Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, F. P. de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SILVA, N. da, QUEIROZ, M. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160701
Resumo: Este trabalho teve como finalidade estimar a divergência genética entre acessos de maracujazeiro (Passiflora cincinnata Mast.) conservados na coleção de trabalho da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina-PE. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. A avaliação foi realizada em 32 acessos, com base em 23 caracteres: dois relativos à planta, três às folhas, seis às flores, quatro aos frutos, quatro às sementes, dois às características químicas dos frutos e dois à produção. O comportamento dos acessos foi pesquisado pelas análises univariada e multivariada, com estimativas das dissimilaridades obtidas pela distância generalizada de Mahalanobis (D2 ) e formação do agrupamento pelo método de Tocher. Os acessos apresentaram variabilidade genética para todos os descritores utilizados na avaliação. As distâncias genéticas entre pares de acessos variaram de 17 a 598, com média 152. O acesso 18-D0542 foi indicado como o mais divergente e o mais produtivo, devendo compor programas de intercruzamentos e ser recomendado para cultivos experimentais por produtores. As características de maior importância para a divergência genética foram: a massa total dos frutos (42,29%), a viabilidade de pólen (8,62%) e a área foliar (7,16%). O agrupamento dos acessos não se correlaciona às Unidades Geoambientais originais de coleta,
id EMBR_3c72bc71b0336a9bcc7b96a72df53c1d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160701
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.VariabilidadeDivergência genéticaMorfologiaAnálise multivariadaGermoplasmaMaracujáEste trabalho teve como finalidade estimar a divergência genética entre acessos de maracujazeiro (Passiflora cincinnata Mast.) conservados na coleção de trabalho da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina-PE. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. A avaliação foi realizada em 32 acessos, com base em 23 caracteres: dois relativos à planta, três às folhas, seis às flores, quatro aos frutos, quatro às sementes, dois às características químicas dos frutos e dois à produção. O comportamento dos acessos foi pesquisado pelas análises univariada e multivariada, com estimativas das dissimilaridades obtidas pela distância generalizada de Mahalanobis (D2 ) e formação do agrupamento pelo método de Tocher. Os acessos apresentaram variabilidade genética para todos os descritores utilizados na avaliação. As distâncias genéticas entre pares de acessos variaram de 17 a 598, com média 152. O acesso 18-D0542 foi indicado como o mais divergente e o mais produtivo, devendo compor programas de intercruzamentos e ser recomendado para cultivos experimentais por produtores. As características de maior importância para a divergência genética foram: a massa total dos frutos (42,29%), a viabilidade de pólen (8,62%) e a área foliar (7,16%). O agrupamento dos acessos não se correlaciona às Unidades Geoambientais originais de coleta,FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; Norberto da Silva, UNESP; MANOEL ABILIO QUEIROZ, CPATSA.ARAUJO, F. P. deSILVA, N. daQUEIROZ, M. A. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-10-2720082017-10-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 30, n. 3, p. 723-730, set. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:12:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160701Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:12:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:12:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
title Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
spellingShingle Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
ARAUJO, F. P. de
Variabilidade
Divergência genética
Morfologia
Análise multivariada
Germoplasma
Maracujá
title_short Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
title_full Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
title_fullStr Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
title_full_unstemmed Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
title_sort Divergência genética entre acessos de Passiflora cincinnata Mast com base em descritores morfoagronômicos.
author ARAUJO, F. P. de
author_facet ARAUJO, F. P. de
SILVA, N. da
QUEIROZ, M. A. de
author_role author
author2 SILVA, N. da
QUEIROZ, M. A. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; Norberto da Silva, UNESP; MANOEL ABILIO QUEIROZ, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, F. P. de
SILVA, N. da
QUEIROZ, M. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Variabilidade
Divergência genética
Morfologia
Análise multivariada
Germoplasma
Maracujá
topic Variabilidade
Divergência genética
Morfologia
Análise multivariada
Germoplasma
Maracujá
description Este trabalho teve como finalidade estimar a divergência genética entre acessos de maracujazeiro (Passiflora cincinnata Mast.) conservados na coleção de trabalho da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina-PE. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. A avaliação foi realizada em 32 acessos, com base em 23 caracteres: dois relativos à planta, três às folhas, seis às flores, quatro aos frutos, quatro às sementes, dois às características químicas dos frutos e dois à produção. O comportamento dos acessos foi pesquisado pelas análises univariada e multivariada, com estimativas das dissimilaridades obtidas pela distância generalizada de Mahalanobis (D2 ) e formação do agrupamento pelo método de Tocher. Os acessos apresentaram variabilidade genética para todos os descritores utilizados na avaliação. As distâncias genéticas entre pares de acessos variaram de 17 a 598, com média 152. O acesso 18-D0542 foi indicado como o mais divergente e o mais produtivo, devendo compor programas de intercruzamentos e ser recomendado para cultivos experimentais por produtores. As características de maior importância para a divergência genética foram: a massa total dos frutos (42,29%), a viabilidade de pólen (8,62%) e a área foliar (7,16%). O agrupamento dos acessos não se correlaciona às Unidades Geoambientais originais de coleta,
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-27
2008
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-10-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 30, n. 3, p. 723-730, set. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160701
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 30, n. 3, p. 723-730, set. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503334265094144