Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SHIMIZU, J. Y.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314079
Resumo: A devastação das florestas brasileiras vem tomando proporções alarmantes em todos os biomas, colocando muitas espécies de microorganismos, animais e plantas sob risco de extinção devido à descaracterização do habitat. Medidas governamentais contra esse processo de destruição incluem o estabelecimento de unidades de conservação e os programas de plantio de espécies nativas com objetivos variados, como a recuperação de ecossistemas degradados e o estabelecimento de reservas legais, áreas de proteção permanente e outros. As unidades de conservação são fundamentais na conservação de ecossistemas naturais. No entanto, na conservação da variabilidade ecotípica de espécies florestais, sua eficácia se restringe aos limites físicos da sua área de influência. Considerando que a maior parte dos ecótipos florestais de grande significado adaptativo localiza-se fora das unidades de conservação, medidas complementares são indispensáveis, preferencialmente, com a participação de produtores rurais, sobretudo os de pequena escala, por estarem presentes em todo o território nacional. A estratégia proposta tem como ponto fundamental evitar o plantio de sementes ou mudas em locais distantes de suas origens, visando preservar as características adaptativas próprias de cada ecossistema. Para isso, recomendam-se procedimentos para a amostragem de matrizes e instalação de povoamentos florestais para conservação mediante uso pelos produtores rurais.
id EMBR_41a7bfd385ab30e804bce2e7f5440037
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314079
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.ExogamiaExtinçãoConservaçãoEndogamiaGermoplasmaA devastação das florestas brasileiras vem tomando proporções alarmantes em todos os biomas, colocando muitas espécies de microorganismos, animais e plantas sob risco de extinção devido à descaracterização do habitat. Medidas governamentais contra esse processo de destruição incluem o estabelecimento de unidades de conservação e os programas de plantio de espécies nativas com objetivos variados, como a recuperação de ecossistemas degradados e o estabelecimento de reservas legais, áreas de proteção permanente e outros. As unidades de conservação são fundamentais na conservação de ecossistemas naturais. No entanto, na conservação da variabilidade ecotípica de espécies florestais, sua eficácia se restringe aos limites físicos da sua área de influência. Considerando que a maior parte dos ecótipos florestais de grande significado adaptativo localiza-se fora das unidades de conservação, medidas complementares são indispensáveis, preferencialmente, com a participação de produtores rurais, sobretudo os de pequena escala, por estarem presentes em todo o território nacional. A estratégia proposta tem como ponto fundamental evitar o plantio de sementes ou mudas em locais distantes de suas origens, visando preservar as características adaptativas próprias de cada ecossistema. Para isso, recomendam-se procedimentos para a amostragem de matrizes e instalação de povoamentos florestais para conservação mediante uso pelos produtores rurais.Jarbas Yukio Shimizu, Embrapa Florestas.SHIMIZU, J. Y.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-03-2520072018-01-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 7-35, jan./jun. 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:42:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314079Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:42:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:42:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
title Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
spellingShingle Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
SHIMIZU, J. Y.
Exogamia
Extinção
Conservação
Endogamia
Germoplasma
title_short Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
title_full Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
title_fullStr Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
title_full_unstemmed Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
title_sort Estratégia complementar para conservação de espécies florestais nativas: resgate e conservação de ecótipos ameaçados.
author SHIMIZU, J. Y.
author_facet SHIMIZU, J. Y.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jarbas Yukio Shimizu, Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv SHIMIZU, J. Y.
dc.subject.por.fl_str_mv Exogamia
Extinção
Conservação
Endogamia
Germoplasma
topic Exogamia
Extinção
Conservação
Endogamia
Germoplasma
description A devastação das florestas brasileiras vem tomando proporções alarmantes em todos os biomas, colocando muitas espécies de microorganismos, animais e plantas sob risco de extinção devido à descaracterização do habitat. Medidas governamentais contra esse processo de destruição incluem o estabelecimento de unidades de conservação e os programas de plantio de espécies nativas com objetivos variados, como a recuperação de ecossistemas degradados e o estabelecimento de reservas legais, áreas de proteção permanente e outros. As unidades de conservação são fundamentais na conservação de ecossistemas naturais. No entanto, na conservação da variabilidade ecotípica de espécies florestais, sua eficácia se restringe aos limites físicos da sua área de influência. Considerando que a maior parte dos ecótipos florestais de grande significado adaptativo localiza-se fora das unidades de conservação, medidas complementares são indispensáveis, preferencialmente, com a participação de produtores rurais, sobretudo os de pequena escala, por estarem presentes em todo o território nacional. A estratégia proposta tem como ponto fundamental evitar o plantio de sementes ou mudas em locais distantes de suas origens, visando preservar as características adaptativas próprias de cada ecossistema. Para isso, recomendam-se procedimentos para a amostragem de matrizes e instalação de povoamentos florestais para conservação mediante uso pelos produtores rurais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-25
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-01-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 7-35, jan./jun. 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314079
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 7-35, jan./jun. 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324688449536