Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, E. S. de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: SOUZA, S. R. de, FERNANDES, M. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109665
Resumo: O grão de arroz apresenta baixos teores de proteína, mas contém glutelina, uma proteína de melhor qualidade para a alimentação humana do que a de outros cereais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar, por meio de descritores morfológicos e moleculares (RAPD), algumas variedades tradicionais de arroz do Estado do Maranhão que apresentam altos teores de proteínas nos grãos (mais de 10%) e são tolerantes ao estresse nutricional e ao Al tóxico. As 33 variedades estudadas foram separadas em cinco grupos baseados nas características morfológicas e quatro grupos utilizando marcadores RAPD, que não coincidiram entre si. Teores elevados de proteína no grão estavam presentes aleatoriamente em todos os grupos. No entanto, verificou-se maior acúmulo de proteína em plantas cujas sementes tinham uma menor relação comprimento/largura de grão.
id EMBR_3e5a918f633993d61ef677ce73b2fba2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/109665
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.Marcador GenéticoOryza SativaProteína Brutacrude proteingenetic markersO grão de arroz apresenta baixos teores de proteína, mas contém glutelina, uma proteína de melhor qualidade para a alimentação humana do que a de outros cereais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar, por meio de descritores morfológicos e moleculares (RAPD), algumas variedades tradicionais de arroz do Estado do Maranhão que apresentam altos teores de proteínas nos grãos (mais de 10%) e são tolerantes ao estresse nutricional e ao Al tóxico. As 33 variedades estudadas foram separadas em cinco grupos baseados nas características morfológicas e quatro grupos utilizando marcadores RAPD, que não coincidiram entre si. Teores elevados de proteína no grão estavam presentes aleatoriamente em todos os grupos. No entanto, verificou-se maior acúmulo de proteína em plantas cujas sementes tinham uma menor relação comprimento/largura de grão.Título em inglês: Morphological and molecular traits and accumulation of grain protein in rice varieties from Maranhão, Brazil.Elisangela Sousa de Araújo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Departamento de Solos-Nutrição de PlantasSonia Regina de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Departamento de Química-BioquímicaManlio Silvestre Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Departamento de Solos-Nutrição de Plantas.ARAÚJO, E. S. deSOUZA, S. R. deFERNANDES, M. S.2014-09-17T07:31:51Z2014-09-17T07:31:51Z2004-02-1320032018-10-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 38, n. 11, p. 1281-1288, nov. 2003http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:08:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/109665Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:08:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:08:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
title Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
spellingShingle Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
ARAÚJO, E. S. de
Marcador Genético
Oryza Sativa
Proteína Bruta
crude protein
genetic markers
title_short Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
title_full Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
title_fullStr Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
title_full_unstemmed Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
title_sort Características morfológicas e moleculares e acúmulo de proteína em grãos de variedades de arroz do Maranhão.
author ARAÚJO, E. S. de
author_facet ARAÚJO, E. S. de
SOUZA, S. R. de
FERNANDES, M. S.
author_role author
author2 SOUZA, S. R. de
FERNANDES, M. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elisangela Sousa de Araújo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Departamento de Solos-Nutrição de Plantas
Sonia Regina de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Departamento de Química-Bioquímica
Manlio Silvestre Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Departamento de Solos-Nutrição de Plantas.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, E. S. de
SOUZA, S. R. de
FERNANDES, M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Marcador Genético
Oryza Sativa
Proteína Bruta
crude protein
genetic markers
topic Marcador Genético
Oryza Sativa
Proteína Bruta
crude protein
genetic markers
description O grão de arroz apresenta baixos teores de proteína, mas contém glutelina, uma proteína de melhor qualidade para a alimentação humana do que a de outros cereais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar, por meio de descritores morfológicos e moleculares (RAPD), algumas variedades tradicionais de arroz do Estado do Maranhão que apresentam altos teores de proteínas nos grãos (mais de 10%) e são tolerantes ao estresse nutricional e ao Al tóxico. As 33 variedades estudadas foram separadas em cinco grupos baseados nas características morfológicas e quatro grupos utilizando marcadores RAPD, que não coincidiram entre si. Teores elevados de proteína no grão estavam presentes aleatoriamente em todos os grupos. No entanto, verificou-se maior acúmulo de proteína em plantas cujas sementes tinham uma menor relação comprimento/largura de grão.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-02-13
2014-09-17T07:31:51Z
2014-09-17T07:31:51Z
2018-10-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 38, n. 11, p. 1281-1288, nov. 2003
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109665
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 38, n. 11, p. 1281-1288, nov. 2003
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503394108375040