Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, C. V. dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SOUZA, L. D., SOUZA, L. D. S., PEREIRA, B. L. da S., SANTOS, D. dos, PLÁCIDO, F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/655533
Resumo: O manejo do solo, para fins agrícolas, utiliza práticas que podem resultar na compactação das partículas do solo. A umidade do solo é fator fundamental nesse processo. A curva de umidade versus compactação do solo, utilizando o Teste de Proctor Normal, estima as zonas de umidade mais favoráveis a ocorrência da compactação. O objetivo desse trabalho foi identificar a umidade de máxima compactação (Umc) e a respectiva densidade do solo na máxima compactação (Dsmc) para cada um dos horizontes do Latossolo Amarelo Distrófico (LAd) dos Tabuleiros Costeiros (TC), correlacionando-os com a sua granulometria e porosidade. O trabalho foi realizado no CNPMF-EMBRAPA, no município de Cruz das Almas, Bahia. A amostragem do solo foi realizada em um Latossolo Amarelo Distrófico, nos horizontes Ap, AB, Bw1, Bw2, Bw3. As amostras de cada horizonte foram divididas em porções que foram umedecidas de forma diferenciada. Para cada umidade foi determinada a densidade do solo (Ds). O aumento da Ds solo em função da umidade, foi uma função quadrática positiva em todos os horizontes. A Umc variou de 0,1172 a 0,1744 g.g-¹, enquanto os valores para a Dsmc foram de 1,59 a 1,73 kg.dm-¹. O coeficiente de correlação entre a Umc e os parâmetros físicos variou de 0,8123 a 0,8791.
id EMBR_3ea91bb58f02396ed0b13b1bbc4de703
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/655533
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.Teste de ProctorSoloPorosidadeUmidade do SoloSoilPorositySacramento Soil Moisture Accounting ModelO manejo do solo, para fins agrícolas, utiliza práticas que podem resultar na compactação das partículas do solo. A umidade do solo é fator fundamental nesse processo. A curva de umidade versus compactação do solo, utilizando o Teste de Proctor Normal, estima as zonas de umidade mais favoráveis a ocorrência da compactação. O objetivo desse trabalho foi identificar a umidade de máxima compactação (Umc) e a respectiva densidade do solo na máxima compactação (Dsmc) para cada um dos horizontes do Latossolo Amarelo Distrófico (LAd) dos Tabuleiros Costeiros (TC), correlacionando-os com a sua granulometria e porosidade. O trabalho foi realizado no CNPMF-EMBRAPA, no município de Cruz das Almas, Bahia. A amostragem do solo foi realizada em um Latossolo Amarelo Distrófico, nos horizontes Ap, AB, Bw1, Bw2, Bw3. As amostras de cada horizonte foram divididas em porções que foram umedecidas de forma diferenciada. Para cada umidade foi determinada a densidade do solo (Ds). O aumento da Ds solo em função da umidade, foi uma função quadrática positiva em todos os horizontes. A Umc variou de 0,1172 a 0,1744 g.g-¹, enquanto os valores para a Dsmc foram de 1,59 a 1,73 kg.dm-¹. O coeficiente de correlação entre a Umc e os parâmetros físicos variou de 0,8123 a 0,8791.CAROLINE VALVERDE DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; LUCIANO DA SILVA SOUZA, CNPMF; BRUNO LAECIO DA SILVA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; DANILA DOS SANTOS, FACULDADE MARIA MILZA; FÁTIMA PLÁCIDO, FACULDADE MARIA MILZA.SANTOS, C. V. dosSOUZA, L. D.SOUZA, L. D. S.PEREIRA, B. L. da S.SANTOS, D. dosPLÁCIDO, F.2024-08-19T14:54:49Z2024-08-19T14:54:49Z2009-02-102008Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.1517-2627http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/655533por(Embrapa Solos. Documentos, 101).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-08-19T14:54:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/655533Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-08-19T14:54:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
title Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
spellingShingle Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
SANTOS, C. V. dos
Teste de Proctor
Solo
Porosidade
Umidade do Solo
Soil
Porosity
Sacramento Soil Moisture Accounting Model
title_short Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
title_full Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
title_fullStr Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
title_full_unstemmed Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
title_sort Determinação da umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrófico dos tabuleiros costeiros do Estado da Bahia.
author SANTOS, C. V. dos
author_facet SANTOS, C. V. dos
SOUZA, L. D.
SOUZA, L. D. S.
PEREIRA, B. L. da S.
SANTOS, D. dos
PLÁCIDO, F.
author_role author
author2 SOUZA, L. D.
SOUZA, L. D. S.
PEREIRA, B. L. da S.
SANTOS, D. dos
PLÁCIDO, F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAROLINE VALVERDE DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; LUCIANO DA SILVA SOUZA, CNPMF; BRUNO LAECIO DA SILVA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; DANILA DOS SANTOS, FACULDADE MARIA MILZA; FÁTIMA PLÁCIDO, FACULDADE MARIA MILZA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, C. V. dos
SOUZA, L. D.
SOUZA, L. D. S.
PEREIRA, B. L. da S.
SANTOS, D. dos
PLÁCIDO, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Teste de Proctor
Solo
Porosidade
Umidade do Solo
Soil
Porosity
Sacramento Soil Moisture Accounting Model
topic Teste de Proctor
Solo
Porosidade
Umidade do Solo
Soil
Porosity
Sacramento Soil Moisture Accounting Model
description O manejo do solo, para fins agrícolas, utiliza práticas que podem resultar na compactação das partículas do solo. A umidade do solo é fator fundamental nesse processo. A curva de umidade versus compactação do solo, utilizando o Teste de Proctor Normal, estima as zonas de umidade mais favoráveis a ocorrência da compactação. O objetivo desse trabalho foi identificar a umidade de máxima compactação (Umc) e a respectiva densidade do solo na máxima compactação (Dsmc) para cada um dos horizontes do Latossolo Amarelo Distrófico (LAd) dos Tabuleiros Costeiros (TC), correlacionando-os com a sua granulometria e porosidade. O trabalho foi realizado no CNPMF-EMBRAPA, no município de Cruz das Almas, Bahia. A amostragem do solo foi realizada em um Latossolo Amarelo Distrófico, nos horizontes Ap, AB, Bw1, Bw2, Bw3. As amostras de cada horizonte foram divididas em porções que foram umedecidas de forma diferenciada. Para cada umidade foi determinada a densidade do solo (Ds). O aumento da Ds solo em função da umidade, foi uma função quadrática positiva em todos os horizontes. A Umc variou de 0,1172 a 0,1744 g.g-¹, enquanto os valores para a Dsmc foram de 1,59 a 1,73 kg.dm-¹. O coeficiente de correlação entre a Umc e os parâmetros físicos variou de 0,8123 a 0,8791.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-02-10
2024-08-19T14:54:49Z
2024-08-19T14:54:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
1517-2627
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/655533
identifier_str_mv In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
1517-2627
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/655533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Solos. Documentos, 101).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695718692880384