Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIA, C. M. B. F.
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282215
Resumo: A casca de Pinus e o lodo das estações de tratamento de efluentes são resíduos gerados no processo de produção de celulose e papel. A disposição final destes materiais tem sido um problema e a reciclagem pode ser uma alternativa de renda para as empresas. Este trabalho teve por objetivo avaliar o uso de casca de Pinus e de lodo biológico como componentes de substratos para a produção de mudas de Pinus taeda. Testaram-se 14 substratos contendo diferentes proporções de solo, casca de Pinus e lodo biológico. As mudas foram avaliadas com 6 meses de idade, sendo medidos a biomassa, o diâmetro do colo, a altura, o comprimento da raiz e a mortalidade das mudas. Os resultados mostraram que a presença de solo no substrato é dispensável. O lodo, por sua vez, não deve ser usado puro, apesar de sua relativa fertilidade. Isso provavelmente se deve à baixa porosidade deste material. A mistura com casca, por sua vez, melhora a porosidade e a aeração do substrato. As misturas de casca e lodo deste ensaio podem ser utilizadas como substratos, possibilitando o manejo dos resíduos de acordo com suas disponibilidades. Para determinar as proporções mais recomendáveis, deve-se efetuar estudos levando em consideração, também, as características físicas do substrato.
id EMBR_3b79ed28fe8f6609ee413f63fbc1b8e7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282215
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.Celulose e PapelPaper mill wasteResiduesFábricaResíduowood residuesA casca de Pinus e o lodo das estações de tratamento de efluentes são resíduos gerados no processo de produção de celulose e papel. A disposição final destes materiais tem sido um problema e a reciclagem pode ser uma alternativa de renda para as empresas. Este trabalho teve por objetivo avaliar o uso de casca de Pinus e de lodo biológico como componentes de substratos para a produção de mudas de Pinus taeda. Testaram-se 14 substratos contendo diferentes proporções de solo, casca de Pinus e lodo biológico. As mudas foram avaliadas com 6 meses de idade, sendo medidos a biomassa, o diâmetro do colo, a altura, o comprimento da raiz e a mortalidade das mudas. Os resultados mostraram que a presença de solo no substrato é dispensável. O lodo, por sua vez, não deve ser usado puro, apesar de sua relativa fertilidade. Isso provavelmente se deve à baixa porosidade deste material. A mistura com casca, por sua vez, melhora a porosidade e a aeração do substrato. As misturas de casca e lodo deste ensaio podem ser utilizadas como substratos, possibilitando o manejo dos resíduos de acordo com suas disponibilidades. Para determinar as proporções mais recomendáveis, deve-se efetuar estudos levando em consideração, também, as características físicas do substrato.Maia, C. M. B. F, pesquisadora da Embrapa Florestas.MAIA, C. M. B. F.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2000-03-1619992015-02-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 39, p. 81-92, jul./dez. 1999.1517-6371http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:24:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282215Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:24:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
title Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
spellingShingle Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
MAIA, C. M. B. F.
Celulose e Papel
Paper mill waste
Residues
Fábrica
Resíduo
wood residues
title_short Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
title_full Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
title_fullStr Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
title_full_unstemmed Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
title_sort Uso da casca de Pinus e lodo biológico como substrato para produção de mudas de Pinus taeda.
author MAIA, C. M. B. F.
author_facet MAIA, C. M. B. F.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, C. M. B. F, pesquisadora da Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIA, C. M. B. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Celulose e Papel
Paper mill waste
Residues
Fábrica
Resíduo
wood residues
topic Celulose e Papel
Paper mill waste
Residues
Fábrica
Resíduo
wood residues
description A casca de Pinus e o lodo das estações de tratamento de efluentes são resíduos gerados no processo de produção de celulose e papel. A disposição final destes materiais tem sido um problema e a reciclagem pode ser uma alternativa de renda para as empresas. Este trabalho teve por objetivo avaliar o uso de casca de Pinus e de lodo biológico como componentes de substratos para a produção de mudas de Pinus taeda. Testaram-se 14 substratos contendo diferentes proporções de solo, casca de Pinus e lodo biológico. As mudas foram avaliadas com 6 meses de idade, sendo medidos a biomassa, o diâmetro do colo, a altura, o comprimento da raiz e a mortalidade das mudas. Os resultados mostraram que a presença de solo no substrato é dispensável. O lodo, por sua vez, não deve ser usado puro, apesar de sua relativa fertilidade. Isso provavelmente se deve à baixa porosidade deste material. A mistura com casca, por sua vez, melhora a porosidade e a aeração do substrato. As misturas de casca e lodo deste ensaio podem ser utilizadas como substratos, possibilitando o manejo dos resíduos de acordo com suas disponibilidades. Para determinar as proporções mais recomendáveis, deve-se efetuar estudos levando em consideração, também, as características físicas do substrato.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2000-03-16
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-11T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 39, p. 81-92, jul./dez. 1999.
1517-6371
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282215
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 39, p. 81-92, jul./dez. 1999.
1517-6371
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695139792945152