Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERIN, R.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LINHARES, G. M., MARTINS, G. C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/684915
Resumo: No Estado do Amazonas, grande parte das propriedades de várzea se dedica à pecuária. Nestas áreas a atividade tem caráter extensivo e apresenta baixa produtividade. Apesar disto, é cada vez mais presente nas explorações familiares da região. O manejo tradicional empregado provoca impacto negativo na produção de forragem, na medida em que mantém a altura da pastagem baixa e limita a interseptação de luz e, portanto, a taxa de crescimento da pastagem. De forma semelhante, também a dinâmica das comunidades de plantas são afetados. Considerando que a interferência do homem a partir do uso de pastagens deve garantir a perenidade do sistema e assegurar adequada oferta de quantidade e qualidade de forragem, realizou-se um ensaio com o objetivo de avaliar efeito do diferimento sobre a produção de forragem e a composição botânica de uma pastagem de vàrzeaalta.Os resultados obtidos possibilitam concluir que um diferimentode 64 dias permite restaurar a protudividade da pastagem sem,entretando,promover mudanças na composição botânica da pastagem.
id EMBR_3c7edfe95c7a23e38463f22e6bbdabe7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/684915
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.BrasilAmazônia CentralAmazonasCareiro da várzeaPastagemPecuáriaNo Estado do Amazonas, grande parte das propriedades de várzea se dedica à pecuária. Nestas áreas a atividade tem caráter extensivo e apresenta baixa produtividade. Apesar disto, é cada vez mais presente nas explorações familiares da região. O manejo tradicional empregado provoca impacto negativo na produção de forragem, na medida em que mantém a altura da pastagem baixa e limita a interseptação de luz e, portanto, a taxa de crescimento da pastagem. De forma semelhante, também a dinâmica das comunidades de plantas são afetados. Considerando que a interferência do homem a partir do uso de pastagens deve garantir a perenidade do sistema e assegurar adequada oferta de quantidade e qualidade de forragem, realizou-se um ensaio com o objetivo de avaliar efeito do diferimento sobre a produção de forragem e a composição botânica de uma pastagem de vàrzeaalta.Os resultados obtidos possibilitam concluir que um diferimentode 64 dias permite restaurar a protudividade da pastagem sem,entretando,promover mudanças na composição botânica da pastagem.ROGERIO PERIN, CPAA; Geraldo M. Linhares, Bolsista FAPEAM; GILVAN COIMBRA MARTINS, CPAA.PERIN, R.LINHARES, G. M.MARTINS, G. C.2018-05-19T00:31:56Z2018-05-19T00:31:56Z2009-12-1820092018-05-19T00:31:56ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 36.; ENCONTRO BRASILEIRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DAS FORÇAS ARMADAS, 1.; ENCONTRO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 6.; ENCONTRO DE MEDICINA DE ANIMAIS AQUÁTICOS, 1.; ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DA BAHIA, 68., 2009, Porto Seguro. Inovação e responsabilidade social : anais. Porto Seguro: SBMV, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/684915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-05-19T00:32:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/684915Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-05-19T00:32:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
title Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
spellingShingle Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
PERIN, R.
Brasil
Amazônia Central
Amazonas
Careiro da várzea
Pastagem
Pecuária
title_short Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
title_full Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
title_fullStr Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
title_full_unstemmed Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
title_sort Efeito do diferimento sobre a produção e composição botânica de uma pastagem de várzea alta na Amazônia Central.
author PERIN, R.
author_facet PERIN, R.
LINHARES, G. M.
MARTINS, G. C.
author_role author
author2 LINHARES, G. M.
MARTINS, G. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROGERIO PERIN, CPAA; Geraldo M. Linhares, Bolsista FAPEAM; GILVAN COIMBRA MARTINS, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv PERIN, R.
LINHARES, G. M.
MARTINS, G. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Amazônia Central
Amazonas
Careiro da várzea
Pastagem
Pecuária
topic Brasil
Amazônia Central
Amazonas
Careiro da várzea
Pastagem
Pecuária
description No Estado do Amazonas, grande parte das propriedades de várzea se dedica à pecuária. Nestas áreas a atividade tem caráter extensivo e apresenta baixa produtividade. Apesar disto, é cada vez mais presente nas explorações familiares da região. O manejo tradicional empregado provoca impacto negativo na produção de forragem, na medida em que mantém a altura da pastagem baixa e limita a interseptação de luz e, portanto, a taxa de crescimento da pastagem. De forma semelhante, também a dinâmica das comunidades de plantas são afetados. Considerando que a interferência do homem a partir do uso de pastagens deve garantir a perenidade do sistema e assegurar adequada oferta de quantidade e qualidade de forragem, realizou-se um ensaio com o objetivo de avaliar efeito do diferimento sobre a produção de forragem e a composição botânica de uma pastagem de vàrzeaalta.Os resultados obtidos possibilitam concluir que um diferimentode 64 dias permite restaurar a protudividade da pastagem sem,entretando,promover mudanças na composição botânica da pastagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
2009
2018-05-19T00:31:56Z
2018-05-19T00:31:56Z
2018-05-19T00:31:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 36.; ENCONTRO BRASILEIRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DAS FORÇAS ARMADAS, 1.; ENCONTRO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 6.; ENCONTRO DE MEDICINA DE ANIMAIS AQUÁTICOS, 1.; ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DA BAHIA, 68., 2009, Porto Seguro. Inovação e responsabilidade social : anais. Porto Seguro: SBMV, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/684915
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 36.; ENCONTRO BRASILEIRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DAS FORÇAS ARMADAS, 1.; ENCONTRO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 6.; ENCONTRO DE MEDICINA DE ANIMAIS AQUÁTICOS, 1.; ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DA BAHIA, 68., 2009, Porto Seguro. Inovação e responsabilidade social : anais. Porto Seguro: SBMV, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/684915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721328513286144