Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, J. G. de
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: SILVA, J. V. da, ALVES NETO, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105759
Resumo: Linhas monossômicas, cada uma para um cromossomo diferente adicionado ao Gossypium hirsutum a partir de espécies diplóides selvagens, foram estudadas no que diz res-peito aos traços fisiológicos ligados à resistência à seca. Quatorze linhas com bom vigor e características fisiológicas excepcionais foram identificadas num conjunto de trinta e separa-das em dois grupos, segundo apresentavam alto ou baixo potencial hídrico após um trata-mento de seca. Estes dois grupos estão sendo usados em um programa de seleção recorrente para resistência à seca, visando facilitar a transferência de genes das espécies diplóides selva-gens para o G. hirsutum cultivado.
id EMBR_3aaa9e764ee7f1f46887bed57b4b4436
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105759
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.monossomicosmelhoramento de plantasGossypium HirsutumLinhas monossômicas, cada uma para um cromossomo diferente adicionado ao Gossypium hirsutum a partir de espécies diplóides selvagens, foram estudadas no que diz res-peito aos traços fisiológicos ligados à resistência à seca. Quatorze linhas com bom vigor e características fisiológicas excepcionais foram identificadas num conjunto de trinta e separa-das em dois grupos, segundo apresentavam alto ou baixo potencial hídrico após um trata-mento de seca. Estes dois grupos estão sendo usados em um programa de seleção recorrente para resistência à seca, visando facilitar a transferência de genes das espécies diplóides selva-gens para o G. hirsutum cultivado.2011-04-09T12:18:30Z2011-04-09T12:18:30Z2001-09-1719912011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.26, n.2, p.289-295, fev.1991http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105759porSOUZA, J. G. deSILVA, J. V. daALVES NETO, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:23:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105759Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:23:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:23:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
title Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
spellingShingle Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
SOUZA, J. G. de
monossomicos
melhoramento de plantas
Gossypium Hirsutum
title_short Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
title_full Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
title_fullStr Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
title_full_unstemmed Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
title_sort Utilizacao de Especies Diploides do Genero Gossypium em Estudos e Melhoramento para Resistencia a Seca de Algodoeiro Tetraploides.
author SOUZA, J. G. de
author_facet SOUZA, J. G. de
SILVA, J. V. da
ALVES NETO, F.
author_role author
author2 SILVA, J. V. da
ALVES NETO, F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, J. G. de
SILVA, J. V. da
ALVES NETO, F.
dc.subject.por.fl_str_mv monossomicos
melhoramento de plantas
Gossypium Hirsutum
topic monossomicos
melhoramento de plantas
Gossypium Hirsutum
description Linhas monossômicas, cada uma para um cromossomo diferente adicionado ao Gossypium hirsutum a partir de espécies diplóides selvagens, foram estudadas no que diz res-peito aos traços fisiológicos ligados à resistência à seca. Quatorze linhas com bom vigor e características fisiológicas excepcionais foram identificadas num conjunto de trinta e separa-das em dois grupos, segundo apresentavam alto ou baixo potencial hídrico após um trata-mento de seca. Estes dois grupos estão sendo usados em um programa de seleção recorrente para resistência à seca, visando facilitar a transferência de genes das espécies diplóides selva-gens para o G. hirsutum cultivado.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2001-09-17
2011-04-09T12:18:30Z
2011-04-09T12:18:30Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.26, n.2, p.289-295, fev.1991
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105759
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.26, n.2, p.289-295, fev.1991
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503316692008960