Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARARO, D. C.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, V. B. V. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086578
Resumo: O conhecimento científico gerado nas últimas décadas indica possibilidades do uso da água na agricultura ser feito com racionalidade e sem desperdício. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa tem desenvolvido, ou adaptado, soluções tecnológicas para diferentes biomas, que visam colaborar para reduzir os impactos do mau uso desse precioso recurso natural. Diante da crise hídrica que se observa em importantes regiões produtoras de alimento no Brasil, é fundamental que a sociedade tenha acesso a este conhecimento. Eventos como a Semana Nacional do Meio Ambiente (SEMEIA) permitem intensificar ações de educação ambiental voltadas, sobretudo, para a comunidade estudantil do Ensino Fundamental, uma vez que é crescente a percepção de que, para se alcançar as mudanças de atitudes esperadas pelas ações educativas visando à preservação da água para uso na agricultura e outros fins, faz-se necessário educar as crianças. Este trabalho tem como propósito avaliar uma prática educativa ambiental criada para aplicação em uma palestra sobre o uso de recursos hídricos na agricultura sustentável, para 35 alunos do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Velho Rondônia, como parte das comemorações da SEMEIA 2017. A avaliação foi feita por meio de análise qualitativa dos dados, coletados em observação participante, referente ao diálogo e participação dos estudantes. O objetivo principal foi, por meio de uma abordagem lúdica, promover interações construtivas a partir da realidade cotidiana, de modo a conscientizá-los da necessidade de conhecer os problemas relacionados à escassez de água e seus impactos na produção de alimentos, bem como estimulá-los a agir, para que os problemas sejam minimizados. Na avaliação observou-se que a prática proporcionou diversas abordagens da temática água, desde os aspectos técnicos do ciclo hidrológico até o protagonismo dos alunos nas decisões, quando no papel de produtor e de consumidor de alimentos.
id EMBR_4497708b617ef5630eb552b261feb2cb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086578
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.DiálogoParticipaçãoRecursos hídricosO conhecimento científico gerado nas últimas décadas indica possibilidades do uso da água na agricultura ser feito com racionalidade e sem desperdício. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa tem desenvolvido, ou adaptado, soluções tecnológicas para diferentes biomas, que visam colaborar para reduzir os impactos do mau uso desse precioso recurso natural. Diante da crise hídrica que se observa em importantes regiões produtoras de alimento no Brasil, é fundamental que a sociedade tenha acesso a este conhecimento. Eventos como a Semana Nacional do Meio Ambiente (SEMEIA) permitem intensificar ações de educação ambiental voltadas, sobretudo, para a comunidade estudantil do Ensino Fundamental, uma vez que é crescente a percepção de que, para se alcançar as mudanças de atitudes esperadas pelas ações educativas visando à preservação da água para uso na agricultura e outros fins, faz-se necessário educar as crianças. Este trabalho tem como propósito avaliar uma prática educativa ambiental criada para aplicação em uma palestra sobre o uso de recursos hídricos na agricultura sustentável, para 35 alunos do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Velho Rondônia, como parte das comemorações da SEMEIA 2017. A avaliação foi feita por meio de análise qualitativa dos dados, coletados em observação participante, referente ao diálogo e participação dos estudantes. O objetivo principal foi, por meio de uma abordagem lúdica, promover interações construtivas a partir da realidade cotidiana, de modo a conscientizá-los da necessidade de conhecer os problemas relacionados à escassez de água e seus impactos na produção de alimentos, bem como estimulá-los a agir, para que os problemas sejam minimizados. Na avaliação observou-se que a prática proporcionou diversas abordagens da temática água, desde os aspectos técnicos do ciclo hidrológico até o protagonismo dos alunos nas decisões, quando no papel de produtor e de consumidor de alimentos.DENIS CESAR CARRARO, CPAF-ROVANIA BEATRIZ VASCONCELOS DE OLIVEIRA, CPAF-RO.CARARO, D. C.OLIVEIRA, V. B. V. de2018-01-29T23:43:21Z2018-01-29T23:43:21Z2018-01-2920172018-01-29T23:43:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 1106-1112.In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. Ituiutaba: Barlavento, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-01-29T23:43:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086578Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-01-29T23:43:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
title Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
spellingShingle Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
CARARO, D. C.
Diálogo
Participação
Recursos hídricos
title_short Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
title_full Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
title_fullStr Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
title_full_unstemmed Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
title_sort Prática educativa ambiental no ensino fundamnetal aplicado ao uso da água na agricultura.
author CARARO, D. C.
author_facet CARARO, D. C.
OLIVEIRA, V. B. V. de
author_role author
author2 OLIVEIRA, V. B. V. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DENIS CESAR CARRARO, CPAF-RO
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS DE OLIVEIRA, CPAF-RO.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARARO, D. C.
OLIVEIRA, V. B. V. de
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo
Participação
Recursos hídricos
topic Diálogo
Participação
Recursos hídricos
description O conhecimento científico gerado nas últimas décadas indica possibilidades do uso da água na agricultura ser feito com racionalidade e sem desperdício. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa tem desenvolvido, ou adaptado, soluções tecnológicas para diferentes biomas, que visam colaborar para reduzir os impactos do mau uso desse precioso recurso natural. Diante da crise hídrica que se observa em importantes regiões produtoras de alimento no Brasil, é fundamental que a sociedade tenha acesso a este conhecimento. Eventos como a Semana Nacional do Meio Ambiente (SEMEIA) permitem intensificar ações de educação ambiental voltadas, sobretudo, para a comunidade estudantil do Ensino Fundamental, uma vez que é crescente a percepção de que, para se alcançar as mudanças de atitudes esperadas pelas ações educativas visando à preservação da água para uso na agricultura e outros fins, faz-se necessário educar as crianças. Este trabalho tem como propósito avaliar uma prática educativa ambiental criada para aplicação em uma palestra sobre o uso de recursos hídricos na agricultura sustentável, para 35 alunos do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Porto Velho Rondônia, como parte das comemorações da SEMEIA 2017. A avaliação foi feita por meio de análise qualitativa dos dados, coletados em observação participante, referente ao diálogo e participação dos estudantes. O objetivo principal foi, por meio de uma abordagem lúdica, promover interações construtivas a partir da realidade cotidiana, de modo a conscientizá-los da necessidade de conhecer os problemas relacionados à escassez de água e seus impactos na produção de alimentos, bem como estimulá-los a agir, para que os problemas sejam minimizados. Na avaliação observou-se que a prática proporcionou diversas abordagens da temática água, desde os aspectos técnicos do ciclo hidrológico até o protagonismo dos alunos nas decisões, quando no papel de produtor e de consumidor de alimentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-29T23:43:21Z
2018-01-29T23:43:21Z
2018-01-29
2018-01-29T23:43:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. Ituiutaba: Barlavento, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086578
identifier_str_mv In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. Ituiutaba: Barlavento, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 1106-1112.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721310842683392