Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, H. A.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SÁ, T. D. de A., PORRO, N. S. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063508
Resumo: No Rio Preto da Ilha Queimada, em ecossistema de várzea amazônica, ao noroeste do Arquipélago do Marajó, o cultivo de corte e queima característico dos roçados representa uma forma de uso integrado do ambiente pelos atores sociais locais; neste caso, associado ao extrativismo de açaí. A dinâmica do trabalho familiar registrada nestes espaços indica que as relações de produção são regidas por laços de parentesco, vizinhança e compadrio, e que há divisão de tarefas por gênero e conforme o estágio do ciclo de vida. O impressionante aumento da demanda pelo mercado e a alta dos preços em determinados meses nos levam a pensar que o ciclo de produção do açaí determina o planejamento das atividades agrícolas e extrativas. Porém, a pesquisa empírica mostra que o planejamento agrícola e extrativo não é definido apenas pelo mercado, mas que esta variável é apenas uma parte do conjunto de fatores relevantes para a economia deste campesinato.
id EMBR_37153e0e483e026eb397be13b82dd18e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1063508
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.ExtrativismoOrganização familiarAgricultura FamiliarAçaíAmazoniaNo Rio Preto da Ilha Queimada, em ecossistema de várzea amazônica, ao noroeste do Arquipélago do Marajó, o cultivo de corte e queima característico dos roçados representa uma forma de uso integrado do ambiente pelos atores sociais locais; neste caso, associado ao extrativismo de açaí. A dinâmica do trabalho familiar registrada nestes espaços indica que as relações de produção são regidas por laços de parentesco, vizinhança e compadrio, e que há divisão de tarefas por gênero e conforme o estágio do ciclo de vida. O impressionante aumento da demanda pelo mercado e a alta dos preços em determinados meses nos levam a pensar que o ciclo de produção do açaí determina o planejamento das atividades agrícolas e extrativas. Porém, a pesquisa empírica mostra que o planejamento agrícola e extrativo não é definido apenas pelo mercado, mas que esta variável é apenas uma parte do conjunto de fatores relevantes para a economia deste campesinato.Heldiane Aranha Corrêa, MESTRADO UFPA; TATIANA DEANE DE ABREU SA, CPATU; Noemi Sakiara Miyasaka Porro, UFPA.CORRÊA, H. A.SÁ, T. D. de A.PORRO, N. S. M.2017-02-10T11:11:11Z2017-02-10T11:11:11Z2017-02-1020162017-09-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstudos Sociedade e Agricultura, v. 24, n. 2, p. 604-630, out. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:09:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1063508Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:09:52falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:09:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
title Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
spellingShingle Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
CORRÊA, H. A.
Extrativismo
Organização familiar
Agricultura Familiar
Açaí
Amazonia
title_short Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
title_full Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
title_fullStr Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
title_full_unstemmed Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
title_sort Entre o açaí e o roçado: interpretações sobre o planejamento de atividades agrícolas e extrativas por um campesinato de várzeas amazônicas.
author CORRÊA, H. A.
author_facet CORRÊA, H. A.
SÁ, T. D. de A.
PORRO, N. S. M.
author_role author
author2 SÁ, T. D. de A.
PORRO, N. S. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heldiane Aranha Corrêa, MESTRADO UFPA; TATIANA DEANE DE ABREU SA, CPATU; Noemi Sakiara Miyasaka Porro, UFPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA, H. A.
SÁ, T. D. de A.
PORRO, N. S. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Extrativismo
Organização familiar
Agricultura Familiar
Açaí
Amazonia
topic Extrativismo
Organização familiar
Agricultura Familiar
Açaí
Amazonia
description No Rio Preto da Ilha Queimada, em ecossistema de várzea amazônica, ao noroeste do Arquipélago do Marajó, o cultivo de corte e queima característico dos roçados representa uma forma de uso integrado do ambiente pelos atores sociais locais; neste caso, associado ao extrativismo de açaí. A dinâmica do trabalho familiar registrada nestes espaços indica que as relações de produção são regidas por laços de parentesco, vizinhança e compadrio, e que há divisão de tarefas por gênero e conforme o estágio do ciclo de vida. O impressionante aumento da demanda pelo mercado e a alta dos preços em determinados meses nos levam a pensar que o ciclo de produção do açaí determina o planejamento das atividades agrícolas e extrativas. Porém, a pesquisa empírica mostra que o planejamento agrícola e extrativo não é definido apenas pelo mercado, mas que esta variável é apenas uma parte do conjunto de fatores relevantes para a economia deste campesinato.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-10T11:11:11Z
2017-02-10T11:11:11Z
2017-02-10
2017-09-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura, v. 24, n. 2, p. 604-630, out. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063508
identifier_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura, v. 24, n. 2, p. 604-630, out. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503432325824512