Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONTANA, A.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PEREIRA, M. G., ANJOS, L. H. C. dos, BENITES, V. de M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903129
Resumo: Com desenvolvimento da classificação dos solos até o quarto nível categórico do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS, busca-se a elaboração e padronização de propostas para a classificação dos solos no quinto e sexto níveis categóricos (família e série). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade das frações húmicas para a classificação de horizontes diagnósticos no quinto ou sexto níveis categóricos (família e série) do SiBCS. Para o desenvolvimento da proposta, foram utilizados 169 horizontes diagnósticos distribuídos entre O hístico, H hístico, A chernozêmico, A húmico e B espódico. Esses horizontes foram analisados quanto à composição química e física. Também foram quantificados os teores de C orgânico nas frações: ácidos fúlvicos (C-FAF), ácidos húmicos (C-FAH) e humina (C-HUM), extrato alcalino (C-EA). Foram calculadas as relações C-FAH/C-FAF, C-EA/C-HUM (C-EA = C-FAF + C-FAH) e a %FAF, %FAH e %HUM. As propostas de classes estabelecidas para cada horizonte diagnóstico no quinto ou sexto níveis categóricos estão relacionadas ao C-FAH e CHUM e às relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C-HUM, identificadas a partir de correlações significativas com os atributos químicos e físicos. Quanto aos horizontes O e H hístico, apresentam-se classes com base na relação C-FAH/C-FAF. Nos horizontes A chernozêmico e A húmico há duas classes para cada um deles, tendo como base C-HUM e a relação C-FAH/C-FAF, para o primeiro, e C-FAH e C-HUM, para o segundo. Para os horizontes B espódico, apresentam-se três classes, a partir do C-FAH e das relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C-HUM.
id EMBR_42ef660e10454478025352890c12cec8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/903129
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.Classes de classificaçãoSiBCSMatéria OrgânicaCom desenvolvimento da classificação dos solos até o quarto nível categórico do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS, busca-se a elaboração e padronização de propostas para a classificação dos solos no quinto e sexto níveis categóricos (família e série). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade das frações húmicas para a classificação de horizontes diagnósticos no quinto ou sexto níveis categóricos (família e série) do SiBCS. Para o desenvolvimento da proposta, foram utilizados 169 horizontes diagnósticos distribuídos entre O hístico, H hístico, A chernozêmico, A húmico e B espódico. Esses horizontes foram analisados quanto à composição química e física. Também foram quantificados os teores de C orgânico nas frações: ácidos fúlvicos (C-FAF), ácidos húmicos (C-FAH) e humina (C-HUM), extrato alcalino (C-EA). Foram calculadas as relações C-FAH/C-FAF, C-EA/C-HUM (C-EA = C-FAF + C-FAH) e a %FAF, %FAH e %HUM. As propostas de classes estabelecidas para cada horizonte diagnóstico no quinto ou sexto níveis categóricos estão relacionadas ao C-FAH e CHUM e às relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C-HUM, identificadas a partir de correlações significativas com os atributos químicos e físicos. Quanto aos horizontes O e H hístico, apresentam-se classes com base na relação C-FAH/C-FAF. Nos horizontes A chernozêmico e A húmico há duas classes para cada um deles, tendo como base C-HUM e a relação C-FAH/C-FAF, para o primeiro, e C-FAH e C-HUM, para o segundo. Para os horizontes B espódico, apresentam-se três classes, a partir do C-FAH e das relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C-HUM.ADEMIR FONTANA, CNPS; Marcos Gervasio Pereira, UFRRJ; Lúcia Helena Cunha dos Anjos, UFRRJ; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS.FONTANA, A.PEREIRA, M. G.ANJOS, L. H. C. dosBENITES, V. de M.2011-10-14T11:11:11Z2011-10-14T11:11:11Z2011-10-14T11:11:11Z2011-10-14T11:11:11Z2011-10-1420112012-08-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciência do Solo, v. 35, n. 2, p. 313-324, mar./abr. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:26:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/903129Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:26:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
title Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
spellingShingle Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
FONTANA, A.
Classes de classificação
SiBCS
Matéria Orgânica
title_short Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
title_full Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
title_fullStr Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
title_full_unstemmed Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
title_sort Classificação de horizontes diagnósticos em níveis hierárquicos inferiores com base nas frações húmicas.
author FONTANA, A.
author_facet FONTANA, A.
PEREIRA, M. G.
ANJOS, L. H. C. dos
BENITES, V. de M.
author_role author
author2 PEREIRA, M. G.
ANJOS, L. H. C. dos
BENITES, V. de M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADEMIR FONTANA, CNPS; Marcos Gervasio Pereira, UFRRJ; Lúcia Helena Cunha dos Anjos, UFRRJ; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv FONTANA, A.
PEREIRA, M. G.
ANJOS, L. H. C. dos
BENITES, V. de M.
dc.subject.por.fl_str_mv Classes de classificação
SiBCS
Matéria Orgânica
topic Classes de classificação
SiBCS
Matéria Orgânica
description Com desenvolvimento da classificação dos solos até o quarto nível categórico do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS, busca-se a elaboração e padronização de propostas para a classificação dos solos no quinto e sexto níveis categóricos (família e série). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade das frações húmicas para a classificação de horizontes diagnósticos no quinto ou sexto níveis categóricos (família e série) do SiBCS. Para o desenvolvimento da proposta, foram utilizados 169 horizontes diagnósticos distribuídos entre O hístico, H hístico, A chernozêmico, A húmico e B espódico. Esses horizontes foram analisados quanto à composição química e física. Também foram quantificados os teores de C orgânico nas frações: ácidos fúlvicos (C-FAF), ácidos húmicos (C-FAH) e humina (C-HUM), extrato alcalino (C-EA). Foram calculadas as relações C-FAH/C-FAF, C-EA/C-HUM (C-EA = C-FAF + C-FAH) e a %FAF, %FAH e %HUM. As propostas de classes estabelecidas para cada horizonte diagnóstico no quinto ou sexto níveis categóricos estão relacionadas ao C-FAH e CHUM e às relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C-HUM, identificadas a partir de correlações significativas com os atributos químicos e físicos. Quanto aos horizontes O e H hístico, apresentam-se classes com base na relação C-FAH/C-FAF. Nos horizontes A chernozêmico e A húmico há duas classes para cada um deles, tendo como base C-HUM e a relação C-FAH/C-FAF, para o primeiro, e C-FAH e C-HUM, para o segundo. Para os horizontes B espódico, apresentam-se três classes, a partir do C-FAH e das relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C-HUM.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14T11:11:11Z
2011-10-14T11:11:11Z
2011-10-14T11:11:11Z
2011-10-14T11:11:11Z
2011-10-14
2011
2012-08-23T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 35, n. 2, p. 313-324, mar./abr. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903129
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 35, n. 2, p. 313-324, mar./abr. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695202756788224