Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, C. R.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: BARBOSA, A. P. de S., PINHEIRO, L. R. B., TRINDADE, A. V.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875228
Resumo: Os solos dos Tabuleiros Costeiros foram desenvolvidos a partir de sedimentos da Formação Barreiras e caracterizam-se pela mineralogia predominantemente caulinítica e pela presença de camadas coesas subsuperficiais. As características citadas resultam em solos de baixa fertilidade natural, baixa capacidade de retenção de nutrientes e acentuada fragilidade da camada arável perante o revolvimento. Nesse sentido, a sustentabilidade da exploração agrícola é essencialmente dependente da manutenção dos teores de matéria orgânica do solo e da redução da intensidade de manejos mecânicos. A qualidade do solo pode ser conceituada como a capacidade que um determinado tipo de solo apresenta em ecossistemas naturais ou agrícolas, para desempenhar uma ou mais funções relacionadas à sustentação da atividade, da produtividade e da diversidade biológica, à manutenção da qualidade do ambiente, à promoção da saúde das plantas e dos animais e à sustentação de estruturas socioeconômicas e de habitação humana. Este trabalho objetivou avaliar características químicas do solo como indicadores primários dos processos de degradação e recuperação de um solo sob Tabuleiros Costeiros.
id EMBR_41f8958658750554e372110a5b8a881c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/875228
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.DegradaçãoAraçãoPousioOs solos dos Tabuleiros Costeiros foram desenvolvidos a partir de sedimentos da Formação Barreiras e caracterizam-se pela mineralogia predominantemente caulinítica e pela presença de camadas coesas subsuperficiais. As características citadas resultam em solos de baixa fertilidade natural, baixa capacidade de retenção de nutrientes e acentuada fragilidade da camada arável perante o revolvimento. Nesse sentido, a sustentabilidade da exploração agrícola é essencialmente dependente da manutenção dos teores de matéria orgânica do solo e da redução da intensidade de manejos mecânicos. A qualidade do solo pode ser conceituada como a capacidade que um determinado tipo de solo apresenta em ecossistemas naturais ou agrícolas, para desempenhar uma ou mais funções relacionadas à sustentação da atividade, da produtividade e da diversidade biológica, à manutenção da qualidade do ambiente, à promoção da saúde das plantas e dos animais e à sustentação de estruturas socioeconômicas e de habitação humana. Este trabalho objetivou avaliar características químicas do solo como indicadores primários dos processos de degradação e recuperação de um solo sob Tabuleiros Costeiros.PDF. 006.CLÁUDIO RIOS RIBEIRO, UFRB; ANA PAULA DE SOUZA BARBOSA, UFRB; LUCIANO RICARDO BRAGA PINHEIRO, CNPMF; ALDO VILAR TRINDADE, CNPMF.RIBEIRO, C. R.BARBOSA, A. P. de S.PINHEIRO, L. R. B.TRINDADE, A. V.2011-07-08T12:03:53Z2011-07-08T12:03:53Z2011-02-0120102011-07-08T12:03:53ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:22:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/875228Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:22:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
title Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
spellingShingle Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
RIBEIRO, C. R.
Degradação
Aração
Pousio
title_short Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
title_full Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
title_fullStr Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
title_full_unstemmed Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
title_sort Características químicas do solo como indicadores de qualidade do solo.
author RIBEIRO, C. R.
author_facet RIBEIRO, C. R.
BARBOSA, A. P. de S.
PINHEIRO, L. R. B.
TRINDADE, A. V.
author_role author
author2 BARBOSA, A. P. de S.
PINHEIRO, L. R. B.
TRINDADE, A. V.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLÁUDIO RIOS RIBEIRO, UFRB; ANA PAULA DE SOUZA BARBOSA, UFRB; LUCIANO RICARDO BRAGA PINHEIRO, CNPMF; ALDO VILAR TRINDADE, CNPMF.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, C. R.
BARBOSA, A. P. de S.
PINHEIRO, L. R. B.
TRINDADE, A. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Degradação
Aração
Pousio
topic Degradação
Aração
Pousio
description Os solos dos Tabuleiros Costeiros foram desenvolvidos a partir de sedimentos da Formação Barreiras e caracterizam-se pela mineralogia predominantemente caulinítica e pela presença de camadas coesas subsuperficiais. As características citadas resultam em solos de baixa fertilidade natural, baixa capacidade de retenção de nutrientes e acentuada fragilidade da camada arável perante o revolvimento. Nesse sentido, a sustentabilidade da exploração agrícola é essencialmente dependente da manutenção dos teores de matéria orgânica do solo e da redução da intensidade de manejos mecânicos. A qualidade do solo pode ser conceituada como a capacidade que um determinado tipo de solo apresenta em ecossistemas naturais ou agrícolas, para desempenhar uma ou mais funções relacionadas à sustentação da atividade, da produtividade e da diversidade biológica, à manutenção da qualidade do ambiente, à promoção da saúde das plantas e dos animais e à sustentação de estruturas socioeconômicas e de habitação humana. Este trabalho objetivou avaliar características químicas do solo como indicadores primários dos processos de degradação e recuperação de um solo sob Tabuleiros Costeiros.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-07-08T12:03:53Z
2011-07-08T12:03:53Z
2011-02-01
2011-07-08T12:03:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875228
identifier_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720798227431424