Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIALHO, J. S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: AGUIAR, M. I. de, CORREIA, M. E. F., CAMPANHA, M. M., OLIVEIRA, T. S. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027536
Resumo: Um dos desafios da pesquisa em ecologia do solo é avaliar o impacto dos manejos agrícolas sobre os invertebrados. O presente estudo objetivou avaliar a abundância da pedofauna em agroflorestas, sistemas tradicionais (em uso e em pousio) e Caatinga conservada (MATA). Instalaram-se armadilhas pitfall em cinco transectos espaçados em 10 m, nos períodos seco e chuvoso. Os invertebrados coletados foram identificados em grupos taxonômicos e a abundância foi determinada. No período chuvoso, as agroflorestas apresentaram abundância semelhante à MATA devido ao aumento do carbono orgânico pela deposição do material vegetal. Os sistemas tradicionais em pousio apresentaram abundância semelhante à MATA. As agroflorestas propiciam melhores condições climáticas e nutricionais pelo ambiente coberto o que diminui os efeitos do manejo sobre a abundância da pedofauna. Seis e nove anos de pousio em sistemas tradicionais envolvendo queimada são suficientes para recompor a abundância da pedofauna.
id EMBR_362755e0ef15cba7321ca5a672f50909
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1027536
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.Fauna do soloAgrossilvipastorilSilvipastorilFauna edáficaUm dos desafios da pesquisa em ecologia do solo é avaliar o impacto dos manejos agrícolas sobre os invertebrados. O presente estudo objetivou avaliar a abundância da pedofauna em agroflorestas, sistemas tradicionais (em uso e em pousio) e Caatinga conservada (MATA). Instalaram-se armadilhas pitfall em cinco transectos espaçados em 10 m, nos períodos seco e chuvoso. Os invertebrados coletados foram identificados em grupos taxonômicos e a abundância foi determinada. No período chuvoso, as agroflorestas apresentaram abundância semelhante à MATA devido ao aumento do carbono orgânico pela deposição do material vegetal. Os sistemas tradicionais em pousio apresentaram abundância semelhante à MATA. As agroflorestas propiciam melhores condições climáticas e nutricionais pelo ambiente coberto o que diminui os efeitos do manejo sobre a abundância da pedofauna. Seis e nove anos de pousio em sistemas tradicionais envolvendo queimada são suficientes para recompor a abundância da pedofauna.MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS.FIALHO, J. S.AGUIAR, M. I. deCORREIA, M. E. F.CAMPANHA, M. M.OLIVEIRA, T. S. de2015-10-29T11:11:11Z2015-10-29T11:11:11Z2015-10-2920152016-02-03T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS DO SEMIÁRIDO, 2., 2015, Quixadá, CE. Anais... Quixadá: UFC, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/102753610.18068/IISBRNS2015.resap069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:04:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1027536Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:04:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
title Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
spellingShingle Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
FIALHO, J. S.
Fauna do solo
Agrossilvipastoril
Silvipastoril
Fauna edáfica
title_short Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
title_full Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
title_fullStr Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
title_full_unstemmed Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
title_sort Abundância da pedofauna em sistemas tradicionais, agroflorestais e caatinga conservada.
author FIALHO, J. S.
author_facet FIALHO, J. S.
AGUIAR, M. I. de
CORREIA, M. E. F.
CAMPANHA, M. M.
OLIVEIRA, T. S. de
author_role author
author2 AGUIAR, M. I. de
CORREIA, M. E. F.
CAMPANHA, M. M.
OLIVEIRA, T. S. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv FIALHO, J. S.
AGUIAR, M. I. de
CORREIA, M. E. F.
CAMPANHA, M. M.
OLIVEIRA, T. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Fauna do solo
Agrossilvipastoril
Silvipastoril
Fauna edáfica
topic Fauna do solo
Agrossilvipastoril
Silvipastoril
Fauna edáfica
description Um dos desafios da pesquisa em ecologia do solo é avaliar o impacto dos manejos agrícolas sobre os invertebrados. O presente estudo objetivou avaliar a abundância da pedofauna em agroflorestas, sistemas tradicionais (em uso e em pousio) e Caatinga conservada (MATA). Instalaram-se armadilhas pitfall em cinco transectos espaçados em 10 m, nos períodos seco e chuvoso. Os invertebrados coletados foram identificados em grupos taxonômicos e a abundância foi determinada. No período chuvoso, as agroflorestas apresentaram abundância semelhante à MATA devido ao aumento do carbono orgânico pela deposição do material vegetal. Os sistemas tradicionais em pousio apresentaram abundância semelhante à MATA. As agroflorestas propiciam melhores condições climáticas e nutricionais pelo ambiente coberto o que diminui os efeitos do manejo sobre a abundância da pedofauna. Seis e nove anos de pousio em sistemas tradicionais envolvendo queimada são suficientes para recompor a abundância da pedofauna.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29T11:11:11Z
2015-10-29T11:11:11Z
2015-10-29
2015
2016-02-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS DO SEMIÁRIDO, 2., 2015, Quixadá, CE. Anais... Quixadá: UFC, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027536
10.18068/IISBRNS2015.resap069
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS DO SEMIÁRIDO, 2., 2015, Quixadá, CE. Anais... Quixadá: UFC, 2015.
10.18068/IISBRNS2015.resap069
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695403457380352