Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, D. P.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: MARCHAO, R. L., BARBOSA, R. S., SILVA JÚNIOR, J. P. da, SILVA, E. M. da, NÓBREGA, J. C. A., NIVA, C. C., SANTOS, G. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129436
Resumo: Os organismos da macrofauna edáfica são fundamentais para a manutenção da qualidade do solo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a macrofauna edáfica sob diferentes espécies de plantas de cobertura, incluindo monocultura ou cultivo consorciado associados a dois tipos de manejo do solo no sudoeste do Piauí. O estudo foi realizado em Latossolo Amarelo (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos) no município de Bom Jesus, Piauí, distribuídos em parcelas de 30 m2. O experimento e avaliação da macrofauna edáfica foram conduzidos em um ensaio fatorial em faixas 9 × 2, com combinações entre culturas /consórcios de cobertura e manejo do solo (com ou sem preparo), com quatro repetições. Os monólitos de solo (0,25 × 0,25 m) foram retirados aleatoriamente de cada parcela, para contagem da macrofauna, nas camadas de 0‒0,1, 0,1‒0,2, e 0,2?0,3 m de profundidade, inclusive liteira de superfície. Após a identificação e contagem dos organismos, foi determinada a densidade relativa de cada táxon em cada profundidade. A abundância total da macrofauna edáfica quantificada no experimento foi de 2.408 ind.m-2, distribuídos em 6 classes, 16 ordens e 31 famílias. Os resultados da análise multivariada revelaram que espécies de gramíneas em sistemas de cultivo solteiro e plantio direto favoreceram maior densidade da macrofauna, em especial do grupo taxonômico Isoptera. A ausência de preparo também proporcionou maior riqueza de famílias, destacando-se o grupo taxonômico Coleoptera adulto em plantio direto e Hemiptera em plantio convencional.
id EMBR_439197d350016dc5162232d8d62bdedf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1129436
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.BioindicadorQualidade do soloPlantio DiretoSoloLatossolo AmareloAnimal InvertebradoOs organismos da macrofauna edáfica são fundamentais para a manutenção da qualidade do solo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a macrofauna edáfica sob diferentes espécies de plantas de cobertura, incluindo monocultura ou cultivo consorciado associados a dois tipos de manejo do solo no sudoeste do Piauí. O estudo foi realizado em Latossolo Amarelo (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos) no município de Bom Jesus, Piauí, distribuídos em parcelas de 30 m2. O experimento e avaliação da macrofauna edáfica foram conduzidos em um ensaio fatorial em faixas 9 × 2, com combinações entre culturas /consórcios de cobertura e manejo do solo (com ou sem preparo), com quatro repetições. Os monólitos de solo (0,25 × 0,25 m) foram retirados aleatoriamente de cada parcela, para contagem da macrofauna, nas camadas de 0‒0,1, 0,1‒0,2, e 0,2?0,3 m de profundidade, inclusive liteira de superfície. Após a identificação e contagem dos organismos, foi determinada a densidade relativa de cada táxon em cada profundidade. A abundância total da macrofauna edáfica quantificada no experimento foi de 2.408 ind.m-2, distribuídos em 6 classes, 16 ordens e 31 famílias. Os resultados da análise multivariada revelaram que espécies de gramíneas em sistemas de cultivo solteiro e plantio direto favoreceram maior densidade da macrofauna, em especial do grupo taxonômico Isoptera. A ausência de preparo também proporcionou maior riqueza de famílias, destacando-se o grupo taxonômico Coleoptera adulto em plantio direto e Hemiptera em plantio convencional.ROBELIO LEANDRO MARCHAO, CPAC; CINTIA CARLA NIVA, CPAC.SANTOS, D. P.MARCHAO, R. L.BARBOSA, R. S.SILVA JÚNIOR, J. P. daSILVA, E. M. daNÓBREGA, J. C. A.NIVA, C. C.SANTOS, G. G.2021-01-20T09:04:07Z2021-01-20T09:04:07Z2021-01-192020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9 p.Arquivos do Instituto Biológico, v. 87, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129436enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-01-20T09:04:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1129436Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-01-20T09:04:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
title Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
spellingShingle Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
SANTOS, D. P.
Bioindicador
Qualidade do solo
Plantio Direto
Solo
Latossolo Amarelo
Animal Invertebrado
title_short Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
title_full Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
title_fullStr Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
title_full_unstemmed Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
title_sort Soil macrofauna associated with cover crops in an Oxisol from the southwest of Piauí state, Brazil.
author SANTOS, D. P.
author_facet SANTOS, D. P.
MARCHAO, R. L.
BARBOSA, R. S.
SILVA JÚNIOR, J. P. da
SILVA, E. M. da
NÓBREGA, J. C. A.
NIVA, C. C.
SANTOS, G. G.
author_role author
author2 MARCHAO, R. L.
BARBOSA, R. S.
SILVA JÚNIOR, J. P. da
SILVA, E. M. da
NÓBREGA, J. C. A.
NIVA, C. C.
SANTOS, G. G.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROBELIO LEANDRO MARCHAO, CPAC; CINTIA CARLA NIVA, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, D. P.
MARCHAO, R. L.
BARBOSA, R. S.
SILVA JÚNIOR, J. P. da
SILVA, E. M. da
NÓBREGA, J. C. A.
NIVA, C. C.
SANTOS, G. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Bioindicador
Qualidade do solo
Plantio Direto
Solo
Latossolo Amarelo
Animal Invertebrado
topic Bioindicador
Qualidade do solo
Plantio Direto
Solo
Latossolo Amarelo
Animal Invertebrado
description Os organismos da macrofauna edáfica são fundamentais para a manutenção da qualidade do solo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a macrofauna edáfica sob diferentes espécies de plantas de cobertura, incluindo monocultura ou cultivo consorciado associados a dois tipos de manejo do solo no sudoeste do Piauí. O estudo foi realizado em Latossolo Amarelo (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos) no município de Bom Jesus, Piauí, distribuídos em parcelas de 30 m2. O experimento e avaliação da macrofauna edáfica foram conduzidos em um ensaio fatorial em faixas 9 × 2, com combinações entre culturas /consórcios de cobertura e manejo do solo (com ou sem preparo), com quatro repetições. Os monólitos de solo (0,25 × 0,25 m) foram retirados aleatoriamente de cada parcela, para contagem da macrofauna, nas camadas de 0‒0,1, 0,1‒0,2, e 0,2?0,3 m de profundidade, inclusive liteira de superfície. Após a identificação e contagem dos organismos, foi determinada a densidade relativa de cada táxon em cada profundidade. A abundância total da macrofauna edáfica quantificada no experimento foi de 2.408 ind.m-2, distribuídos em 6 classes, 16 ordens e 31 famílias. Os resultados da análise multivariada revelaram que espécies de gramíneas em sistemas de cultivo solteiro e plantio direto favoreceram maior densidade da macrofauna, em especial do grupo taxonômico Isoptera. A ausência de preparo também proporcionou maior riqueza de famílias, destacando-se o grupo taxonômico Coleoptera adulto em plantio direto e Hemiptera em plantio convencional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-20T09:04:07Z
2021-01-20T09:04:07Z
2021-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico, v. 87, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129436
identifier_str_mv Arquivos do Instituto Biológico, v. 87, 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129436
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695605381660672