Educação ambiental para desenvolvimento sustentável em assentamentos rurais: conribuições de um estudo de representações sociais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312075 |
Resumo: | A reforma agrária no Brasil vem sendo discutida há mais de quarenta anos. A partir da Nova República surge o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, o MST e, com ele, maior organização dos trabalhadores rurais e urbanos e a ampliação do número de ocupações de terras ociosas. A “ocupação”, a “resistência” e a “produção” exigem convívio coletivo. Portanto, é um processo educativo. Este artigo apresenta dois temas: o “trabalho coletivo” e o “uso de tecnologias”, sobre os quais se aglutinam diferentes representações dos agricultores assentados da Fazenda Ipanema, em Iperó, Estado de São Paulo. O conhecimento destas representações indica caminhos para projetos de educação ambiental que se proponham tanto a fortalecer a autonomia e a participação social, quanto à busca de modelos agrossilvopastoris alternativos e mais sustentáveis. |
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