Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUDA, G. P.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: ALMEIDA, D. L. de, GUERRA, J. G. M., MENDES, A. M. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154648
Resumo: Neste trabalho, caracterizou-se o fósforo orgânico (Po) e o carbono orgânico (CO) em áreas cultivadas com diversas culturas sob sistema de produção agroecológico, em dois solos de diferentes características no estado do Rio de Janeiro. Para a caracterização química das glebas, amostras de solo foram coletadas a uma profundidade de O a 20 em em 30 glebas cobertas com diversas culturas ou em pousio. Além da quantificação do carbono orgânico total (COT) determinou-se o carbono disponível (Cdisp) através da extração com sulfato de sódio ácido (Na2HS04) 0,05 M. As mesmas amostras de solo, em duplicatas, foram submetidas à caracterização de P orgânico lábil (Pol) e P orgânico totallábil (Potl). Para a obtenção do Pot a única diferença é que os extratos ácido e alcalino foram combinados na relação 1:2. No extrato combinado foi quantificado o fósforo inorgânico (Pi) e fósforo total (Pt) lábeis e, por diferença, o Pot. Entre as características químicas estudadas apenas o teor de Ca e Mg e o valor de pH apresentaram distribuição normal dos dados. As variáveis AI, P disp e K apresentaram a maior e o pH a menor variabilidade, respectivamente. Todas as demais variáveis apresentaram distribuição normal dos dados, exceto a relação CIN. Em relação ao P as frações Pil e as relações Pol/Ptl e Pol/Pot apresentaram alta variabilidade. Observou-se correlação positiva do Ptl com o Pil e negativa com o Pol indicando que a maior parte do P encontra-se na forma inorgânica lábil, ou seja, a adubação fosfatada influenciou negativamente o teor de P orgânico.
id EMBR_3f5a18c157c9aacd2316e3fa0d985a4e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/154648
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.Adubação orgânicaAgroecologiaSoloSistema de ProduçãoAgroecologySoilNeste trabalho, caracterizou-se o fósforo orgânico (Po) e o carbono orgânico (CO) em áreas cultivadas com diversas culturas sob sistema de produção agroecológico, em dois solos de diferentes características no estado do Rio de Janeiro. Para a caracterização química das glebas, amostras de solo foram coletadas a uma profundidade de O a 20 em em 30 glebas cobertas com diversas culturas ou em pousio. Além da quantificação do carbono orgânico total (COT) determinou-se o carbono disponível (Cdisp) através da extração com sulfato de sódio ácido (Na2HS04) 0,05 M. As mesmas amostras de solo, em duplicatas, foram submetidas à caracterização de P orgânico lábil (Pol) e P orgânico totallábil (Potl). Para a obtenção do Pot a única diferença é que os extratos ácido e alcalino foram combinados na relação 1:2. No extrato combinado foi quantificado o fósforo inorgânico (Pi) e fósforo total (Pt) lábeis e, por diferença, o Pot. Entre as características químicas estudadas apenas o teor de Ca e Mg e o valor de pH apresentaram distribuição normal dos dados. As variáveis AI, P disp e K apresentaram a maior e o pH a menor variabilidade, respectivamente. Todas as demais variáveis apresentaram distribuição normal dos dados, exceto a relação CIN. Em relação ao P as frações Pil e as relações Pol/Ptl e Pol/Pot apresentaram alta variabilidade. Observou-se correlação positiva do Ptl com o Pil e negativa com o Pol indicando que a maior parte do P encontra-se na forma inorgânica lábil, ou seja, a adubação fosfatada influenciou negativamente o teor de P orgânico.GUSTAVO PEREIRA DUDA; DEJAIR LOPES DE ALMEIDA; JOSÉ GUILHERME MARINHO GUERRA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.DUDA, G. P.ALMEIDA, D. L. deGUERRA, J. G. M.MENDES, A. M. S.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-03-1120062016-02-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Científica Rural, Bagé, v. 11, n. 2, p. 24-32, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:31:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/154648Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:31:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:31:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
title Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
spellingShingle Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
DUDA, G. P.
Adubação orgânica
Agroecologia
Solo
Sistema de Produção
Agroecology
Soil
title_short Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
title_full Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
title_fullStr Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
title_full_unstemmed Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
title_sort Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
author DUDA, G. P.
author_facet DUDA, G. P.
ALMEIDA, D. L. de
GUERRA, J. G. M.
MENDES, A. M. S.
author_role author
author2 ALMEIDA, D. L. de
GUERRA, J. G. M.
MENDES, A. M. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GUSTAVO PEREIRA DUDA; DEJAIR LOPES DE ALMEIDA; JOSÉ GUILHERME MARINHO GUERRA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUDA, G. P.
ALMEIDA, D. L. de
GUERRA, J. G. M.
MENDES, A. M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Adubação orgânica
Agroecologia
Solo
Sistema de Produção
Agroecology
Soil
topic Adubação orgânica
Agroecologia
Solo
Sistema de Produção
Agroecology
Soil
description Neste trabalho, caracterizou-se o fósforo orgânico (Po) e o carbono orgânico (CO) em áreas cultivadas com diversas culturas sob sistema de produção agroecológico, em dois solos de diferentes características no estado do Rio de Janeiro. Para a caracterização química das glebas, amostras de solo foram coletadas a uma profundidade de O a 20 em em 30 glebas cobertas com diversas culturas ou em pousio. Além da quantificação do carbono orgânico total (COT) determinou-se o carbono disponível (Cdisp) através da extração com sulfato de sódio ácido (Na2HS04) 0,05 M. As mesmas amostras de solo, em duplicatas, foram submetidas à caracterização de P orgânico lábil (Pol) e P orgânico totallábil (Potl). Para a obtenção do Pot a única diferença é que os extratos ácido e alcalino foram combinados na relação 1:2. No extrato combinado foi quantificado o fósforo inorgânico (Pi) e fósforo total (Pt) lábeis e, por diferença, o Pot. Entre as características químicas estudadas apenas o teor de Ca e Mg e o valor de pH apresentaram distribuição normal dos dados. As variáveis AI, P disp e K apresentaram a maior e o pH a menor variabilidade, respectivamente. Todas as demais variáveis apresentaram distribuição normal dos dados, exceto a relação CIN. Em relação ao P as frações Pil e as relações Pol/Ptl e Pol/Pot apresentaram alta variabilidade. Observou-se correlação positiva do Ptl com o Pil e negativa com o Pol indicando que a maior parte do P encontra-se na forma inorgânica lábil, ou seja, a adubação fosfatada influenciou negativamente o teor de P orgânico.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2008-03-11
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-02-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 11, n. 2, p. 24-32, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154648
identifier_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 11, n. 2, p. 24-32, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503406177484800