas senescentes, secas e moídas de E. camaldulensis Dehnh (EC), E. grandis W.Hill ex Maien (EG) e E. urophylla S.T.Blake (EU) em água destilada na concentração 5% (p/v). Após agitados e centrifugados, obtiveram-se extratos a 100% (v/v), com os quais diluiram-se para 75, 50, 25, 12,5, 0% (v/v) e medidos o pH e o potencial osmótico em cada concentração. As sementes foram colocadas para germinar em placas gerbox, forradas com papel de filtro e umedecidas com os extratos, numa amostragem de 100 sementes por tratamento (4x25). As placas foram colocadas em câmara germinadora a 25°C, na presença de luz. A germinação foi verificada a cada 48h, durante 7 dias, sendo o critério germinativo a emergência radicular. O pH dos extratos das três espécies de Eucalyptus diminuiu com o aumento da concentração, porém, não afetou a germinação das espécies receptoras testadas. Os extratos aquosos de folhas de EC, EG e EU não interferiram na germinação das sementes de angico, tamboril e sorgo, porém inibiram a germinação das sementes de alface. Eucalyptus camaldulensis; E; grandis; E; urophylla
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-23
2008
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-03-15T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 26.; CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINO-AMERICANA DE MALEZAS, 18., 2008, Ouro Preto. Trabalhos apresentadaos. Sete Lagoas: SBCPD: Embrapa Milho e Sorgo, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491185
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 26.; CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINO-AMERICANA DE MALEZAS, 18., 2008, Ouro Preto. Trabalhos apresentadaos. Sete Lagoas: SBCPD: Embrapa Milho e Sorgo, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503373717766144