Sistemas agroflorestais: uma proposta educativa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119424 |
Resumo: | Este artigo apresenta os sistemas agroflorestais sucessionais como uma forma de agrossilvicultura,no campo agroecológico. É uma prática secular que, no entanto, tem pouca difusão e implantação, pois no Brasil existe resistência dos agricultores às espécies florestais, desde sua colonização. A pesquisa realizada demonstra essa resistência e suas causas e, ao mesmo tempo, propõe que os princípios dos sistemas agroflorestais sucessionais, ou seja, do sistema produtivo agricultura e floresta, não sejam repassados às comunidades em forma de extensão, mas seja a construção desse conhecimento, com os agricultores participando ativamente. Para tanto, destaca-se a educação como precursora dessa tarefa. |
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