Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, P. da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119098
Resumo: O oleorresina de copaíba é um metabólito secundário produzido por espécies florestais do gênero Copaifera L. (Fabaceae), utilizado como fitoterápico e com potencial para aplicações industriais. O aumento da demanda pode comprometer o fornecimento do produto e a conservação das espécies, sendo necessário mais estudos para a definição de práticas e planos de manejo. Densidade e estrutura populacional são informações essenciais para que se possa determinar o status de conservação e potencial produtivo de diferentes espécies. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo caracterizar aspectos ecológicos e avaliar o impacto de diferentes intervalos de coleta sobre a fenologia reprodutiva de Copaifera pubiflora Benth. em duas populações em diferentes tipos florestais em Roraima.
id EMBR_3a721bfec4e757ff8ae0c4b631aaa1e0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1119098
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.Óleo de CopaíbaManejo sustentávelCopaíbaO oleorresina de copaíba é um metabólito secundário produzido por espécies florestais do gênero Copaifera L. (Fabaceae), utilizado como fitoterápico e com potencial para aplicações industriais. O aumento da demanda pode comprometer o fornecimento do produto e a conservação das espécies, sendo necessário mais estudos para a definição de práticas e planos de manejo. Densidade e estrutura populacional são informações essenciais para que se possa determinar o status de conservação e potencial produtivo de diferentes espécies. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo caracterizar aspectos ecológicos e avaliar o impacto de diferentes intervalos de coleta sobre a fenologia reprodutiva de Copaifera pubiflora Benth. em duas populações em diferentes tipos florestais em Roraima.Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Rondônia. Orientador Dra. Lúcia Helena de Oliveira WadtPATRICIA DA COSTA, CPAF-RR.COSTA, P. da2020-01-21T18:21:27Z2020-01-21T18:21:27Z2020-01-2120192020-01-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-01-21T18:21:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1119098Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-01-21T18:21:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
title Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
spellingShingle Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
COSTA, P. da
Óleo de Copaíba
Manejo sustentável
Copaíba
title_short Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
title_full Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
title_fullStr Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
title_full_unstemmed Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
title_sort Ecologia populacional dE Copaifera pubiflora BENTH. na Amazônia Setentrional e suas implicações para o manejo do oleorresina.
author COSTA, P. da
author_facet COSTA, P. da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA DA COSTA, CPAF-RR.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, P. da
dc.subject.por.fl_str_mv Óleo de Copaíba
Manejo sustentável
Copaíba
topic Óleo de Copaíba
Manejo sustentável
Copaíba
description O oleorresina de copaíba é um metabólito secundário produzido por espécies florestais do gênero Copaifera L. (Fabaceae), utilizado como fitoterápico e com potencial para aplicações industriais. O aumento da demanda pode comprometer o fornecimento do produto e a conservação das espécies, sendo necessário mais estudos para a definição de práticas e planos de manejo. Densidade e estrutura populacional são informações essenciais para que se possa determinar o status de conservação e potencial produtivo de diferentes espécies. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo caracterizar aspectos ecológicos e avaliar o impacto de diferentes intervalos de coleta sobre a fenologia reprodutiva de Copaifera pubiflora Benth. em duas populações em diferentes tipos florestais em Roraima.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-21T18:21:27Z
2020-01-21T18:21:27Z
2020-01-21
2020-01-29T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119098
identifier_str_mv 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695583683477504