Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, E. dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: VARGAS, G. R. de, MELLO FILHO, N. R. de, BROWN, G. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058416
Resumo: As minhocas fazem parte da macrofauna invertebrada edáfica e atuam na estruturação física e química do solo, além de serem importantes bioindicadores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar qualitativamente três diferentes métodos de coleta de Oligochaeta em uma área nativa de Floresta Ombrófila Mista secundária e uma área de silvicultura de Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze. A coleta foi realizada no final do verão em duas diferentes profundidades 0 a 10 cm e 10 a 20 cm nas duas áreas utilizando três diferentes métodos de coleta. No total foram coletadas 23 minhocas, sendo 11 indivíduos com formol a 0,5%, sete indivíduos com o método qualitativo e cinco indivíduos com o método TSBF, todos na profundidade 0?10 cm, pois, nenhum indivíduo foi coletado na profundidade 10-20 cm. O método de coleta com formaldeído a 0,5% possibilitou a coleta de maior número de indivíduos. Foram identificadas três famílias de Oligochaeta e o maior número de indivíduos foi da família Megascolicidae. Considerando indivíduos das três famílias e independente do método de coleta, o maior número de indivíduos é observado em solo sob mata nativa. Palavras-chave: Fauna edáfica, macrofauna do solo, métodos de amostragem, Oligochaeta.
id EMBR_43db02804c6c0ea83ab689292e8d49aa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1058416
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.Macrofauna do soloEdaphic faunaSampling methodsSoil macro-faunaMinhocaFauna edáficaMétodoAmostragemOligochaetaAs minhocas fazem parte da macrofauna invertebrada edáfica e atuam na estruturação física e química do solo, além de serem importantes bioindicadores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar qualitativamente três diferentes métodos de coleta de Oligochaeta em uma área nativa de Floresta Ombrófila Mista secundária e uma área de silvicultura de Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze. A coleta foi realizada no final do verão em duas diferentes profundidades 0 a 10 cm e 10 a 20 cm nas duas áreas utilizando três diferentes métodos de coleta. No total foram coletadas 23 minhocas, sendo 11 indivíduos com formol a 0,5%, sete indivíduos com o método qualitativo e cinco indivíduos com o método TSBF, todos na profundidade 0?10 cm, pois, nenhum indivíduo foi coletado na profundidade 10-20 cm. O método de coleta com formaldeído a 0,5% possibilitou a coleta de maior número de indivíduos. Foram identificadas três famílias de Oligochaeta e o maior número de indivíduos foi da família Megascolicidae. Considerando indivíduos das três famílias e independente do método de coleta, o maior número de indivíduos é observado em solo sob mata nativa. Palavras-chave: Fauna edáfica, macrofauna do solo, métodos de amostragem, Oligochaeta.Everaldo dos santos, Instituto Federal do Paraná; Giovano Radel de Vargas, Doutorando da UFPR; Nilson Ramos de Mello Filho, Mestre em Ciências Biológicas; GEORGE GARDNER BROWN, CNPF.SANTOS, E. dosVARGAS, G. R. deMELLO FILHO, N. R. deBROWN, G. G.2016-12-13T18:35:15Z2016-12-13T18:35:15Z2016-12-1220162016-12-13T18:35:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientia Vitae, v. 3, n. 12, p. 34-40, abr./maio 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:54:59Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1058416Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:54:59falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:54:59Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
title Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
spellingShingle Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
SANTOS, E. dos
Macrofauna do solo
Edaphic fauna
Sampling methods
Soil macro-fauna
Minhoca
Fauna edáfica
Método
Amostragem
Oligochaeta
title_short Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
title_full Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
title_fullStr Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
title_full_unstemmed Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
title_sort Comparação entre diferentes métodos de coleta de minhocas em dois diferentes sistemas florestais.
author SANTOS, E. dos
author_facet SANTOS, E. dos
VARGAS, G. R. de
MELLO FILHO, N. R. de
BROWN, G. G.
author_role author
author2 VARGAS, G. R. de
MELLO FILHO, N. R. de
BROWN, G. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Everaldo dos santos, Instituto Federal do Paraná; Giovano Radel de Vargas, Doutorando da UFPR; Nilson Ramos de Mello Filho, Mestre em Ciências Biológicas; GEORGE GARDNER BROWN, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, E. dos
VARGAS, G. R. de
MELLO FILHO, N. R. de
BROWN, G. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Macrofauna do solo
Edaphic fauna
Sampling methods
Soil macro-fauna
Minhoca
Fauna edáfica
Método
Amostragem
Oligochaeta
topic Macrofauna do solo
Edaphic fauna
Sampling methods
Soil macro-fauna
Minhoca
Fauna edáfica
Método
Amostragem
Oligochaeta
description As minhocas fazem parte da macrofauna invertebrada edáfica e atuam na estruturação física e química do solo, além de serem importantes bioindicadores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar qualitativamente três diferentes métodos de coleta de Oligochaeta em uma área nativa de Floresta Ombrófila Mista secundária e uma área de silvicultura de Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze. A coleta foi realizada no final do verão em duas diferentes profundidades 0 a 10 cm e 10 a 20 cm nas duas áreas utilizando três diferentes métodos de coleta. No total foram coletadas 23 minhocas, sendo 11 indivíduos com formol a 0,5%, sete indivíduos com o método qualitativo e cinco indivíduos com o método TSBF, todos na profundidade 0?10 cm, pois, nenhum indivíduo foi coletado na profundidade 10-20 cm. O método de coleta com formaldeído a 0,5% possibilitou a coleta de maior número de indivíduos. Foram identificadas três famílias de Oligochaeta e o maior número de indivíduos foi da família Megascolicidae. Considerando indivíduos das três famílias e independente do método de coleta, o maior número de indivíduos é observado em solo sob mata nativa. Palavras-chave: Fauna edáfica, macrofauna do solo, métodos de amostragem, Oligochaeta.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T18:35:15Z
2016-12-13T18:35:15Z
2016-12-12
2016
2016-12-13T18:35:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Vitae, v. 3, n. 12, p. 34-40, abr./maio 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058416
identifier_str_mv Scientia Vitae, v. 3, n. 12, p. 34-40, abr./maio 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503429586944000